.

  • 0

A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito à saúde, como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Nesse contexto, não há dúvidas de que as cicatrizes deixadas por transtornos mentais são, infelizmente, um desafio no Brasil, devido não só à negligência governamental, mas também à falta de apoio da população.

Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o sofrimento psíquico enfrentado por determinada parte da sociedade. Nesse sentido, a falta de apoio do Governo acaba dificultando a restauração da saúde mental de parcela da população. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a saúde o que infelizmente é evidente no país.

Ademais, é fundamental apontar a falta de apoio da população, como impulsionador do estigma associado às doenças psiquiátricas na sociedade brasileira. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente, 19 em cada 20 pessoas não são afetadas por problemas na saúde mental. Diante de tal exposto, é perceptível que a falta de apoio, dessa maior parcela da sociedade que não é afetada mentalmente, acaba por aumentar o número daqueles que sofrem problemas mentais. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Governo invista, por meio de verbas governamentais, na realização de palestras em prol da saúde mental. Afim de garantir uma saúde mental estável. Paralelamente, é imperativo que a população apoie, por intermédio de declarações nas redes sociais ou em público, dando dicas e conselhos. Com a finalidade de amenizar os sofrimentos psíquicos da sociedade. Assim, se consolidará uma sociedade mais saudável mentalmente, onde o Estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.

Compartilhar

3 Correções

  1. • – repetições de palavras próximas

    A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°,(1) o direito* à saúde,(1) como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o estigma associado às doenças mentais* na sociedade* brasileira, dificultando, deste modo, a universalização desse direito* social tão importante(2). Nesse contexto, não há dúvidas de que as cicatrizes deixadas por transtornos mentais* são, infelizmente, um desafio no Brasil, devido não só(3) à negligência governamental, mas também à falta de apoio da população.
    1 – tira a vírgula
    2 – de que forma o estigma impede o direito à saúde?(competência 3).
    3 – recomendo trocar por ‘somente’.
    Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o sofrimento psíquico enfrentado por determinada parte da sociedade*. Nesse sentido, a falta de apoio do Governo acaba(5) dificultando a restauração da saúde* mental de parcela da população. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a *saúde(4) o que infelizmente é evidente no país.
    4 – coloca a vírgula
    5 – Por que o Governo não apoia as pessoas com doenças mentais?
    Ademais, é fundamental apontar a falta de apoio da população, como impulsionador(6) do estigma associado às doenças psiquiátricas na sociedade brasileira. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente,(7) 19 em cada 20 pessoas não são afetadas por problemas na saúde mental. Diante de tal exposto, é perceptível(9) que a falta de apoio, dessa maior parcela da sociedade que não é afetada mentalmente, acaba por aumentar o número daqueles que sofrem problemas mentais(8). Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
    6 – impulsionadora
    7 – tira a vírgula
    8 – por que essa grande parcela de pessoas não apoiam aqueles que sofrem de doenças mentais? (competência 3).
    9 – na verdade, o fato de as pessoas não sofrerem de doenças mentais não comprova que elas não apoiam as que sofrem, você teria de argumentar melhor em relação a isso.
    Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Governo(agente) invista, por meio de verbas governamentais(meio), na realização de palestras(ação) em prol da saúde mental.(10) Afim (finalidade) de garantir uma saúde mental estável. Paralelamente, é imperativo que a população(agente) apoie, por intermédio de declarações nas(meio) redes sociais ou em público, dando(ação) dicas e conselhos.(10) Com a finalidade(finalidade) de amenizar os sofrimentos psíquicos da sociedade. Assim, se consolidará uma sociedade mais saudável mentalmente, onde o Estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke
    10 – tira o ponto final

    C1: 140
    C2: 160
    C3: 140
    C4: 200
    C5: 160

    • 0
  2. Oiee, espero que minha correção te ajude.

    Obs.: apesar de ser possível identificar o tema, na próxima redação, coloca o tema.

    INTRODUÇÃO:
    ▪︎A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, [1] prevê [2] em seu artigo 6°, o direito à saúde, como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Nesse contexto, não há dúvidas de que as cicatrizes deixadas por transtornos mentais são, infelizmente, [3] um desafio no Brasil, devido não só à negligência governamental, mas também à falta de apoio da população.

    Obs.:
    ▪︎1- Equívoco de vírgula.
    ▪︎2- Ausência de vírgula.
    ▪︎3- Aconselho não usar palavras sentimentalistas, como: infelizmente, lamentavelmente…

    DESENVOLVIMENTO 01:
    ▪︎Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o sofrimento psíquico enfrentado por determinada parte da sociedade. Nesse sentido, a falta de apoio do Governo [1] acaba dificultando a restauração da saúde mental de parcela da população. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, [2] já que o estado [3] não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a saúde [4] o que [5] infelizmente [6 e 7] é evidente no país.

    Obs.:
    ▪︎1- A inicial de “governo” é minúscula.
    ▪︎2- As iniciais de “Contrato Social” são maiúsculas.
    ▪︎3- A inicial de “Estado” é maiúscula.
    ▪︎4, 5 e 6- Ausência de vírgulas.
    ▪︎7- Novamente, aconselho não usar palavras sentimentalistas, como: infelizmente, lamentavelmente. Além disso, é uma repetição, pois você escreveu “infelizmente” na introdução. Tome cuidado porque a competência quatro tira pontos por isso.
    ▪︎Você só fez três períodos, o ideal é fazer quatro.
    ▪︎Seu parágrafo está um pouco escasso de conectivos, em cada parágrafo de desenvolvimento deve conter ao menos dois conectivos. “essa conjuntura” não é um conectivo, mas sim, um conector pra explicar ou apresentar algo no texto.
    ▪︎Dica 01: no segundo período você deve explicar o tópico frasal, para isso, use: isso porque, isso ocorre porque, isso acontece porque, isso se deve ao fato de, isso se deve à/ao. Escolha um desses e use em cada segundo parágrafo de desenvolvimento.
    ▪︎Dica 02: depois de ter explicado o tópico frasal com um dos conectores que eu passei acima, em outro período, apresente o repertório.
    ▪︎Dica 03: Por último, feche o parágrafo com um conectivo conclusivo e argumentando fechando sua ideia.

    DESENVOLVIMENTO 02:
    ▪︎Ademais, é fundamental apontar a falta de apoio da população, como impulsionador do estigma associado às doenças psiquiátricas na sociedade brasileira. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente, 19 em cada 20 pessoas não são afetadas por problemas na saúde mental. [1] Diante de tal exposto, é perceptível que a falta de apoio, dessa maior parcela da sociedade que não é afetada mentalmente, acaba por aumentar o número daqueles que sofrem problemas mentais. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

    Obs.:
    ▪︎1- Não use o repertório no segundo período, pois você deve explicar o tópico frasal antes. Pegue um dos conectores pra explicar o tópico frasal que eu passei acima.
    ▪︎Siga a estrutura que eu passei acima: tópico crasal, explicação do tópico frasal, repertório e fechamento do parágrafo.
    ▪︎Você argumentou muito pouco, já que você não se aprofundou no tema. Os parágrafos de desenvolvimentos sempre são os maiores. O ideal é fazer de oito linhas a nove.
    ▪︎Você só fez três períodos, o ideal é fazer quatro.

    CONCLUSÃO:
    ▪︎Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Governo [1] invista, por meio de verbas governamentais, na realização de palestras em prol da saúde mental. Afim de [2] garantir uma saúde mental estável. Paralelamente, é imperativo que a população apoie, por intermédio de declarações nas redes sociais ou em público, dando dicas e conselhos. Com a finalidade de [3] amenizar os sofrimentos psíquicos da sociedade. Assim, se consolidará uma sociedade mais saudável mentalmente, onde [4] o Estado desempenha corretamente seu “contrato social”, [5] tal como afirma John Locke.

    Obs.:
    ▪︎1- A inicial de “governo” é minúscula.
    ▪︎2- A expressão “a fim de” exige uma vírgula antes.
    ▪︎3- A expressão “com a finalidade de” exige uma vírgula antes.
    ▪︎4- Uso imadequado da palavra “onde”, uma vez que se trata de “lugar físico”. Substitua por “em que”.
    ▪︎5- As iniciais de “Contrato Social” são maiúsculas.
    ▪︎Faltou o detalhamento das duas propostas.
    ▪︎Dica 01: não misture “ação” com “meio”. Sempre siga esse ordem dos agentes: frase de efeito, agente, ação, meio, detalhamento e finalidade. Nunca misture a ordem como você fez.
    ▪︎Dica 02: sempre foque em apenas uma proposta, já que não é obrigatório resolver os dois problemas. Então, foque só em uma e detalhe ao máximo.

    Nota:

    C1: 120
    C2: 160
    C3: 120
    C4: 160
    C5: 160
    Total: 720

    Qualquer coisa estou à disposição.

    • 0
  3. Analisa a tua redação eu percebi que você escreve muito bem e é muito rico em conectivo o seu conteúdo porém sem o tema apresentado fica complicado distinguir a forma com que você tratou o conteúdo não tem como identificar se você fugiu do tema proposto ou se você se Manteve no eixo correto portanto na próxima sua redação acrescente o tema para facilitar a correção Obrigada espero ter ajudado e parabéns pela Norma culta Você escreve muito bem

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.