Fake news: O termo inglês que ultrapassou barreiras geográficas e hoje está presente quase que diariamente na vida dos brasileiros, especialmente aqueles que possuem fácil acesso à internet. Significa, em tradução literal, notícias falsas, e foi criado para representar a divulgação de conteúdos duvidosos.
A propagação de notícias duvidosas não é uma prática de hoje, ao longo história sempre houveram manipulações em mensagens, com a intenção de afetar um grupo específico ou heroificar o emissor. Como no passado, em que mulheres que se impunham contra os ideais patriarcais e religiosos da época eram consideradas bruxas. Entretanto, seu crescimento decorre principalmente da facilidade de compartilhamento nas redes sociais, não havendo um filtro capaz de impossibilitar a publicação de uma notícia falsa.
Em tempos digitais, é inegável o poder de uma publicação, especialmente se ele foi criado unicamente com o intuito de prejudicar algo ou uma pessoa, podendo acarretar em consequências inabaláveis, dependendo do contexto e da mensagem. Fato que nota-se nas eleições dos EUA, em 2016, momento em que a divulgação de fake news eclodiu, quando a internet foi bombardeada por inúmeras notícias falsas que difamavam os opositores de Donald Trump, que saiu vitorioso.
Dessa forma, com a finalidade de diminuir a disseminação das fake news, as plataformas de redes sociais deveriam adotar filtros que funcionem como uma triagem, responsáveis por identificar e impedir a publicação de fatos inverídicos. Aliado à isso, o Ministério da Educação poderia realizar palestras em escolas alertando às crianças os perigos das notícias falsas, a fim de criar uma sociedade mais justa e consciente.
letícia_
Em primeiro plano, parabéns pela argumentação!
– mas o ENEM cobra um texto dissertativo-argumentativo, ou seja, não é o suficiente apenas mostrar o seu ponto de vista para o corretor, precisa apresentar uma sustentação a sua tese, com levantamentos, obras, citações, dados estatísticos, exemplos ou quaisquer outros elementos que possa provar a veracidade dos seus argumentos, beleza?
– além disso, na suas soluções há ausência de alguns elementos.
Dica: procure, se puder, ler redações nota mil, para você ter uma base de como é a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo, ok?
– e não esqueça, treine muuuuuito! O treino é muito importante para que você consiga fazer redações cada vez melhores!
[email protected]
Apesar de eu ser aluna vou deixar minhas considerações: Abordou muito bem o tema, um bom desenvolvimento e conclusão. Fez menção a alguns casos, interessantes exemplos, e ainda citou o governo e seus ministerio responsável. Ademais, só prestar mais atenção quanta ao uso de pontução nas frases (virgula, ponto seguida…). Parabéns
Giovannaleticia__
Sua redação está muito boa, mas não é preciso mostrar muito sru ponto de vista,fala sobre o que realmente está acontecendo, não preisa dar a sua opinião ok?Você é muito boa mas ainda precisa melhorar,tome cuidado com as vírgulas também,pois muitas vezes elas são colocadas onde não é necessário