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A ALFABETIZAÇÃO COMO QUESTÃO PRIORITÁRIA NO BRASIL

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A série de desenho animado canadense “Timothy vai à escola” retrata Timothy, um guaxinim de 5 anos que gosta de ler, em seu primeiro ano escolar. Nesse sentido, a animação destaca a importância da alfabetização, entretanto, tal ideia está em contraste no Brasil. Isso acontece, principalmente, por causa da estrutura escolar precária do país e tem como consequência a analfabetização.

Em primeiro lugar, destaca-se a péssima estrutura escolar nacional. Sob essa ótica, a série de televisão brasileira “Malhação – Viva a diferença” mostra, em um de seus episódios, o desabamento do colégio Cora Coralina após um forte temporal. Fora da ficção, a infraestrutura inadequada é a realidade de muitas escolas no Brasil, visto que, de acordo com dados da Agência Brasil e do Movimento Todos Pela Educação, apenas 1% dos institutos de educação pública são ideais ao ensino. Desse modo, a aprendizagem dos alunos é afetada diretamente, o que fomenta o problema da alfabetização.

Outrossim, ressalta-se a analfabetização como consequência da problemática. Acerca dessa lógica, Dona Graça, personagem do programa de comédia brasileiro “Tô de Graça”, é uma mulher que não sabe ler e escrever. Essa situação é vivenciada por milhões de cidadãos, pois, segundo o IBGE, 6,6% da população é iletrada, sendo, em sua maioria, pessoas maiores de 15 anos. Tal índice reflete a falha governamental em programas educacionais, como o EJA (Educação de Jovens e Adultos), e a necessidade da resolução desse entrave.

Portanto, nota-se que a alfabetização deve ser uma questão prioritária na nação verde-amarela. Dessa forma, o Governo Federal, por meio de verbas direcionadas ao Ministério da Educação(MEC), deve criar os programas “Ambiente Escolar Ideal” e “Todos Lendo e Escrevendo!”, que devem ser implantados em todas as escolas públicas do país, a fim de reestruturar adequadamente essas instituições e acabar com o analfabetismo. Assim, haverá melhoras nos índices educacionais e o hobby de Timothy será compartilhado pelos brasileiros.

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4 Correções

  1. A série de desenho animado canadense “Timothy vai à escola” retrata Timothy, um guaxinim de 5 anos que gosta de ler, em seu primeiro ano escolar. Nesse sentido, a animação destaca a importância da alfabetização(1), entretanto, tal ideia está em contraste(2) no Brasil. Isso acontece, principalmente, por causa da estrutura escolar precária do país e tem como consequência a analfabetização.(3)

    1 – De que forma a série mostra a importância da alfabetização? Acho que pro seu repertório ficar produtivo teria de ter essa aplicação ao tema.
    2 – Como assim a ideia está em contraste? Recomendo explicar melhor os seus conceitos e evitar a abstração (competência 3).

    3 – tese de causa e consequência.]

    Você utiliza um conectivo intraparágrafo, que é necessário em todos os parágrafos.
    Em primeiro lugar, destaca-se a péssima estrutura escolar nacional(4). Sob essa ótica, a série de televisão brasileira “Malhação – Viva a diferença” mostra, em um de seus episódios, o desabamento do colégio Cora Coralina após um forte temporal. Fora da ficção, a infraestrutura inadequada(5) é a realidade de muitas escolas no Brasil, visto que, de acordo com dados da Agência Brasil e do Movimento Todos Pela Educação, apenas 1% dos institutos de educação pública são ideais ao ensino. Desse modo, a aprendizagem dos alunos é afetada diretamente, o que fomenta o problema da alfabetização.

    4 – Retoma a tese.
    5 – Argumente mais, não somente exponha os dados, desenvolva as ideias através de exemplos e explicações que relacionem isso ao tema(Competência 3). De que forma a infraestrutura inadequada poderia prejudicar a alfabetização?

    Utiliza um conectivo inter e intraparágrafo, por enquanto é suficiente.
    Outrossim, ressalta-se a analfabetização(6) como consequência da(9) problemática. Acerca dessa lógica, Dona Graça, personagem do programa de comédia brasileiro “Tô de Graça”, é uma mulher que não sabe ler e escrever. Essa situação é vivenciada por milhões de cidadãos, pois,(8) segundo o IBGE, 6,6% da população é iletrada, sendo, em sua maioria, pessoas maiores de 15 anos. Tal índice reflete a falha governamental(7) em programas educacionais, como o EJA (Educação de Jovens e Adultos), e a necessidade da resolução desse entrave.

    6 – Retoma o 2º eixo da tese
    7 – De que forma se dá essa falha governamental? Desenvolver mais as ideias.
    8 – não tem vírgula, pesquise sobre a vírgula e o uso do pois.
    9 – A qual problemática você se refere?
    Portanto, nota-se que a alfabetização deve ser uma questão prioritária na nação verde-amarela. Dessa forma, o Governo Federal(agente), por meio de verbas direcionadas ao Ministério da Educação(MEC)(meio), deve criar os programas(ação) “Ambiente Escolar Ideal” e “Todos Lendo e Escrevendo!”(detalhamento), que devem ser implantados em todas as escolas públicas do país, a fim (finalidade) de reestruturar adequadamente essas instituições e acabar com o analfabetismo. Assim, haverá melhoras nos índices educacionais e o hobby de Timothy será compartilhado pelos brasileiros.

    C1: 200
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 200
    C5: 200

    920

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  2. Olá, vou corrigir sua redação, mas também não sou profissional. Espero que minhas dicas lhe ajudem.

    Introdução não tem muitos erros de coesão e gramática, mas na minha opinião, falta mais desenvolvimento do contexto para interligar o tema. Não é um erro ter uma introdução direta e curta, mas desenvolvê-la irá enriquecer sua redação.

    A série de desenho animado canadense “Timothy vai à escola” retrata Timothy, um guaxinim de 5 anos que gosta de ler, em seu primeiro ano escolar. Nesse sentido, a animação destaca a importância da alfabetização, entretanto, tal ideia está em contraste no Brasil. Isso acontece, principalmente, por causa da estrutura escolar precária do país e tem como consequência a analfabetização.

    Seu desenvolvimento tem o mesmo probleminha que citei acima, ficou bem expositivo o seu texto, o que prejudica a competência 3. Você não entrou em detalhes da problemática, o que acontece quando não há estrutura nas escolas? qual o porquê? Houve apenas interligação do repertório com os dados e não percebi a sua opinião nítida no parágrafo.

    Em primeiro lugar, destaca-se a péssima estrutura escolar nacional. Sob essa ótica, a série de televisão brasileira “Malhação – Viva a diferença” mostra, em um de seus episódios, o desabamento do colégio Cora Coralina após um forte temporal. Fora da ficção, a infraestrutura inadequada é a realidade de muitas escolas no Brasil, visto que, de acordo com dados da Agência Brasil e do Movimento Todos Pela Educação, apenas 1% dos institutos de educação pública são ideais ao ensino. Desse modo, a aprendizagem dos alunos é afetada diretamente, o que fomenta o problema da alfabetização.

    O mesmo ponto irei confirmar no D2, texto expositivo demais. Não tenha medo de escrever “demais”, é melhor pecar com argumentos a deixar o texto expositivo deixando apenas um texto dissertativo. Só acrescentando, procure mudar os tipos de repertórios, como literatura, música, história, dados, filmes entre outros em cada parágrafo, para não ficar um texto monótono, surpreenda o corretor!

    Outrossim, ressalta-se a analfabetização como consequência da problemática. Acerca dessa lógica, Dona Graça, personagem do programa de comédia brasileiro “Tô de Graça”, é uma mulher que não sabe ler e escrever. Essa situação é vivenciada por milhões de cidadãos, pois, segundo o IBGE, 6,6% da população é iletrada, sendo, em sua maioria, pessoas maiores de 15 anos. Tal índice reflete a falha governamental em programas educacionais, como o EJA (Educação de Jovens e Adultos), e a necessidade da resolução desse entrave

    A conclusão está com todos os 5 elementos pedidos, a competência só cobra isso. Porém, senti falta de detalhamento, mas nada que tire os 200 pontos da competência 5.

    Outrossim, ressalta-se a analfabetização como consequência da problemática. Acerca dessa lógica, Dona Graça, personagem do programa de comédia brasileiro “Tô de Graça”, é uma mulher que não sabe ler e escrever. Essa situação é vivenciada por milhões de cidadãos, pois, segundo o IBGE, 6,6% da população é iletrada, sendo, em sua maioria, pessoas maiores de 15 anos. Tal índice reflete a falha governamental em programas educacionais, como o EJA (Educação de Jovens e Adultos), e a necessidade da resolução desse entrave

    Competência 1- 160 houve alguns desvios gramáticos. É bem complicado garantir os 200 pontos, não se preocupe.
    Competência 2- 160 compreendeu o tema mas faltou explorar mais repertórios.
    Competência 3- 120 por conta do texto expositivo e falta de mais posicionamento.
    Competência 4- 200 usou bem os conectivos.
    Competência 5- 200 conclusão completa.

    Nota: 840 Não se prenda à nota, preste atenção nos pontos que falei e irá evoluir na redação. Estude repertórios e argumentação. Abraços

    • 1
  3. oii vou corrigir sua redação, sou leigo ainda, tenha paciência.
    Introdução, muito boa, com bons conectivos entre os paragrafos, com direcionamento
    ao comtexto do texto.
    A série de desenho animado canadense “Timothy vai à escola” retrata Timothy, um guaxinim de 5 anos que gosta de ler, em seu primeiro ano escolar. Nesse sentido, a animação destaca a importância da alfabetização, entretanto, tal ideia está em contraste no Brasil. Isso acontece, principalmente, por causa da estrutura escolar precária do país e tem como consequência a analfabetização.

    Desenvolvimento, muinto bom, vc sita a novela malhação, e conecta com o comtexto brasileiro.
    Em primeiro lugar, destaca-se a péssima estrutura escolar nacional. Sob essa ótica, a série de televisão brasileira “Malhação – Viva a diferença” mostra, em um de seus episódios, o desabamento do colégio Cora Coralina após um forte temporal. Fora da ficção, a infraestrutura inadequada é a realidade de muitas escolas no Brasil, visto que, de acordo com dados da Agência Brasil e do Movimento Todos Pela Educação, apenas 1% dos institutos de educação pública são ideais ao ensino. Dessa modo, a aprendizagem dos alunos é afetada diretamente, o que fomenta o problema da alfabetização.

    desenvolvimento, bom com conectivos entre os paragráfos, vc dialoga muito bem o texto.
    Outrossim, ressalta-se a analfabetização como consequência da problemática. Acerca dessa lógica, Dona Graça, personagem do programa de comédia brasileiro “Tô de Graça”, é uma mulher que não sabe ler e escrever. Essa situação é vivenciada por milhões de cidadãos, pois, segundo o IBGE, 6,6% da população é iletrada, sendo, em sua maioria, pessoas maiores de 15 anos. Tal índice reflete a falha governamental em programas educacionais, como o EJA (Educação de Jovens e Adultos), e a necessidade da resolução desse entrave.

    Proposta de intervenção, boa, ligando ao a introdução do primeiro paragrafo.
    Portanto, nota-se que a alfabetização deve ser uma questão prioritária na nação verde-amarela. Dessa forma, o Governo Federal, por meio de verbas direcionadas ao Ministério da Educação(MEC), deve criar os programas “Ambiente Escolar Ideal” e “Todos Lendo e Escrevendo!”, que devem ser implantados em todas as escolas públicas do país, a fim de reestruturar adequadamente essas instituições e acabar com o analfabetismo. Assim, haverá melhoras nos índices educacionais e o hobby de Timothy será compartilhado pelos brasileiros.

    Não vi erros em sua redação, mas sua redação esta na media de 800 a 900 pontos,
    pois atende todos os criterios pedidos no enem.
    Não sou nenhum profissional, espero ter ajudado.

    • 1
  4. Bom, lembrando que vou corrigir conforme meus conhecimentos.
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    Acho suas redações muito boas. Introdução: bons conectivos, só acho que você deveria ter colocado algo a mais na introdução.

    Outrossim, ressalta-se a analfabetização(6) como consequência da(9) problemática. Acerca dessa lógica, Dona Graça, personagem do programa de comédia brasileiro “Tô de Graça”, é uma mulher que não sabe ler e escrever. Essa situação é vivenciada por milhões de cidadãos, pois,(8) segundo o IBGE, 6,6% da população é iletrada, sendo, em sua maioria, pessoas maiores de 15 anos. Tal índice reflete a falha governamental(7) em programas educacionais, como o EJA (Educação de Jovens e Adultos), e a necessidade da resolução desse entrave.

    QUE PROBLEMA VOCÊ SE REFERE? POR QUE O ÓRGÃO GOVERNAMENTAL É FALHO?

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