A alimentação na rede pública de ensino encontra, no Brasil, uma série de empecilhos. Visto que, quase metade dos alunos do 9º ano comiam guloseimas e praticavam pouca atividade física. Nesse contexto, evidência-se a necessidade de auxiliar os pais na formação familiar de seus filhos e a falta de incentivos econômicos por parte do governo.
A princípio, é notória a falta de uma base familiar que instrua a criança a ter uma alimentação saudável. De acordo com Talcott Parsons, a família é uma máquina que produz personalidades humanas. Sob esse ponto de vista, pode-se inferir que a família tem papel fundamental em incentivar a criança no que diz respeito a alimentação saudável, o que não tem acontecido.
Além disso, outra dificuldade enfrentada é a falta de investimento na alimentação escolar. O Programa Nacional de Alimentação Escolar(PNAE) foi criado na década de 50 com o intuito de oferecer uma alimentação apropriada para as crianças, porém, ele não vem recebendo a devida atenção no século XXI.
Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Para que isso occorra, o MEC juntamente com o Ministério da Saúde devem desenvolver programas que promovam à prática de atividades físicas e palestras webconferênciadas sobre alimentação saudável.
VaniciFerreira
Oi, Breno
No seu primeiro parágrafo, achei que os períodos não estão bem articulados. Por exemplo, os dois primeiros períodos na verdade seriam apenas um. Além disso, senti falta de embasamento nas informações (de qual fonte foi tirada a informação de que quase metade das crianças do 9º ano comiam guloseimas?).
O primeiro parágrafo de desenvolvimento está melhor elaborado e segue a expectativa criada na introdução no que concerne a abordar o tema “papel da família nesse contexto”.
O segundo parágrafo de desenvolvimento também segue a expectativa criada na introdução. Entretanto, tem um carácter mais expositivo que argumentativo. Você introduz a ideia mas não a desenvolve.
A conclusão apresenta um erro de concordância verbal em “o MEC juntamente com o Ministério da Saúde devem[…]”. Além disso, faltou abordar como deve ser feito o desenvolvimento desse programa, qual o efeito disso e detalhar melhor tudo isso. Lembre-se dos 5 elementos primordiais para a proposta de intervenção (O QUE, POR QUE, COMO, PARA QUE, DETALHAMENTO).
Nota por competência:
C1:120
C2:120
C3:120
C4:80
C5:80
Nota total: 520
Mas NÃO DESANIME!!! Você tem muito potencial, pois percebe-se seu amplo conhecimento. Só é preciso agora concatenar tudo isso no seu texto! Estude como melhorar a proposta de intervenção que isso te ajudará bastate!
AnselmoA
C1->160.Breno, na parte em que diz “[…]uma série de empecilhos. Visto que, quase metade dos alunos do 9º ano[…]” você não deveria ter quebrado o período, pois o “visto que” introduz uma oração subordinada. Achei “formação familiar” um pouco redundante. Cuidado com a repetição de termos,como “família’, “alimentação”, “que’, “ter” e “criança”. Faltou a crase em ” respeito a alimentação”.Não consegui identificar o referente de “que” em “o que não tem acontecido.” Acredito que “não vem recebendo a devida atenção” seja muito informal. Erro de concordância verbal em “devem”. Crase inadequada em “à prática de atividades físicas”
C2->120.Você tem um texto dissertativo-argumentativo com três partes não embrionárias(introdução,desenvolvimento e conclusão). Seu melhor repertório sociocultural do Parsons é legitimado, mas faltou a pertinência e a produtividade. Você precisa relacionar a outra área do conhecimento com o tema proposto. você deveria explicar o seu ponto de vista a partir do repertório utilizado. faltou parte da argumentação e da sua opinião. não é trabalho do leitor inferir a ligação estabelecida entre o repertório e a ideia em que você chegou. você precisa explicitar esse caminho
C3->80.Quando você afirma que “quase metade dos alunos do 9º ano comiam guloseimas e praticavam pouca atividade física” esse dado sem fonte não é explicado. ele não faz sentido e função dentro do texto. Você me disse que o seu primeiro desenvolvimento seria sobre “a necessidade de auxiliar os pais na formação familiar de seus filhos”, mas isso não aconteceu. você não falou sobre auxiliar os pais na formação familiar.Inclusive, esse é um problema relacionado com a sua argumentação. você precisa seguir um caminho coerente e lógico na argumentação. É preciso concatenar as ideias do texto.Você também diz que “o que não tem acontecido”, entretanto não explica o porquê.No seu 2° desenvolvimento, você informa que há uma “falta de investimentos”, porém o resto do parágrafo não está de acordo com seu tópico frasal.”O Programa Nacional de Alimentação Escolar(PNAE) foi criado na década de 50 com o intuito de oferecer uma alimentação apropriada para as crianças, porém, ele não vem recebendo a devida atenção no século XXI.” Porque ele não vem recebendo a devida atenção? Porque no século XXI? Além disso, sua proposta de intervenção não está relacionada com os seus desenvolvimentos. você precisa de uma proposta que atenda aos desenvolvimentos.
C4->160. Você apresenta uma quantidade mínima de conectivos adequados, porém há um problema com a repetição de termos.
C5->40. Aconselho que pesquise sobre a proposta de intervenção do enem. Você precisa ter 5 elementos e estar dentro do tema. Considerei a sua proposta tangente ao tema.
Agente->”o MEC juntamente com o Ministério da Saúde”
Ação->”devem desenvolver programas que promovam à prática de atividades físicas e palestras webconferênciadas sobre alimentação saudável.”
Meio->
Efeito->
Detalhamento->
Nota:560. Breno, algumas alterações e um projeto de texto estratégico podem te ajudar muito! Continue escrevendo. Pesquise sobre a proposta de intervenção do ENEM. Abraços,companheiro.