Iniciante

2. A importância da valorização do SUS para o combate do Coronavirus.

  • 0

No Brasil, diferentemente de outros países como Estados Unidos da América e Itália, tem-se o programa SUS (Sistema Único de Saúde), que contribui muito para o acesso de pessoas com baixa renda a atendimentos médicos. Deve-se, portanto, reconhecer-se a importância desse programa também para o combate ao Coronavirus.

Nessa optica, observasse que o sistema público de Saúde representado pelo SUS atuou na prevenção e combate ao Coronavirus desde o início da pandemia. Foram utilizados por exemplo, recursos como campanhas, comerciais informativos e atendimentos médicos gratuitos para ampliar o conhecimento das pessoas sobre o vírus e também sobre como lidar com a contaminação por ele. Além disso, graças ao programa, muitas pessoas tiveram acesso aos testes de contaminação e aos medicamentos usados para reduzir os danos causados pelo Coronavirus.

Outrossim, ainda existem melhorias a ser feitas no sistema supracitado, para alcançar-se plenamente assim os seus objetivos: igualdade, universalidade e integralidade. Juntamente com as melhorias a serem feitas, a população também deve cuidar de sua própria saúde da melhor forma, pois o que ocorre é o contrário, como dito por Confúcio, as pessoas jogam sua saúde fora para conseguir dinheiro e depois gastam dinheiro para reconquisá-la.

Em suma, É necessário reconhecer os avanços que o SUS proporcionou para a melhoria da saúde pública, e também que o sistema precisa de mais atenção governamental. O Ministério da saúde, juntamente com as secretarias de saúde municipais devem assim, direcionar mais capital para o sistema de saúde público e tambem fiscalizar melhor os servidores publicos, para garantir assim cada vez mais melhor funcionamento do SUS, de forma que as classes em situação de vulnerabilidade socioeconômica seja atingida plenamente.

Compartilhar

4 Correções

  1. Muito bom o texto! Novamente, irei fazer uma correção por parágrafos e atribuir uma nota no final, de acordo com as competências do Enem! :)

    INTRODUÇÃO
    -começou trazendo uma comparação entre o Brasil e outros países, muito bom, isso demonstra conhecimento ao tema
    -como a sua redação das mulheres, você foi bem clara na tese mas esqueceu de citar as duas problemáticas, nesse caso D1 (facilidade de acesso e informação pública) e D2 (melhorias ao sistema e estilo de vida populacional)
    -tente trazer suas problemáticas com mais clareza nas suas próximas redações

    D1
    -muito argumentação mas repertório vago, você precisa comprovar suas ideias, seja através de citações de livros, filmes, dados de pesquisa, falas de filósofos/sociólogos, acontecimentos históricos… A não exploração de outras áreas do conhecimento (além dos textos motivadores) faz vc perder pontos na C2
    -sem erros de gramática, apenas algumas palavras sem acentuação

    D2
    -ocorreu um erro de concordância verbal: “melhorias a ser feitas” —> “melhorias a serem feitas”
    -especifique o seu autor, visto que não é de grande conhecimento, como aqueles mais clichês: “… como dito por Confúcio, filósofo chinês, …”

    CONCLUSÃO
    o que: direcionar mais capital para o sistema de saúde público e tambem fiscalizar melhor os servidores publicos
    quem: Ministério da saúde, juntamente com as secretarias de saúde municipais
    como: ? (poderia ter citado a DRU)
    pra que: para garantir assim cada vez mais melhor funcionamento do SUS
    detalhamento: de forma que as classes em situação de vulnerabilidade socioeconômica seja atingida plenamente.

    C1: 200 (sem erros gramaticais)
    C2: 140 (repertório vago)
    C3: 140 (defina com mais clareza suas problemáticas para trabalhar em cima delas)
    C4: 160 (bom uso de conectivos e escolha de palavras)
    C5: 180 (respondas aos 5 requisitos)
    nota: 820

    • 3
  2. Olá ;)

    Bom texto.

    Falta casar a introdução com os desenvolvimentos.

    Na introdução fala basicamente que é um programa de acesso popular a saúde, sendo assim importante para o combate a Pandemia.

    Já nos desenvolvimentos fala da importância na prevenção e tratamento da Covid-19, mas também aponta que o sistema precisa de melhorias. Além disso, cita a questão das pessoas não se cuidarem, prejudicando o SUS. ( Creio que pela superlotação ) não ficou claro o raciocínio no texto.

    Cuidado com as orações. Se tornam muito longas só com vírgulas. Para raciocínios curtos melhor pontuar com ( . ) ou ( ; ).

    C1 : 180
    C2 : 160
    C3 : 140
    C4 : 140
    C5 : 160

    NOTA : 780

    • 0
  3. você tem bons argumentos mas teve alguns erros de estrutura e gramàtica.

    voce poderia ter contextualizado mais a introdução como a citação da constituição de 88 e obrigação do estado em oferecer a saude ou como o sus surgiu

    voce também poderia trazer mais dados, como a porcentagem da população que usa o sus

    na conclusão, voce colocou letra maiúscula depois da virgula, cuidado com erros gramaticais simples

    • 0
  4. Bom, primeiramente, sua redação está maravilhosa, com pouquíssimos erros, está de parabéns. Vou descrever algumas coisas que acho que devem ser melhoradas na minha opinião.
    Na introdução, deveria ter sido dois problemas, para ser argumentado nos dois desenvolvimentos.
    D1 e D2 falta algumas citações ou alusões, coloque algum dado comprovado, geralmente nos textos motivadores da redação já vem alguns dados que podem ser usados.

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.