A alfabetização como questão prioritária no Brasil

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A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito à educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa á alfabetização como questão prioritária no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social. Diante dessas perspectiva, a falta de infraestrutura das escolas e a desigualdade de ensino são fatores que favorecem esse quadro.

Em primeira análise, deve-se ressaltar a falta de infraestrutura das escolas como problema na vida escolar. Nesse sentido, no filme “Escritores da Liberdade” retrata um enquadramento na evasão escolar, devido aos colégios não oferecerem todos os recursos necessários e apropriados, pertinente a um sistema de ensino provido á qualidade. De maneira análoga, isso também acontece comumente no Brasil, por razão de o Governo não oferecer à atenção necessária aos institutos.

Outrossim, destaca-se também, a desigualdade de ensino, outro fator bem comum que traz malefícios ao aprendizado acadêmico. Dessa maneira, na novela da Globo, “Malhação: Viva a Diferença”, apresenta as dificuldades de adaptação de Ellen em relação aos estudos e ao ambiente, após sua mudança de colégio público para o particular. Diante disso, percebe-se que tal questão traz tanto prejuízos de aprendizagens como de acomodação ao discente, causado pelas diferenças escolares no país.

Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, o governo em parceria com o Ministério da Educação devem financiar projetos e diretrizes por meio de verbas governamentais e investimentos na dinâmica de ensino, com o uso de debates e atividades coletivas, à fim de melhorar o local escolar e à aprendizagem. Assim, a problemática seria de fato, amenizada, contribuindo para o bem-estar e educação de todos.

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4 Correções

  1. A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê(1) em seu artigo 6°, o direito à educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa á(2) alfabetização como questão prioritária no Brasil, dificultando, deste modo(3), a universalização desse direito social. Diante dessas(4) perspectiva, a falta de infraestrutura das escolas e a desigualdade de ensino são fatores que favorecem esse quadro.

    1 – vai vírgula
    2 – a
    3 – Trocaria por “assim”, para evitar a repetição posterior.
    4 – dessa
    Conclusão está ótima.
    Apresenta bons repertório e argumentos.

    Em primeira análise, deve-se ressaltar a falta de infraestrutura das escolas como problema na vida escolar(5). Nesse sentido, no(6) filme “Escritores da Liberdade” retrata um enquadramento na evasão escolar,(7) devido aos colégios não oferecerem todos os recursos necessários e apropriados,(8) pertinente(9) a um sistema de ensino provido á(10) qualidade. De maneira análoga, isso também acontece comumente no Brasil(11),(12) por razão de o(13) Governo não oferecer à(14) atenção necessária aos institutos.

    5 – Trocar por um sinônimo, como “estudantil”, a fim de evitar repetição anterior e posterior.
    6 – o
    7/8/12 – não vai vírgula
    9 – pertinentes
    10 – a
    11 – Como sabe que acontece no Brasil? Poderia apresentar algum dado?
    13 – Trocaria por “em razão do”.
    14 – a
    Repertório muito bom, porém, não aprofundou a argumentação.

    Outrossim, destaca-se(15) também, a desigualdade de ensino,(16) outro(17) fator bem comum(18) que traz malefícios ao aprendizado acadêmico. Dessa maneira, na(19) novela da Globo,(20) “Malhação: Viva a Diferença”,(21) apresenta as dificuldades de adaptação de Ellen em relação aos estudos e ao ambiente(22), após sua mudança de colégio público para o(23) particular. Diante disso, percebe-se que tal questão traz tanto prejuízos de aprendizagens(24) como de acomodação ao discente, causado(25) pelas diferenças escolares no país.

    15 – tem vírgula
    16 – sem vírgula, usar “como”
    17 – retirar para evitar repetição
    18 – desnecessário
    19 – a
    20/21 – sem vírgula
    21 – poderia inverter: …, a novela “Malhação: Viva a Diferença”, da Rede Globo,…
    22 – que ambiente?
    23 – não precisa
    24 – aprendizagem
    25 – causados
    Repertório não foi contextualizado à realidade do país.
    Argumentação muito rasa.

    Depreende-se, portanto, a necessidade de se(26) combater esses obstáculos(27). Para isso, o governo(28)(agente) (29)em parceria com o Ministério da Educação(30) devem(31) financiar projetos e diretrizes(32)(ação) por meio de verbas governamentais e investimentos(modo) na dinâmica de ensino, com o uso de debates e atividades coletivas(detalhamento), à(33) fim de melhorar o local escolar e à(34) aprendizagem(finalidade). Assim, a problemática seria(35) de fato, amenizada, contribuindo para o bem-estar e educação(36) de todos.

    26 – desnecessário
    27 – que “esses obstáculos”? Trocaria por “obstáculos/problemas supracitados”
    28 – Governo
    29/30/32/35 – vai vírgula
    31 – deve
    33/34 – a
    36 – a educação
    Conclusão contém os 5 elementos.

    OBSERVAÇÕES FINAIS

    Sua redação está bem estruturada, há bons repertórios e sua conclusão está completa. Entretanto, você não aprofundou sua argumentação, cometeu muitos devios gramaticais e não falou sobre a alfabetização.

    Competência 1 – 120
    Competência 2 – 160
    Competência 3 – 160
    Competência 4 – 160
    Competência 5 – 200
    Pontuação total – 800

    Parabéns! Sua redação está boa, tente argumentar mais da próxima vez e relacione seus argumentos ao tema.

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  2. oi, irei corrigir conforme meus conhecimentos. Estou fazendo redação com esse mesmo modelo, do canal do Felipe, né?
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    Bom, gostei muito do seu texto.
    COERÊNCIA
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    TÓPICO FRASAL
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    BOA CONCLUSÃO
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    ESTRUTURA DO TEXTO
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    CONECTIVOS
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    REPERTÓRIO
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    TUDO OK!
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    900
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    Pois senti falta de algumas coisas no texto, como aprofundamento. Fora isso, excelente!

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  3. Não sei muito bem, mas vou tentar

    Introdução:
    Repertório+ problematização do tema+ tese

    Sua redação possui:
    *Diversidade de elementos conectores ( conectivos)
    * Presença de repertório
    *Argumentação coesa
    * Estrutura do texto ok.
    * Coerência
    * Tópicos frasais desenvolvidos
    * Conclusão ok ✓

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  4. Boa tarde Flaviane Sousa. Tudo bem? Espero que sim !

    Vamos lá.

    Sua redação possui:
    *Diversidade de elementos conectores ( conectivos)
    * Presença de repertório
    *Argumentação coesa
    * Estrutura do texto ok.
    * Coerência
    * Tópicos frasais desenvolvidos
    * Conclusão ok ✓

    _Correção por paragrafo_

    Introdução:
    Repertório+ problematização do tema+ tese

    Desenvolvimento 1:
    Possui repertório, tópico frasal, argumentação.

    Obs: ( senti falta de um maior aprofundamento nesse parágrafo, no que tange a apresentação da sua tese referente a “falta de infraestrutura das escolas”. Procure nos parágrafos do desenvolvimento, desenvolver mais a sua argumentação. Desse modo o corretor entenderá de forma objetiva o seu ponto de vista). Ok?

    Desenvolvimento 2:
    Possui tópico frasal, repertório, apresentação da causa e consequência, argumentação coesa ao tema.

    Obs: ( procure se aprofundar mais um pouco na sua argumentação, isso deixa a sua redação mais rica e consequentemente elevará a sua nota). Atente-se também a conclusão paragrafal, no final dos parágrafos, isso é necessário que haja no parágrafo da introdução e dos desenvolvimento.

    ✓ A conclusão paragrafal no último período dos parágrafos, tem como finalidade prevenir que a sua argumentação fique solta, ou seja, uma ideia/ pensamento não concluído (fio solto).

    -_ correção por competência -_

    Competência 1: 180
    Competência 2: 180
    Competência 3: 160
    Competência 4: 200
    Competencia 5: 180

    Espero ter contribuído para o seu conhecimento.
    Bons estudos, sucesso !

    Precisando estarei à disposição ᕙ( • ‿ • )ᕗ

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