A alimentação na rede pública de ensino

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“A educação não muda o mundo. A educação transforma pessoas. Pessoas mudam o mundo”. A frase dita pelo pensador brasileiro Paulo Freire reflete a importância da educação para o desenvolvimento social. Atualmente, mais que atrelada somente à atividade pedagógica, o ensino público essencializa-se, também, quanto à questão da alimentação de seus alunos, sendo um dos principais fatores desse processo citado por Freire. Cabe, portanto, a análise e discussão desse tema a fim de resolver suas problemáticas e expandir sua atuação.
Em primeiro lugar, torna-se preciso elencar a questão sobre desvios de verbas destinadas à merenda feitos por políticos brasileiros. A corrupção do país, segundo Raimundo Faoro, advém de uma fusão entre o ambiente público e o privado; ou seja, o Estado insere-se na esfera privada e retira privilégios desta, impedindo, desse modo, o desenvolvimento da nação. Observa-se, assim, a mesma lógica quanto aos desvios de verbas elencados: retira-se do direito privado do cidadão a fim de favorecer o Estado atual.
Além disso, é preciso compreender essa atividade do ensino público como função corroborativa ao aumento da alimentação saudável no país. O crescimento de índices que registram tanto a obesidade infantil – possibilitada pelo consumismo imanente ao século XXI, como bem explicitado pelos sociólogos frankfurtianos Adorno e Horkheimer – quanto a subnutrição – influenciada pela desigualdade entre as diferentes classes do país, a qual advém, como explicado pelo professor brasileiro Jessé Souza, desde o período colonial – demonstram a necessidade de se desenvolver políticas que abarquem esses dois pontos.
Fica claro, portanto, a importância da alimentação na rede pública de ensino tanto por questões políticas como por econômicas e sociais. Assim, cabe ao Estado, especialmente ao Ministério da Educação e ao da Saúde, incentivar campanhas e projetos que contribuam para esse funcionamento do ensino, atendendo, por meio de acompanhamentos médicos, a demanda alimentícia de cada aluno. Nesse sentido, espera-se a concretização da frase outrora dita por Paulo Freire.

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4 Correções

  1. 👉 Agradecido pro corrigir uma de minhas redações. Desculpe pela demora.
    ✔️ INTRODUÇÃO
    👉Gostei da introdução. Muito criativa. Bem construída.
    ✔️ DESENVOLVIMENTO
    👉 No D1, senti falta de análise crítica/autoria. Todavia, estruturalmente falando, está muito bom.
    👉 No D2 vejo o mesmo problema. Boa estrutura, mas falta autoria. Além disso, faz-se brevemente o uso do repertório, restringindo-se à citar nomes e não explicando o que pensadores realmente pensam. Lembre-se, USAR PPRODUTIVAMENTE REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL.
    ✔️ CONCLUSÃO
    👉 Atende a todos os critério exigidos pela C5.
    ✔️ OBSERVAÇÃO
    👉Durante a introdução você diz ”o ensino público essencializa-se, também, quanto à questão da alimentação de seus alunos, sendo um dos principais fatores desse processo citado por Freire”. Entretanto, não há retomada em outras partes do seu texto quando à essa questão, explicando pq a alimentação é importante junto do processo pedagógico.

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  2. Olá, tudo bem? Primeiramente, lhe parabenizo pelo ótimo texto e desenvolvimento de ideias.
    Bom, sua introdução está bem desenvolvida e fornece aos leitores uma leitura não cansativa, mas sim prazerosa, pela diversidade de conectivos usados.
    Sua tese ficou muito evidente, beneficiando a compreensão do leitor.
    Como falei acima, suas ideias estão maravilhosas, suas citações em cada um dos desenvolvimentos estão muito coerentes com suas opiniões, oque fornece uma ideia de intelectualidade dos argumentos usados por você.
    Por fim, sua proposta de intervenção também está boa, porém, senti que faltou um pouco mais de detalhamento, mas nada tão prejudicial a sua nota.
    Mais uma vez lhe parabenizo e espero que continue praticando. Sucesso. Nota: 960

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  3. Gostei do seu texto, muito bem escrito. Mas, acho que a conclusão poderia envolver mais soluções, e ser um pouquinho mais trabalhada. Envolvendo maior envolvimento não só do estado, como por exemplo a criação de campanhas sobre a importância de uma alimentação saudável….
    Ótimo texto, um abraço…
    Fica claro, portanto, a importância da alimentação na rede pública de ensino tanto por questões políticas como por econômicas e sociais. Assim, cabe ao Estado, especialmente ao Ministério da Educação e ao da Saúde, incentivar campanhas e projetos que contribuam para esse funcionamento do ensino, atendendo, por meio de acompanhamentos médicos, a demanda alimentícia de cada aluno. Nesse sentido, espera-se a concretização da frase outrora dita por Paulo Freire.

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  4. Bom, eu gostei muito da sua citação do início, como também gostei muito do seu primeiro parágrafo, aonde suas propostas foram bem elaboradas, como: “a fim de resolver suas problemáticas e expandir sua atuação”. Sobre o segundo parágrafo notei outra ótima citação e um belo uso dos conectivos. E sobre o último parágrafo, adorei sua proposta de intervenção, o modo como você usou a sua citação inicial como “ponte” para a proposta de resolver o problema foi algo que chamou bastante a minha atenção. Entretanto, na minha opinião acho que faltou um pouco mais do uso de conectivos e de palavras formais, mas, praticando melhorará isso e conseguirá atingir os seus objetivos. Obs: não sou ninguém, sou só alguém que quer ajudá-lo.

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