2° Redação Tema: SUS: desafios e importância da saúde pública no Brasil

  • 3

No livro “Leviatã”, do filósofo Thomas Hobbes, ele nos apresenta a importância do governo, para o bem da sociedade em geral. Mesmo o autor defendendo o sistema monárquico, sua obra se faz relevante, ao analisar a necessidade de um sistema que organize e atenda os menos favorecidos. Assim como é o SUS (Sistema Único de Saúde), que apesar dos grandes desafios que enfrenta, mesmo com todas suas falhas e carências, se mostra fundamental e insubstituível, no combate ao “COVID-19”.

 

Em princípio, cabe analisar, os principais desafios do sistema brasileiro de saúde. De acordo com a Constituição Federal de 1988, é obrigação do estado fornecer o acesso à saúde a todos cidadãos. Visto que o Brasil possui mais de 200.000.000 de habitantes, e que muitos desses se encontram em regiões inóspitas, somando-se a isso uma educação precária, e o alto nível de pobreza, constatados por pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A própria grandeza territorial e populacional se torna um grande entrave, para que todos os brasileiros tenham seu direito constitucional plenamente atendido.

 

Entretanto o Brasil é o único país de tamanha grandeza territorial e populacional a fornecer um sistema de atendimento médico gratuito a seus cidadãos. E que no momento atual, com a grave crise mundial na saúde e consequentemente na economia, oriundas da pandemia do “COVID 19”, o sistema de saúde brasileiro além de atender seus pacientes, mantêm a informação e pesquisas em busca da cura em pleno desenvolvimento.

 

Tendo em vista o cenário apresentado, se faz mister que o Ministério da Saúde juntamente com o Ministério da Tecnologia e Desenvolvimento, por meio de recursos da União, criem aplicativos e canais de atendimento, e os divulguem em diversas mídias, como rádio, televisão e internet, com intuito de ouvir e envolver os cidadãos, convertendo  seu principal desafio em uma força motriz. Assim será possível cumprir o que já está previsto desde 1988, em nossa constituição. 

Compartilhar

5 Correções

  1. Eu adorei o uso dos conectivos. Ficou uma redação muito limpa de fácil entendimento mas sem perder a riqueza das palavras. Parabéns.
    Achei interessante você citar o atual momento, mas acho que se esse tema cair será muito usado esse argumento. Tente trazer outro exemplo também, só para ter um diferencial

    • 1
  2. Oii, André.
    Como os colegas acima relataram, faltou um concordância entre o desenvolvimento e o que você expôs na introdução(por isso é singelo fazer uma tese tranquila), para anexar que possam ser anexadas.
    A conclusão está legal!! Só faltou um pouco mais de detalhamento.
    Ahhh!! Preste mais atenção nas vírgulas. :)
    Bons estudos!!!

    • 1
  3. Oi André, tudo bem? Vou indicar pontos negativos que vi na sua redação por parágrafos
    Introdução: inicialmente sua analogia ao livro levitã está boa. Porém, lembre-se de que a redação deve ser feita em 3 pessoa por isso “eles nos apresenta” está colocado de forma errada. Ademais, não encontrei suas teses e ao falar de covid19 houve uma desconexão com tema já que ele é bem amplo e você simplesmente jogou covid lá.
    Desenvolvimentos: achei seus desenvolvimentos muito confusos. A informação está muita solta e fica um pouco difícil de entender e interpretar.
    Conclusão: sua conclusão está boa, mas ao invés de retomar a constituição, gente retomar o que foi escrito na introdução. Além disso, você novamente usou um termo errado “nossa’ constituição”.
    Por fim, faltam conectivos em todos os parágrafos. Porém, pesquise sobre eles pra acertar na próxima. Ademais, lembre-se de que o texto dissertativo argumentativo deve ser escrito em 3° pessoa! Foque na coesão e coerência do seu texto!
    Espero ter ajudado, continue praticando!!
    Boa sorte.

    • 1
  4. Olá André, sua redação está tanto quanto boa, demonstra conhecimento do tema, tem coesão, coerência, demonstra dominação da norma culta da língua, gostei muito da sua proposta de intervenção também, ela apresenta o agente, ação, modo. efeito e detalhamento. Entretanto achei suas teses fracas, tendo em vista que as dificuldades para se ter um atendimento de saúde de qualidade são muito maiores, e também o SUS auxilia em muito mais aspectos além do COVID-19, está boa mas pode melhorar!
    Espero ter ajudado!

    • 1
  5. Olá André! você usou bons argumentos em sua redação, demonstra conhecimento e seu texto está coeso. Porém, cuidado apresentou alguns erros na Co1 treine pontos e virgulas e lembre-se, não esqueça que a redação tem que ser escrita em 3 pessoa.
    Lembre-se do uso da tese, você vai desenvolve-la no seu D1 e D2 ( t1 , d1 e t2, d2) Trabalhe sua tese no seu texto .

    Melhore seu argumento no seu desenvolvimento e detalhamento. E no D1 ” …cabe analisar os principais desafios…” logo depois do seu tópico frasal você trouxe dados estatístico dos ”…habitantes em regiões inóspitas” ficou meio vago, seja mais específico em determinar a região. sobre o numero de habitantes quem realizou a pesquisa? Traga dados legitimados e de preferencia sempre cite quem foi. Você deu uma pequena fuga ao tema( colocou dados sem conexão) ao citar Educação e nível de pobreza ,e o responsável da pesquisa foi o IBGE , poderia coloca-lo como o responsável do dado anterior , porque naturalmente ele é responsável por tal.

    D2. Faltou detalhamento

    Na sua conclusão é preferencial a retomada da sua tese, para que assim a proposta de intervenção fique de forma detalhada relacionada ao tema e articulada a discussão desenvolvida no texto . ( ação, agente, modo, efeito) garantindo os 200 pontos na Co 5.

    DICA: Sempre problematize a sua redação mesmo que a proposta do tema seja positiva .
    CO1; 120
    CO2; 120
    CO3; 90
    CO4; 140
    CO5; 160
    Nota geral : 630
    A prática leva a perfeição, espero ter ajudado

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.