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O papel da repetição de determinados discursos na formulação de uma verdade

O papel da repetição de determinados discursos na formulação de uma verdade

Texto 1

É assustadoramente frequente ler nos comentários de postagens no Facebook a exortação “vagabundos, comunistas e maconheiros” em referência a não sei exatamente quem, mas certamente ao vasto e diverso mundo universitário. Nas discussões mais recentes, universidades promoveriam um “aparelhamento de esquerda”. Fala-se (e, pior, repete-se) em “caixas-pretas” (não são, basta perguntar ao Tribunal de Contas do Estado, no caso das universidades estaduais paulistas), “fábricas de militantes” (sim, eles existem em todos os lugares, mas nunca vi uma linha de produção deles, para manter a metáfora) e em centros de “doutrinação ideológica” da nossa juventude. A repetição dessas alocuções leva à percepção, em que as lê e ouve, de que são verdades. Pois bem, onde estão as evidências? [protected]

Já ouvi assertivas do tipo: “todo mundo sabe, você sabe, afinal está lá dentro (de uma universidade)”. Coço a cabeça e lembro: sim, já falei de alguém que é de esquerda e que falou não lembro o quê. E assim na cabeça do meu interlocutor, no calor da tertúlia, o alguém, que pensa não sei o quê, transforma milhares de professores e em uma horda de doutrinadores do “marxismo cultural”. Buscando por “doutrinação e universidade” no oráculo digital, surgem peças noticiosas e de opinião, caracterizadas pela repetição dos slogans e relatos de caso, mal contados muitas vezes, que se generalizam facilmente na retórica praticada. Mencionei acima que me pergunto onde estão as evidências disso. No caso eu preciso definir o que estou chamando de evidência: “o conjunto de informações utilizados para confirmar ou negar uma hipótese”. Vejam bem, conjunto de informações e hipóteses bem formuladas. (Disponível em https://www.unicamp.br/unicamp/ju/artigos/peter-schulz/doutrinacao-e-repeticao-de-opinioes-sem-evidencias?fbclid=IwAR0A1SjZroK3wG0krwggQtgo8aBG9NRyG83pbhe9HfRmywD5skPNanYfRbw. Acesso 13 mai 2019)

 

Texto 2

A máxima de que “basta repetir uma mentira para que ela se torne verdade” é uma das regras básicas da propaganda política, constantemente atribuída ao nazista Joseph Goebbels.

Entre psicólogos, é conhecida como efeito da “ilusão da verdade”. Um experimento típico mostra como isso funciona:

Voluntários avaliam o quanto de verdade há em algumas afirmações triviais. Algumas delas são reais e outras são mentiras muito parecidas com a verdade. Após um intervalo de alguns minutos ou de algumas semanas, os participantes fazem o teste novamente, mas desta vez algumas das afirmações são novas. 

Os resultados mostram que as pessoas tendem a avaliar como sendo verdade afirmações que elas já ouviram antes, mesmo que sejam falsas. Isso porque simplesmente soam mais familiares.

E assim, em um laboratório de alguma universidade ou instituto de pesquisa, parece estar a explicação para essa ideia de que basta repetir uma mentira para ela ser percebida como verdade. (Disponível em https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-37852352. Acesso em 13 mai 2019)

 

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Com base nos textos acima e no seu conhecimento de mundo, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema: 

A repetição de mentiras para a produção de falsas verdades: consequências sociais

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