A alienação provinda do senso comum

  • 0

Atualmente, a população parece estar cansada de escutar sobre política, alegando que todo político é bandido e que as instituições não atuam como deveriam. No entanto, será que refletem sobre como seria a organização socioeconômica caso participassem ativa e dedicadamente nas decisões políticas?

A ignorância no senso comum popular, causada pela alienação, é fator que desencadeia um sistema precário de liderança política. Se os cidadãos pesquisassem propriamente os indivíduos em que votam, teriam uma noção mais ampla do que aquela adquirida apenas através da propaganda. Assim, votariam por informação, e não por impressão.

O conceito de política está sendo desvalorizado erroneamente pelas ações da própria sociedade, onde valores básicos são ignorados e refutados: desde os primórdios, é observada a formação de grupos com regras para melhor sobrevivência, em conjunto com mudanças e desacordos desencadeados por diferenças de opinião. A população, deixando de atuar nas decisões políticas, não impõe sua opinião acerca de assuntos que acreditam precisar de mudanças, o que causa a estagnação socioeconômica, pois o poder apenas assume que pode fazer o que quiser, pois não haverá consequências provindas da sociedade.

Em virtude do que foi dito, é irrevogável que a participação política é indispensável para um Estado próspero e para a satisfação popular, pois as instituições sucedem juntamente à população, haja vista que a economia e o interesse da sociedade nas decisões políticas está diretamente relacionado ao seu bem estar e estabilidade.

Compartilhar

4 Correções

  1. Excelente redação!! Boa introdução, poucos erros gramaticais. Desenvolvimento muito bem argumentado, com idéias bem articuladas. Apresentou bom uso de conectivos. Conclusão completa de acordo com os critérios do Enem, porém poderia detalhar um pouco mais.
    Competência 1: 180
    Competência 2: 200
    Competência 3: 200
    Competência 4: 180
    Competência 5: 180
    Total: 940

    • 1
  2. Olá Bianca, a redação está bem estruturada no requisito de introdução, desenvolvimento e conclusão porém quando se realiza uma pergunta no texto ela deve ser devidamente respondida durante a redação e isso faltou, na conclusão para garantir uma boa pontuação é bom inserir no MINIMO 2 agentes de intervenção para solucionar o problema ( individuo, sociedade, mídia, ongs, governo – governo é a menos indicada pois pode se tornar uma crítica e deriva muito do senso comum), é bom deixar explicito os agentes e como devem agir, também tem o erro ortográfico já citado na correção da cathibf04, para deixar o texto mais bonito também recomendo utilizar “em virtude dos fatos mencionados” invés de “em virtude do que foi dito”. Parabéns pela redação e continue praticando pois você tem potencial!

    • 1
  3. Adorei a redação, muito bem estruturada! A única correção que gostaria de fazer é na conclusão, linha final: bem-estar tem o hífen, não esqueça, assim como bem-humorado, bem-falante, . De resto, achei ótima! Parabéns!
    Infelizmente a alienação é característica marcante dos brasileiros, principalmente na política…

    • 1
  4. Olá!
    Segue abaixo os pontos que avaliei a respeito de sua redação:
    Tema (ponto de vista suficientemente abrangente de acordo com a proposta apresentada): Muito bom desenvolvimento do tema.
    Coerência nos parágrafos (condução racional às conclusões sintetizadas num ponto de vista ou opinião): Muito boa coerência entre as ideias.
    Argumentação (utilização de variados recursos que conquistem a adesão do leitor às ideias defendidas): Boa argumentação na abordagem do tema.
    Coesão na linguagem (relacionamento sintático e semântico entre palavras, orações e períodos, com clareza, correção, propriedade, concisão e fluência): Muito bom emprego de elementos coesivos.
    Seleção lexical (amplitude, elegância e harmonia do conjunto de vocábulos utilizados no texto na variedade culta da língua): Boa seleção lexical.
    Está muito boa a sua redação! Bem estruturada, poucos erros gramaticais, continue assim!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.