Olá, vestibulando!

Quantas vezes você já ouviu o seu professor dizer que para ser aprovado em quaisquer vestibulares do país é necessário iniciar seus estudos no começo do ano?

 

Pois é, isso é pura verdade.

Um atleta, por exemplo, precisa se preparar fortemente para atingir os seus objetivos. Ele traça suas metas, analisa a metodologia adequada com seu técnico, escutando-o com humildade e disciplina, prepara-se emocional e fisicamente, para, então, partir para os ciclos de treinos repetitivos visando aos acertos em meio aos erros.

O planejamento e dedicação também devem ser aplicados à disciplina de Redação. Muitos alunos nos relatam que, na hora da prova de vestibular, acabam ficando paralisados diante da folha em branco e não conseguem produzir nenhum parágrafo sequer.

Esse pânico, geralmente, ocorre em alunos que não planejam um programa de estudos para a redação, não escrevem e reescrevem as suas produções, não leem diferentes textos para ampliar seus conhecimentos de mundo e, pior, acham que irão aprender a escrever uma redação nota 1000 em um mês.

Pode ser que esses alunos escrevam algo na hora da prova, mas será uma produção com reflexão crítica como aquele aluno que iniciou os estudos antes mesmo de começar às aulas na escola? Pois bem, a resposta é não!

É importante que você tenha em mente que, quando for planejar os seus estudos para se preparar para o Enem ou de outro vestibular, pense que é seu futuro que está em jogo, o qual merece atenção redobrada e, justamente, por isso é relevante considerar que para produzir uma boa redação é preciso muita prática, muito treino e muita leitura. É preciso, portanto, persistência.

Assim passa o ano: quando você menos se der conta, os vestibulares já chegaram…

Para aprender a produzir uma boa redação, aquele que começa a escrever e a praticar a escrita de gêneros textuais pedidos nos vestibulares o mais cedo possível, que escuta as dicas do seu professor e não tem preguiça de escrever e reescrever os seus textos, sempre buscando resolver os problemas de escrita, acaba tendo vantagem diante de outros alunos que não se atentam para a importância da redação.

Além disso, quem deixa para última hora tem que correr contra o tempo, o qual, nesse momento, irá pesar muito.

Veja, em uma partida de futebol, o time que está perdendo precisa correr mais do que o outro, enfrentando desgaste físico e psicológico que acabam sendo demais.

Nos estudos não é diferente, ainda mais porque um vestibulando precisa estudar todas as disciplinas, inclusive Produção Textual. Para tanto, respirar fundo, pensar positivo, ler diferentes tipos de textos, adquirir conhecimentos de cada disciplina já é um ponto de partida para começar a praticar a escrita.

Nesse processo de aprendizado, é fundamental que você tenha em mente que além de escrever um texto, deve reescrevê-lo, conforme as correções do seu corretor.

Esse é um processo que leva tempo, mas que o ajudará a perceber em que está errando e como sanar esses problemas. Justamente por isso é importante começar a praticar a escrita o quanto antes, simplesmente porque aprender a escrever não é como uma fórmula, uma receita de bolo, mas se trata de um processo que deve ser realizado com calma e atenção.

Você deve aprender a planejar o que vai escrever, a organizar os seus conhecimentos de mundo para construir argumentos, a conhecer diferentes gêneros textuais, sem esquecer a importância da reescrita. Deve, principalmente, ser um leitor voraz, ainda mais porque uma prova de redação exige que o aluno apresente conhecimentos adquiridos por meio da escola, dos livros e das mais diferentes mídias.

Você pode estar pensando agora: quero começar a praticar a escrita imediatamente, já que os exames são no final do ano!

Mas como me organizar? Como ampliar meu repertório? Abaixo, vamos dar algumas dicas que podem te ajudar a se preparar para o vestibular. Vamos lá?

Busque informações da mídia (meios de comunicação) como jornais e revistas de credibilidade, presentes no mercado que conservam a norma culta da língua portuguesa e observe-as com cuidado, percebendo se estão conforme a realidade apresentada. É necessário verificar a veracidade de qualquer fato ou dado, pois a fonte irá autenticar sua argumentação.

Leia variados tipos textuais como artigos de opinião, notícias impressas e/ou digitais, reportagens, crônicas e até documentários (gênero textual audiovisual), por exemplo. Isso serve para você aumentar sua capacidade de dissertar, de argumentar, ou seja, de refletir com coerência acerca de qualquer assunto.

i
T

Leia matérias publicadas, suas diferentes abordagens, observe as diferentes opiniões e construa a sua. Fazendo isso, você não se prenderá a um só posicionamento ideológico, político e/ou histórico. Em suma, para acompanhar a realidade, conheça as histórias de hoje, nacionais e internacionais, e compare-as, se possível, com as do passado. A partir dessas observações, você poderá compreender mais sobre os impactos e as polêmicas que contribuíram para a construção dos rumos da história. Tudo isso colabora para você entender o mundo e ter uma visão coerente da realidade.

Procure escrever, após ler alguma notícia ou reportagem de seu interesse, sobre o assunto tratado no texto. Apresente seu ponto de vista sobre o assunto, pontue os lados positivos e negativos das problemáticas, bem como as causas e consequências.

l

Tente escrever um texto baseado em um tema de vestibular uma vez por semana. Essa prática é fundamental para te ajudar a entender como você poderá desenvolver o tema e articulá-lo com o seu conhecimento de mundo para construir argumentos. Após receber a correção, reescreva esse texto. O processo de reescrita também faz parte do processo de aprendizagem.

Por fim, a vantagem de se começar logo cedo o caminho da escrita é que você terá suporte para evitar falhas em cima da hora. Escrever qualquer coisa bem na hora do vestibular não é aconselhável. Uma coisa é certa: as pessoas que tiraram nota alta em redação nos exames de vestibular tiveram um caminho árduo, com muita prática e refeituras.

N

Chegou a hora de colocar isso em prática!

Você sabia que é possível treinar redação gratuitamente no nosso aplicativo? Envie suas redações para nossa comunidade e participe ajudando seus colegas com correções, também. Ah, e se preferir, nossos professores podem corrigir suas redações se você aderir a um plano de assinatura opcional!

Lembre-se: antecedência é a chave do sucesso em redação! Os melhores alunos não deixam para depois, então vale a pena imitá-los ;)