Estudante

A alfabetização infantil em questão no Brasil

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  A Construicao Federal de 1988 – documento jurídico  mais notório do país – assegura em seu artigo 6°, o direito à educação como inerente à todo cidadão brasileiro. Contudo, é percebida uma lacuna na garantia desse direito na alfabetização infantil, o que, além de grave, torna-se um problema inconstitucional.  Diante dessa perspectiva, cabe analisar os fatores que favorecem esse quadro: O descaso estatal e a evasão escolar.
Em primeiro estudo, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o analfabetismo na infância. Por esse viés, as escolas municipais  de educação básica têm vagas limitadas e não atendem a demanda populacional, o que revela um caráter excludente. Além disso, não existem campanhas efetivas ou eventos sociais públicos  que incentivem o estudo. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo John Locke, configura -se como uma banalização  do “contrato social”, visto que o Estado não cumpre com sua função de garantir  que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como o de ter acesso pleno ao aprendizado básico.
Ademais, convém apontar o abandono às escolas como impulsionador da falta de educação infantil. Segundo IBGE, 20% de estudantes nordestinos abandonam os estudos, todos os anos. Nesse sentido, a distância entre  as escolas e  as residências é  grande, o que impossibilita locomoção  eficiente. Outro fator decisivo para a ausência da participação letiva é a entrada prematura ao mercado de trabalho, aos 5 anos de idade, muitos meninos e meninas são introduzidos a essa realidade como forma de complementar a renda da família. Dessa forma, a realidade  criada é de subversão das prioridades da infância, o que resulta em um futuro sem perspectiva. Logo, é infundado que esse cenário continue a perdurar.
Mediadas são, portanto, necessárias a fim de solucionar a questão do analfabetismo juvenil, no Brasil. Para isso, é preciso que o Governo Federal, por intermédio de impostos arrecadados da União, construa centros estudantis para garantir que os pequenos tenham onde estudar. Cabe também, ao poder público e ao Ministério da Cidadania, certificar que todas as famílias carentes  recebem benefícios públicos, tal como o Bolsa Família, para  que as crianças não precisem trabalhar para ajudar na renda doméstica. Feito isso, a construção de uma sociedade permeada pela efetividade dos elementos elencados da Magna Carta, será possível.

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7 Correções

  1. C1 – 120 (você tem alguns erros, como crase, vírgula e grafia, um pouco mais de atenção nesses quesitos, ok?)
    C2 – 200 (Você tem um bom repertório sociocultural, mas cuidado! Um repertório por parágrafo já é o suficiente, se você exagerar pode tornar seu texto expositivo e acabar prejudicando sua autoria e argumentação).
    C3 – 160 ( deixa um pouco a desejar na organização, por exemplo: no passo a passo do desenvolvimento você traz informações que não foram prometidas na lá introdução, isto é, na sua tese, cuidado com isso! Defenda apenas o seu argumento da tese no desenvolvimento em questão, D1 defenda o argumento 1 e D2 defenda o argumento 2! Não precisa trazer novas informações que não foram mencionadas antes, ok?
    C4 – 200 (gostei do seu repertório coesivo, parabéns, não encontrei inadequações)
    C5 – 160 ( vc colocou 3 propostas, mas a mais completa tinha apenas 4 elementos , que foram: agente, ação, modo meio e finalidade, faltou o detalhamento, tá? O detalhamento pode ser de qualquer um dos outros elementos, ok? )
    Nota: 840

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  2. Olá,sou iniciante mas espero ajudar

    A sua redação é muito bem escrita,mostra o seu domínio na norma culta da língua portuguesa,você defendeu muito bem as suas teses,apresentou excelentes argumentos,mostrou bons repertórios e por fim,a sua proposta de intervenção é ótima,solucionou bem a problemática,de maneira clara eficaz

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  3. Oii (:

    A sua redação ficou muito boa, apresentou argumentos bons e a citação na introdução ficou boa para iniciar o texto. A sua escrita é boa, você soube usar os conectivos e explicou e detalhou bem o tema. A conclusão ficou muito boa, só arrumaria a questão da ordem na frase ” cabe também, ao poder publico…” usaria um conectivo ali para ligar a frase. Mas o seu texto apresenta um bom entendimento. Parabéns!
    Eu sou só uma vestibulanda, então não sei se esta tudo certo mas espero ter te ajudado!!
    NOTA: 900

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  4. Caramba!!! seu texto á excelente. Vc fez um bom uso de sua bagagem sociocultural, desenvolveu bem nos dois parágrafos e fez a ligação entre todos eles. Você usa bem as palavras, gostei muito disso, o uso dos conectivos e na introdução você fez questão de mostra as “corretor” que tal assunto seria desenvolvido logo abaixo. Meus Parabéns !!!! Incrível.

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  5. Acredito que sua redação compreende bem no que se fala sobre as normas da lingua, você articulou bem seus argumentos e acrecentou alguns conectivos, o que realmente muito importante, a pratica leva a perfeição, então continue usando o mesmo esqueleto de redação que esse…
    sua tese ficou muito bem elaborada e destacada de modo que o corretor possa observar que você vai falar nos proximos 2 paragrafos sobre aqueles 2 topicos que ficaram em destaque no final da introdução, acredito que se fosse tivesse criado uma frase final que tivesse um efeito mais forte no leitor seria de suma importância para que acrescentasse uma opinião formado sobre o assunto da redação, espero ter ajudado.

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  6. Olá, tudo bem?
    O seu texto está muito bem escrito. Apenas nessa parte “Segundo IBGE, 20% de estudantes nordestinos abandonam os estudos, todos os anos.” que acho que você poderia contextualizar melhor a informação. Ela ficou meio solta no texto e acho que poderia abordar mais o porquê que isso acontece.

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  7. Carambaa, sua redação ficou ótima! Desenvolveu bem o tema, mostrou domínio sobre o assunto, acrescentou informações em defesa de um ponto de vista, argumentação perfeita. O único erro que pude ver, foi a colocação incorreta do “que” no trecho “Cabe também, ao poder público e ao Ministério da Cidadania, certificar que todas as famílias carentes recebem benefícios públicos”, creio que seria melhor se substituísse pelo “se”, ou substituir “recebem” por “recebam”. Para mim 980 seria sua pontuação.

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