A 4ª Revolução Industrial e as profissões do futuro no Brasil

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O roteiro da animação “Os Jetsons”, de 1962, suscita a imagem de um futuro altamente tecnológico, com carros voadores, robôs inteligentes e, até mesmo, máquinas que suprem a necessidade de luz solar. Apesar da aparente visão utópica à época, o ser humano passou a experimentar, sobretudo com o advento das revoluções industriais, uma verdadeira transformação técnico-científica que trouxe consigo muitas inovações e oportunidades de trabalho, bem como impactos socioambientais. Para tanto, é crucial que as tecnologias sejam difundidas e aplicadas de forma positiva aos indivíduos e ao meio.
Na era da digitalização, percebe-se que o mercado de atividades está diretamente marcado pelo crescimento do setor da tecnologia da informação. O Banco Mundial projeta a criação de mais de 400 mil postos de trabalho até 2024 nesse setor, o que indica, por um lado, uma tendência de contínua diversificação computacional e, por outro, a suscetibilidade de vagas de empregos à robotização e à automação. Com isso, profissões alinhadas ao desenvolvimento de softwares, por exemplo, propendem a ganhar espaço no mercado, enquanto outras, ditas “previsíveis”, acabarão eximidas e substituídas por algoritmos matemáticos, como aponta o gestor financeiro John Pugliano.
Ademais, à medida que novas tecnologias são descobertas e/ou aprimoradas, a ação sobre o meio é, potencialmente, acentuada. Por ano, todo o planeta produz cerca de 53 milhões de toneladas de lixo eletrônico. Perante esse impacto natural atual e ulterior, a gestão de resíduos desponta como nova profissão, aliada de grandes empresas na minimização da produção de lixo e na preservação da saúde pública. Visto que o Fundo Mundial Econômico (FME) afirma que 65% das crianças trabalharão em ofícios, hoje, inexistentes, cabe pensar a gestão residual como uma das possíveis “profissões do futuro”, frente aos desdobramentos da 4ª Revolução Industrial.
À luz das considerações supracitadas, a nova era tecnológica tem de acrescentar ao ser humano e não subtrai-lo. Nesta perspectiva, governos e instituições devem investir na educação técnica e profissionalizante, de modo que, já na sala de aula, os alunos adquiram conhecimentos informáticos e se inteirem a respeito das inteligências artificiais, das inovações tecnológicas vigentes e do processo empreendedor, possibilitando que, mais adiante, ao buscarem o ingresso trabalhista, estejam capacitados e passíveis à adaptação, diante das inerentes transformações do mercado e do mundo, estimulando uma desaceleração da automatização desenfreada.

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3 Correções

  1. A sua redação está ótima! dissertação e argumentação bem estruturadas;
    A citação dos Jetsons foi bem colocada e condizente com o tema;
    Lembre-se de colocar as fontes de todos os dados colocados nela (Por ano, todo o planeta produz cerca de 53 milhões de toneladas de lixo eletrônico);
    Caso esse texto seja um exercício para o ENEM, cuidado com o número de linhas.
    Ótimo trabalho!!

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  2. C1: 160 (Norma culta).
    C2: 160 (Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro do limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo).
    C3: 120 (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista).
    C4: 120 (Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação).
    C5: 180 (Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural)
    Nota: 740

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  3. Bom texto.

    Falta argumentação.

    Pra isso, é preciso não estender muito as orações com dados e estatísticas. Por si só eles já são auto explicativos. o Foco maior deve ser no que você pensa em cima dos dados e da conjuntura atual sobre um determinado tema. No caso, o que vai cair na redação.

    Há também o problema dos excesso de vírgulas. Eu recomendo que use mais pontos finais para melhorar a compreensão do leitor/a. Além disso, trará uma estética melhor.

    Um caso especial é a conclusão, que é pautada por 5 agentes pra banca do Enem.
    Da uma olhadinha nela de modo separado.

    NOTA : 720

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