Durante o século XIX, com a dominação europeia, os povos indígenas e africanos foram proibidos de seguir suas religiões, hábitos e costumes. Hodiernamente, esses grupos minoritários estão sofrendo com a apropriação cultural, um problema que necessita ser enfrentado organizadamente no Brasil. Logo, convém analisar esse quadro ligado ao interesse lucrativo das empresas e à disseminação da visão que o preconceito está amenizado.
A princípio, convém ressaltar que as indústrias para fins lucrativos se apropria das tradições culturais. Isso se exemplifica, por meio de uma instituição de cosméticos que realizou propagandas com a Kim Kardashian, influenciadora digital, a qual aparece com a pele mais escura e utilizando tranças. Desse modo, no último país a abolir com a escravidão se estabelece a ilusão de que os indivíduos marginalizados estão sendo incluídos de forma igualitária no meio social.
Outrossim, na série “Cara gente branca”, em uma festa de fantasia, diversos estudantes se vestem com ícones da cultura negra de forma estereotipada. Fora da ficção, essa conjuntura é notória, visto que diversos famosos adotaram, por exemplo, o uso de turbantes, proporcionando nos meios midiáticos o pensamento de que o preconceito está reduzindo. Com efeito, as manifestações sociais em prol de isonomia são consideradas como vitimização.
Infere-se, portanto, que medidas sejam tomadas para mitigar esse impasse. Destarte, as instituições de ensino devem criar projetos elucidativos, por meio de debates e palestras ministradas por representantes da população minoritária que discorram sobre a importância das suas culturas e lutas por igualdade, de modo a formar uma visão mais tolerante nas futuras gerações. Assim sendo, a sociedade brasileira será mais igualitária e justa.
Drybarboza18
Oie!
A alusão e tese usadas na introdução ficaram muito boas. Usar contexto histórico deixa a redação mais “fluída” no meu ponto de vista.
O uso de conectivos foi excelente!
Só tome cuidado com as repetições.
Nunca pare de expandir seu vocabulário, use dicionários.
Espero que eu tenha ajudado🤗
Bjs!!
Maria Melo
Sua introdução ficou muito boa, você fez uma alusão história e deixou 2 núcleos que serão desenvolvidos no desenvolvimento
no primeiro desenvolvimento achei incoerente falar ” no último país abolir” deveria ser ” Brasil, o último país a abolir a escravidão”
achei q vc precisou desenvolver mais seus argumentos mas adorei o jeito como usou repertório sociocultural tá ótimo e boa sorte sz
Bruna_vianajs
Oie, tudo bom?
Primeiramente, adorei seu texto!
Ta de parabéns
Só achei q houve muita repartição de palavras
Acho que vale a pena procurar e enriquecer o vocabulário nessa parte
em outros vestibulares eu sei que isso não é tão cobrado, mas no enem é
entao minha dica é evitar ao máximo repetir conjunções
eu tento não repetir nenhuma
acho q é isso
boa sorte ae