Olá, vestibulando

Estamos nos aproximando da prova do vestibular e muitos alunos sofrem, nesta época, de uma crise de ansiedade relacionada à escrita da redação. Isso está acontecendo com você? Então não se preocupe. Saiba que isso é completamente normal. Por isso, hoje vamos dar dicas de como superar essa fase difícil e obter sucesso na prova do vestibular.

 

ConfusedComo o ritmo de estudos é sempre acelerado durante o ano, é comum que com a aproximação da prova você esteja mais cansado. Além disso, é justamente agora que você deseja estar focado, não é mesmo? E então a ansiedade acaba se tornando outro fator que dificulta esta concentração. Alguns vestibulandos “travam” diante das linhas estipuladas para a redação, outros “esquecem” as palavras, e ainda há aqueles que passam por uma verdadeira sensação de pânico. Portanto, o mais importante agora é manter a calma. Parece clichê mencionar isso, mas é justamente o controle da ansiedade que fará com que você tenha mais chances de se sair bem.

 

AnchorE como controlar essa ansiedade? Uma das melhores maneiras é sentindo segurança no que você vai fazer e, pra que isso aconteça, vamos repassar o que é mais importante na escrita da redação. Isso deixará você seguro e, consequentemente, mais tranquilo para escrever. Vejamos:

 

1- Leia sempre a proposta e os textos motivadores com muita atenção. Grife as palavras mais importantes e entenda qual ponto de vista foi abordado em cada texto.

2- Defina sua tese. Depois de ler com calma, é hora de você decidir o que vai escrever. O que você pensa sobre o assunto? É um problema ou não? Questione o tema e posicione-se.

3- Faça anotações. Use a folha de rascunho para fazer vários tópicos com tudo o que julga importante dizer em seu texto. Anote também palavras pertinentes e fatos, dados ou exemplos que podem ser usados para comprovar seu ponto de vista.

4- Organize as ideias. Depois de feito o levantamento de ideias e conhecimentos de mundo, separe o que estará em cada parágrafo de seu texto. Não se esqueça de que a introdução deve conter a tese, e que os argumentos precisam de um tópico frasal e de uma comprovação dessa ideia, ok? Além disso, a conclusão deve retomar e finalizar a discussão.

5- É hora de escrever. Agora faça seu texto com bastante atenção. Se durante a produção tiver mais algum fato a mencionar, insira-o no texto, mas sempre com cuidado para não fugir da temática proposta, ok? E capriche na linguagem, pois ela é fundamental.

6- Revise a redação. Agora releia atentamente o texto para alterar o que não ficou claro, substituir termos repetidos ou corrigir errinhos gramaticais. Além disso, releia a introdução e a conclusão, a fim de ver se o texto começa e termina abordando a mesma problemática.

7- Faça a escrita final. Agora é a hora de passar a limpo. Mantenha a estética do texto, aproveite bem o espaço da folha de redação e evite rasuras. Ah! E não se esqueça do título, quando necessário! Ele pode ser construído a partir das ideias de sua conclusão.

 

Baby Footprints PathSiga essas dicas e você certamente ficará mais calmo, vestibulando. Contudo, se você ainda ficar ansioso durante a escrita, não se esqueça da respiração. Isso mesmo! Inspirações lentas e profundas nos ajudam a manter a concentração e a nos acalmar. Assim você terá mais tranquilidade para escrever.

 

Bons estudos e até a próxima!

Profª Aline