Cadastre-se

Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!

Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline

Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)

Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.

Desculpe, você não tem permissão para enviar uma redação, Você precisa acessar sua conta para enviar uma redação.

Queda de desempenho na redação do Enem

 

Folha de São Paulo – Educação

Alunos da rede pública e privada têm queda no desempenho na redação do Enem

 

 

FLÁVIA FOREQUE
DE BRASÍLIA

 

A nota dos concluintes das redes pública e privada na redação do Enem piorou entre 2011 e 2012. No ano passado, a média dos estudantes de escolas particulares foi de 602,16 –a pontuação varia de 0 a 1000. Em 2011, essa nota média foi de 612.

Entre os concluintes da rede pública, a nota na redação em 2011 foi de 512. Em 2012, quando o tema foi a imigração para o Brasil no século 21, a média foi de 495,54.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (25) pelo Ministério da Educação e consideram, assim como no ano passado, apenas as escolas em que mais de 50% dos alunos do 3º ano do ensino médio fizeram o exame. Com isso, o recorte abrange 60,7% do universo de escolas no país (11.239 de um total de 18.511).

O desempenho dos concluintes da rede privada apenas é inferior ao dos alunos na rede federal de ensino –os colégios de aplicação ou técnicos. “A média [das públicas] é sempre inferior ao setor privado. O que digo é que: você está pegando [um universo de] 2 milhões e no privado são 300 e poucos mil”, argumentou o ministro Aloizio Mercadante (Educação).

Ao todo, 2,03 milhões de concluintes do ensino médio estão no setor público, frente a 323 mil nas escolas particulares. Com base em tabela divulgada pelo Inep, responsável pelo Enem, Mercadante ponderou que se selecionados os 215,5 mil melhores alunos da rede pública, o desempenho desse grupo é superior à média do setor privado.

“Quando olho os melhores do setor público, eles competem muito em igualdade de condições com o setor privado”, disse o ministro.

MAPA DE ITENS

A partir da tarde de hoje, escolas públicas e privadas, além dos próprios alunos, podem consultar no site do Inep o detalhamento do desempenho no Enem 2012. Até aqui, o ministério divulgava a média geral dos alunos de um determinado colégio.

“A média é influenciada pelos extremos. Agora, o gestor vê essa distribuição”, afirmou o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa. Para o MEC, essa será uma importante ferramenta pedagógica para os professores, com base no desempenho dos alunos, melhorarem o ensino em sala de aula.

A intenção é disponibilizar esse mesmo mapa dos itens das edições anteriores do Enem.

ÁREAS DO CONHECIMENTO

Nas quatro áreas do conhecimento, os concluintes da rede privada apenas registraram melhora, entre 2011 e 2012, em ciências humanas –a pontuação em ciências da natureza ficou praticamente estável (540 em 2011, 541,28 na edição de 2012).

Entre as públicas, houve melhora em duas áreas (ciências humanas e da natureza), com leve crescimento na área de matemática (de 493 pontos para 495,86). Ao mesmo tempo, houve queda na área de linguagens.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2013/11/1376375-alunos-da-rede-publica-e-privada-tem-queda-no-desempenho-na-redacao-do-enem.shtml

Comente