Iniciante

1. Os impactos da objetificação da mulher

  • 1

Em sua canção “Triste, louca ou má”, o autor Franscisco el hombre expõe o modo como a mulher é vista perante a sociedade nos dias atuais. Ele afirma que a mulher que não deseja trilhar o caminho imposto pela “receita cultural” pertinente, é considerada até mesmo como louca. Somado a isso, não passam despercebidos outros impactos derivados da objetificação da mulher.

Como exemplo do fato supracitado, o século 21 é marcado por propagandas de bebidas alcoólicas com atrizes parcialmente despidas, com o objetivo de chamar a atençao de consumidores que se sentem atraidos aos corpos  e musculaturas femininas que são exibidas. Além disso, existem também os padrões de beleza impostos que causam grandes consequências. Muitas mulheres são afetadas por tal objetificação, as quais não se considera bonitas por não estarem dentro dos padrões. consequentemente, desenvolvem baixa autoestima e em alguns casos até mesmo depressão, sem excluir desse grupo, as jovens meninas e até crianças.

Outrossim, A sociedade como um todo também sai perdendo com este problema. Como dito por Voltaire, “A sociedade depende das mulheres. Todas as nações que as isolem são  insociáveis”. Afinal, segundo dados recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população brasileira é constituída em sua maioria por representantes do sexo feminino. Logo, essas mulheres poderiam contribuir muito para o avanço coletivo na saúde, tecnologia e segurança por suas qualificações, contudo, o que acontece muitas vezes é exatamente o contrário e elas são destacadas  devido à sua aparênia. Com isso, até mesmo as mulheres consideradas bonitas, sofrem consequências ruins e são desvalorizadas.

Infere-se portanto, que a objetificação da mulher é um caractér negativo da sociedade atual e é preciso desarraigá-lo desde sua origem. Por conta disso é preciso que que o MEC (Ministério da Educaçao) inclua na BNCC (Base Nacional Comum Curricular)  referências relacionadas à igualdade de gêneros e à não objetificação da mulher. Agregado a isso, orgãos privados como a ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) podem aumentar a quantidade de campanhas contra a objetificação da mulher. Isso com certeza proporcionará ao povo brasileiro uma nação mais forte.

 

 

Peço que corrijam de acordo com as competências do Enem, e que sejam sinceros por gentileza. Tem acontecido de eu corrigir as redações de algumas pessoas e por talvez não ser a nota que elas esperavam ocorrer negativação da minha correção, acredito que no fim quem sai perdendo é a pessoa que não vai buscar melhorar nos pontos que precisam. Por isso, FIQUEM A VONTADE POIS NÃO IREI NEGATIVAR O COMENTÁRIO DE NINGUÉM (DESDE QUE TENHA SIDO UMA CORREÇÃO SINCERA)

 

Compartilhar

5 Correções

  1. Parabéns!!! Sua redação foi muito bem escrita, percebi que você possui bom domínio da estrutura do Enem, mas ainda consegui observar alguns errinhos. Vou corrigir por parágrafos e no final atribuo uma nota, pode ser? =)

    INTRODUÇÃO
    -começou fazendo uma comparação com a música do Triste, louca ou má (ótima música por sinal, outras que tbm cairiam bem seria P.U.T.A e mulamba, na pele, mulher do fim do mundo, enfim)
    -foi bastante clara e objetiva na tese, o que é muito bom. Porém senti falta das 2 problemáticas D1 e D2, no seu caso, D1 (padrão de beleza estético imposto) e D2 (desvalorização da mulher frente á sociedade)
    -sem erros gramaticais, o que é muito bom

    D1
    – altere para século XXI
    -vc possui uma argumentação muito forte, mas acabou esquecendo da citação de autoridade/alusão, algo que comprove a veracidade de suas palavras, por exemplo, se você esta dizendo q X coisa faz mal á saúde, que comprova isso com a citação de um médico (especialista na área), isso reforça bastante suas ideias
    -percebi um amplo uso de conectivos, o que também é muito bom, enriquece o texto e os corretores do enem adoram rsrs…

    D2
    -aparência faltou uma letrinha
    -tente colocar a sigla em parênteses ao invés no nome todo
    -achei muito bem argumentado e bem amplo em citações
    -observe o uso do gerúndio (ação ainda em ocorrência) em “perdendo”, o que, não tem problema nenhum em usa-lo, a menos que seja em excesso, pois passa a ser considerado um vicio de linguagem. Mas, no seu caso, não houve isso, so quis atenta-la :)

    CONCLUSÃO
    -o que: inclua na BNCC referências relacionadas à igualdade de gêneros e à não objetificação da mulher || aumentar a quantidade de campanhas contra a objetificação da mulher
    -como: ? || ?
    -quem: MEC || ABERT
    -pra que: ? || ?
    -detalhamento: ? || ?
    -dica: sempre construa sua conclusão no modo imperativo, troque o “podem aumentar a quantidade…” por “devem aumentar a quantidade”, visto que é um conselho/orientação/pedido
    -para se fazer uma boa conclusão vc deve se atentar aos 5 elementos listados (um conselho é sempre ir se perguntando e se autorespondendo ao decorrer do desenvolvimento da conclusão, isso ajuda muito)

    C1: 200 (sem erros graves de gramática)
    C2: 160 (amplie seu repertório)
    C3: 140 (vc argumenta muito bem, mas trabalhe mais a organização de suas ideias)
    C4: 180 (ótimo uso de conectivos)
    C5: 120 (responda todos os 5 elementos)
    NOTA: 800

    *Você escreve muito bem, parabéns! Abraços e boa noite!! =)

    • 2
  2. Texto muito bom, acredito que só com alguns ajustes melhoria
    C1: 180 ( Vc teve alguns erros gramaticais como : aparência, o uso do este ao invés do esse, século 21 e tb um erro de concordância na D1)
    C2: 180 ( trouxe o repertório pertinente na introdução, porém na D2 vc colocou 2 repertórios o q n é necessário- vc só deve colocar no Max 1 repertório por parágrafo para não deixar o seu texto muito expositivo)
    C3: 180 ( acredito que vc precisa organizar mais suas ideias e trazer mais traços autorais para valorizar seu ponto de vista)
    C4: 160 ( teve 3 ausências de operador argumentativo )
    C5: 120 ( tente colocar os 5 elementos essenciais da proposta de intervenção)
    Nota: 820

    • 0
  3. Nossa a sua abordagem as citações estão ótimas, super coesas. Apenas alguns erros de gramática, coisa que muitos de nós falhamos e por isso não alcançamos a nota desejada. Um bom repertório cultural mas como uma pessoa falou lá em cima “amplie mais um pouco” você está dentro de todas as competências, ótimo

    • 0
  4. boa redação

    competência 1: demostrou um ótimo domínio sobre a modalidade escrita formal da língua portuguesa.
    200
    competência 2: você desenvolveu o tema por meio de argumentação consistente, mas faltou um repertório bem mais desenvolvido pra comprovar a veracidade de suas palavras.
    160
    competência 3: boa argumentação, faltou a organização das suas ideias.
    160
    competência 4: você articulou bem as partes dos textos.
    200
    competência 5: Pouco elaborada sua proposta de intervenção, faltou detalhar melhor e articular a discussão desenvolvida no texto.
    120

    • 0
  5. Vou tentar te ajudar com algumas dicas, baseada no meu aprendizado.
    Simplesmente amei a sua citação da música, ficou muito apropriada para o tema, você sou desenvolvem muito bem e teve ligação com a proposta temática, no entanto, sua tese não ficou clara, você não deixou claro quais eram os problemas no qual você iria tratar. Atente a isso, pois sua tese deve está nítida. Seu desenvolvimento 1 está muito melhor que o D2, mas aconselho buscar os sinônimos das palavras para enrequerer mais a sua redação, o D2 está confuso e teve ligações inadequadas em alguns momentos,por exemplo : quando você fala sobre essas mulheres poderem contribuir com seu conhecimento, dá entender que você vai falar de desigualdade de gênero, o que deixa o corretor confuso. A conclusão não está ruim, apenas alguns cuidados com vírgulas. Parabéns, continue estudando. Eu acredito em uma nota por volta de 740

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.