Texto 1

  • O processo de modernização da agricultura, no qual favorece os grandes produtores e em consequência, os pequenos agricultores recebem remuneração baixa e partem para a cidade em busca de oportunidade para receber um salário melhor. 
  • O clima, desastres meteorológicos, inundações e secas (exemplo na região nordeste). 
  • No meio rural onde vivem, geralmente condições de saúde e educação são restritivas, e a população local tem dificuldade de acesso a ambos. 
  • Indivíduos com escolaridade mais elevada, no meio rural, são mais propensos à migração, por terem mais chance de conseguir um emprego no espaço urbano. 
  • Atração exercida pelas cidades; bem como, o impacto modernizador do radio e da televisão.

(Disponível em http://cac-php.unioeste.br/eventos/geofronteira/anais2011/Arquivos/Artigos/GESTAO/Artigo75.pdf. Acesso em 23 dez 2019)

 

Texto 2

pastedGraphic.png

(Disponível em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/urbanizacao-do-brasil-consequencias-e-caracteristicas-das-cidades.htm. Acesso em 23 dez 2019)

 

Texto 3

As consequências da migração do campo para as cidades, nos cenários  abrangentes, resultam de múltiplos fatores que se associam numa perspectiva de tempo e entre os quais num elenco de outros; redução substantiva do mercado rural para consumo de alimentos, embora ainda com 3,2 milhões de mineiros no campo, ampliação dos mercados urbanos onde predominam as grandes massas salariais, evasão da mão de obra e hoje escassa e cara, migração da juventude rural à busca de novas oportunidades de emprego, salários, educação e qualidade de vida.

E mais, perdas das “memórias do campo,” redução da densidade política e eleitoral e a exigência crescente de adotar as inovações tecnológicas nas culturas e criações geradas pela pesquisa, conservando-se os recursos naturais, o que não deixa de ser um cenário relevante e estratégico para abastecer o mercado interno e exportar, mas que proporcione uma renda rural à altura, remunere os esforços dos empreendedores nas regiões produtoras e eles logrem, repita-se, qualidade de vida nos cenários onde vivem, ou mais cidadania como conceito e prática. Mercados, produtores, sustentabilidade, adoção de inovações, abastecer e exportar são elos indissociáveis nos caminhos e exigências dos sistemas agroalimentares. No Brasil não seria diferente e hoje um estratégico produtor mundial de alimentos. (Adaptado de http://www.faemg.org.br/Noticia.aspx?Code=10323&ParentCode=139&ParentPath=None&ContentVersion=R. Acesso em 23 dez de 2019)

Com base nos textos acima e no seu conhecimento de mundo, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema: 

Êxodo Rural e suas consequências sociais