A arte como ferramenta de salvação da humanidade (REDAÇÃO MODELO FUVEST)

  • 0

Arte e salvação são sinônimos?

Na ditadura de 1964, a censura artística foi recorrente para evitar que a sociedade fosse contrária aos militares. Dessa forma, compreende-se que a arte é um meio de expor opiniões e é capaz de ser a salvação da humanidade.

A semana de Arte Moderna de 1922, é o marco do modernismo brasileiro, nela os artistas expressaram sua liberdade artística e romperam com os ideais vanguardistas. Pode-se observar, desse modo, que a arte além de expor opiniões promove mudanças sociais.

Durante a Era Vargas, foi criada a DIP, departamento de imprensa e propaganda, a fim de censurar os opositores do governo e promover uma boa imagem de Getúlio Vargas. Logo, observa-se que é possível moldar pensamentos e opiniões através da arte.

Em suma, a arte pode sim ser a salvação da humanidade, desde que, seja usada da maneira correta e prudente. É válido lembrar que, para isso é necessário que não haja censura e que todos exponham suas ideias. Então todos podem se expressar e assim mudar conceitos já formados que hoje causam problemas para a sociedade.

Compartilhar

1 Correção

  1. Oi!

    Critério I (desenvolvimento do tema e estrutura textual): o seu texto apresenta uma estrutura simples com introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução, fica vaga a sua intenção sobre o texto. O que deixa livre os desenvolvimentos I e II.
    Por exemplo: quais foram as mudanças sociais que ocorreram na semana de arte moderna de 1922? No seu texto, dá a entender que fui apenas uma ruptura aos ideais vanguardistas, isso foi uma mudança social em qual sentido?
    No desenvolvimento II, você faz uso do DIP na era Vargas, vale ressaltar que propaganda não é uma forma de arte. Pois ela é desenvolvida para fins lucrativos, exigindo cálculo e planejamento. E que, neste caso, era usado por Vargas como um instrumento político. Então, o seu argumento II desconecta-se de todo o texto, impedindo o leitor identificar a sua criticidade sobre o tema. Por fim, a sua conclusão apresenta a ideia geral do texto, sendo que esse elemento deveria estar presente em sua introdução.

    Critério II (coesão e coerência textual): o seu texto apresenta coesão no que se refere a continuidade lexical das frases. Contudo, a coerência se perde ao longo dos desenvolvimentos I e II, pelo desvio de entendimento e a falta de continuidade. Dado que são momentos históricos distantes.

    Critério III (correção gramatical e adequação gramatical): o seu texto apresenta um bom registro gramatical. Já no que se refere a adequação gramatical, o seu texto apresenta algumas falha no critério de ideia sustentada por uma opinião a respeito do tema.

    No mais, espero que possa ter te ajudado, bons estudos!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.