Iniciante

A ambição, legado da condição humana e impulsão para o desenvolvimento ou apenas miséria da humanidade [ tema ESA 2018]

  • 0

algumas considerações

  • o modelo é dissertativo argumentativo
  • a proposta de intervenção na redação da ESA não é obrigatória

No Brasil colonial, ocorreu onde é o atual estado de Minas Gerais, a guerra dos emboabas. Confronto entre bandeirantes Paulistas, que queriam o monopólio da exploração do ouro contra estrangeiros, que foram atraídos pela ideia de enriquecimento. Essa guerra revela algo intrínseco a condição humana, a ambição, que quando guiada por interesses individuais e egoístas, gera guerra e miséria, e ignora assim o que realmente é virtuoso, a busca pelo desenvolvimento da sociedade de forma integral, visando um mundo melhor. Dessarte torna-se premente analisar os principais impactos desse aspecto da humanidade.

Em primeira analise é licito postular, que a ambição esteve presente em praticamente toda a historia da humanidade. Napoleão Bonaparte, por exemplo, queria transformar todo o mundo em um grande império governado por ele, essa ambição construiu um grande reino, mas também foi sua ruína. A modernidade assim, como Napoleão é caracterizada por um sentimento individualista, assim, mesmo que a ambição traga em alguns casos o desenvolvimento, esse não é o seu objetivo final da maior parte dos indivíduos, está muito mais relacionado a ascensão pessoal. Assim de acordo o filosofo e sociólogo Karl Marx ‘’ tudo que é solido desmancha no ar”. Nesse sentido, a sociedade contemporânea é condenada, haja vista que, ambição de parte praticamente integral da sociedade relaciona-se ao a praticamente só o acumulo desmedido de bens materiais, e riquezas, assim pode-se destacar que a vida material é finita, é que, portanto, não vive-se de forma virtuosa. Dessa forma a máxima da bandeira nacional não se relaciona com a sociedade atual, visto que o “progresso” esta atrelado para muitos indivíduos, principalmente para causas pessoais.

Outrossim, ainda é valido ressaltar que no mundo no Brasil hediondo muitos indivíduos tem um padrão de vida melhor, que os reis da idade média, isso foi propiciado por todo o desenvolvimento em varias áreas que se alcançou, como na medicina por exemplo, a evolução das praticas medicas, bem como o advento de vacinas e vários tipos de medicamentos e tratamentos dos mais diversos tipos de enfermidades, só foi possível devido a existência de pessoas, que alem de visar o avanço pessoal também visavam o coletivo, que evidencia o tipo mais virtuoso de ambição, aquele que visa o desenvolvimento comunitário.

infere-se, portanto, o ambição, o legado da humanidade, está atrelados a causas erradas, se algum dia escopos individualistas se reduzirem, o verdadeiro desenvolvimento será alcançado, e consequentemente o progresso, que fará jus assim a máxima da bandeira nacional.

Obrigado, a quem corrigir!!!

Compartilhar

2 Correções

  1. Sua redação está muito boa!
    Eu acrescentaria algumas vírgulas em alguns lugares, mas nada demais.
    Suas palavras estão bem posicionadas, seu texto é fluido e lido com facilidade, tem coesão e coerência, você mostra bem o lado que apoia e, discretamente crítica o lado oposto. É um texto para qualquer tipo de leitor! A questão das vírgulas é a única coisa a se reclamar!
    Parabéns.

    • 1
  2. Vamos lá ……
    – ´´… e egoístas, gera guerra e miséria,…“ o correto acho que seria GERAM GUERRAS, pois estava falando no plural, ou seja tem que ter coerência, é não foi apenas essa guerra que se ocasionou por tais problemas.
    Acho que foi só isso que eu notei que PODE ESTAR OU NÃO errado. Pois sou meio iniciante é ainda não to muito atenta aos mínimos detalhes.
    Mas parabéns, sua redação está muito boa mesmo. Arrasssou

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.