A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito à educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa á alfabetização como questão prioritária no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social. Diante dessas perspectiva, a falta de infraestrutura das escolas e a desigualdade de ensino são fatores que favorecem esse quadro.
Em primeira análise, deve-se ressaltar a falta de infraestrutura das escolas como problema na vida escolar. Nesse sentido, no filme “Escritores da Liberdade” retrata um enquadramento na evasão escolar, devido aos colégios não oferecerem todos os recursos necessários e apropriados, pertinente a um sistema de ensino provido á qualidade. De maneira análoga, isso também acontece comumente no Brasil, por razão de o Governo não oferecer à atenção necessária aos institutos.
Outrossim, destaca-se também, a desigualdade de ensino, outro fator bem comum que traz malefícios ao aprendizado acadêmico. Dessa maneira, na novela da Globo, “Malhação: Viva a Diferença”, apresenta as dificuldades de adaptação de Ellen em relação aos estudos e ao ambiente, após sua mudança de colégio público para o particular. Diante disso, percebe-se que tal questão traz tanto prejuízos de aprendizagens como de acomodação ao discente, causado pelas diferenças escolares no país.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, o governo em parceria com o Ministério da Educação devem financiar projetos e diretrizes por meio de verbas governamentais e investimentos na dinâmica de ensino, com o uso de debates e atividades coletivas, à fim de melhorar o local escolar e à aprendizagem. Assim, a problemática seria de fato, amenizada, contribuindo para o bem-estar e educação de todos.
leandro209
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê(1) em seu artigo 6°, o direito à educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa á(2) alfabetização como questão prioritária no Brasil, dificultando, deste modo(3), a universalização desse direito social. Diante dessas(4) perspectiva, a falta de infraestrutura das escolas e a desigualdade de ensino são fatores que favorecem esse quadro.
1 – vai vírgula
2 – a
3 – Trocaria por “assim”, para evitar a repetição posterior.
4 – dessa
Conclusão está ótima.
Apresenta bons repertório e argumentos.
Em primeira análise, deve-se ressaltar a falta de infraestrutura das escolas como problema na vida escolar(5). Nesse sentido, no(6) filme “Escritores da Liberdade” retrata um enquadramento na evasão escolar,(7) devido aos colégios não oferecerem todos os recursos necessários e apropriados,(8) pertinente(9) a um sistema de ensino provido á(10) qualidade. De maneira análoga, isso também acontece comumente no Brasil(11),(12) por razão de o(13) Governo não oferecer à(14) atenção necessária aos institutos.
5 – Trocar por um sinônimo, como “estudantil”, a fim de evitar repetição anterior e posterior.
6 – o
7/8/12 – não vai vírgula
9 – pertinentes
10 – a
11 – Como sabe que acontece no Brasil? Poderia apresentar algum dado?
13 – Trocaria por “em razão do”.
14 – a
Repertório muito bom, porém, não aprofundou a argumentação.
Outrossim, destaca-se(15) também, a desigualdade de ensino,(16) outro(17) fator bem comum(18) que traz malefícios ao aprendizado acadêmico. Dessa maneira, na(19) novela da Globo,(20) “Malhação: Viva a Diferença”,(21) apresenta as dificuldades de adaptação de Ellen em relação aos estudos e ao ambiente(22), após sua mudança de colégio público para o(23) particular. Diante disso, percebe-se que tal questão traz tanto prejuízos de aprendizagens(24) como de acomodação ao discente, causado(25) pelas diferenças escolares no país.
15 – tem vírgula
16 – sem vírgula, usar “como”
17 – retirar para evitar repetição
18 – desnecessário
19 – a
20/21 – sem vírgula
21 – poderia inverter: …, a novela “Malhação: Viva a Diferença”, da Rede Globo,…
22 – que ambiente?
23 – não precisa
24 – aprendizagem
25 – causados
Repertório não foi contextualizado à realidade do país.
Argumentação muito rasa.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se(26) combater esses obstáculos(27). Para isso, o governo(28)(agente) (29)em parceria com o Ministério da Educação(30) devem(31) financiar projetos e diretrizes(32)(ação) por meio de verbas governamentais e investimentos(modo) na dinâmica de ensino, com o uso de debates e atividades coletivas(detalhamento), à(33) fim de melhorar o local escolar e à(34) aprendizagem(finalidade). Assim, a problemática seria(35) de fato, amenizada, contribuindo para o bem-estar e educação(36) de todos.
26 – desnecessário
27 – que “esses obstáculos”? Trocaria por “obstáculos/problemas supracitados”
28 – Governo
29/30/32/35 – vai vírgula
31 – deve
33/34 – a
36 – a educação
Conclusão contém os 5 elementos.
OBSERVAÇÕES FINAIS
Sua redação está bem estruturada, há bons repertórios e sua conclusão está completa. Entretanto, você não aprofundou sua argumentação, cometeu muitos devios gramaticais e não falou sobre a alfabetização.
Competência 1 – 120
Competência 2 – 160
Competência 3 – 160
Competência 4 – 160
Competência 5 – 200
Pontuação total – 800
Parabéns! Sua redação está boa, tente argumentar mais da próxima vez e relacione seus argumentos ao tema.
Nardenia Alves
oi, irei corrigir conforme meus conhecimentos. Estou fazendo redação com esse mesmo modelo, do canal do Felipe, né?
.
.
.
.
.
Bom, gostei muito do seu texto.
COERÊNCIA
.
TÓPICO FRASAL
.
BOA CONCLUSÃO
.
ESTRUTURA DO TEXTO
.
CONECTIVOS
.
REPERTÓRIO
.
TUDO OK!
.
.
.
900
.
.
.
Pois senti falta de algumas coisas no texto, como aprofundamento. Fora isso, excelente!
Drica7377
Não sei muito bem, mas vou tentar
Introdução:
Repertório+ problematização do tema+ tese
Sua redação possui:
*Diversidade de elementos conectores ( conectivos)
* Presença de repertório
*Argumentação coesa
* Estrutura do texto ok.
* Coerência
* Tópicos frasais desenvolvidos
* Conclusão ok ✓
ANGELMUSIC
Boa tarde Flaviane Sousa. Tudo bem? Espero que sim !
Vamos lá.
Sua redação possui:
*Diversidade de elementos conectores ( conectivos)
* Presença de repertório
*Argumentação coesa
* Estrutura do texto ok.
* Coerência
* Tópicos frasais desenvolvidos
* Conclusão ok ✓
_Correção por paragrafo_
Introdução:
Repertório+ problematização do tema+ tese
Desenvolvimento 1:
Possui repertório, tópico frasal, argumentação.
Obs: ( senti falta de um maior aprofundamento nesse parágrafo, no que tange a apresentação da sua tese referente a “falta de infraestrutura das escolas”. Procure nos parágrafos do desenvolvimento, desenvolver mais a sua argumentação. Desse modo o corretor entenderá de forma objetiva o seu ponto de vista). Ok?
Desenvolvimento 2:
Possui tópico frasal, repertório, apresentação da causa e consequência, argumentação coesa ao tema.
Obs: ( procure se aprofundar mais um pouco na sua argumentação, isso deixa a sua redação mais rica e consequentemente elevará a sua nota). Atente-se também a conclusão paragrafal, no final dos parágrafos, isso é necessário que haja no parágrafo da introdução e dos desenvolvimento.
✓ A conclusão paragrafal no último período dos parágrafos, tem como finalidade prevenir que a sua argumentação fique solta, ou seja, uma ideia/ pensamento não concluído (fio solto).
-_ correção por competência -_
Competência 1: 180
Competência 2: 180
Competência 3: 160
Competência 4: 200
Competencia 5: 180
Espero ter contribuído para o seu conhecimento.
Bons estudos, sucesso !
Precisando estarei à disposição ᕙ( • ‿ • )ᕗ