A ação do homem na natureza

  • 1

 

A Revolução Industrial, iniciada nos séculos XVIII e XIX, inaugurou inúmeros avanços nos setores industriais, promovendo a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso de máquinas. Embora esse conjunto de mudanças tenha sido fundamental para o desenvolvimento da economia mundial, tal processo desencadeou a exploração em massa dos recursos naturais, promovendo desastres ambientais em todo o mundo.

A princípio, é notório que desastres ambientais, como os incêndios florestais na Austrália, que queimaram milhões de hectares – segundo o Greenpeace no ano de 2019 e 2020 – são uma consequência devido ao aquecimento global, causado principalmente pela poluição do ar, com excessivo uso de combustíveis fósseis nas indústrias. Deste modo, a partir do momento que o meio ambiente for desvalorizado em relação à produção em massa, termo criado por Henry Ford, as indústrias que utilizam esse tipo de combustível para a fabricação dos produtos, serão cada vez mais responsáveis por desastres como esse.

Todavia, os desastres ambientais gerados pelo desenvolvimento seriam menos prejudiciais, desde que a sociedade tivesse consciência de que apesar do uso dos recursos ambientais serem necessários para a subsistência do homem, todos os atos realizados, por mais que pequenos, podem provocar inúmeras consequências, sejam elas positivas ou negativas. Assim sendo, falta-se a compreensão de que a natureza não é totalmente renovável, e que quanto mais for retirado da mesma, menos recursos serão deixados para a próxima geração. Por esta razão, é conveniente que a humanidade tenha discernimento que todos os danos causados ao meio ambiente, precisam ser reparados.

Por conseguinte, se faz necessário uma maior preocupação com os reflexos do desenvolvimento humano no meio ambiente, que deve ser preservado ao invés de depredado. Por este motivo, faz-se necessário que a lei da política nacional do meio ambiente – artigo 2°- seja cumprida por meio da ação governamental do Ministério do Meio Ambiente, que a partir de palestras e campanhas anuais obrigatórias a cada município, incentivará aos cidadãos à compreensão de que a melhoria da qualidade de vida ambiental depende de ações feitas em conjunto com toda a sociedade, visando tornar os desastres ambientais menos frequentes, fornecendo reparo aos danos que infelizmente, foram realizados.

Compartilhar

1 Correção

  1. Parabéns, Introdução e Desenvolvimento excelentes! Conclusão… Impecável.
    Um tema bem debatido e questionado por todos, uma ação do homem que ajudou e ao mesmo tempo prejudicou todo o globo…Uma dessas coisas que podemos citar é o Aquecimento global…Grandes metrópoles, grandes industrias que acabam interferindo no ecossistema do Planeta, na vegetação até mesmo no ar que respiramos, uma certa elevação na taxa de poluição na atmosfera.
    Concerteza se vossa excelência já fez ou irá fazer o Enem foi ou será Aprovado!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.