Dia(s)
:
Hora(s)
:
Minuto(s)
:
Segundo(s)
Dia(s)
:
Hora(s)
:
Minuto(s)
:
Segundo(s)
Como surpreender o corretor da redação do ENEM antes que ele te surpreenda?
Hoje é o dia que você vai saber tudo o que o corretor do ENEM quer ver na redação dos melhores candidatos. Conhecer exatamente quais são os critérios de correção da redação do ENEM, ou seja, compreender as cinco competências exigidas no edital da prova, é essencial para que você conquiste uma boa nota, já que escrever um texto que não corresponda às exigências dessas competências pode zerar a sua prova.
Baixe nosso guia completo em PDF sobre esse tema, grátis.
.
A prova de redação do ENEM tem uma posição diferenciada perante as outras provas do exame. Isso ocorre simplesmente porque a redação pode compor até METADE da nota final do ENEM! Não entendeu?
Observe a imagem ao lado. O ENEM é composto por 4 provas objetivas (separadas por áreas do conhecimento) que valem 1000 pontos cada. São essas as provas: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Matemática.
A pontuação de cada uma dessas provas e a média entre elas é calculada por um método complexo de ponderação chamado de TRI (Teoria da Resposta ao Item). Depois disso, essa média é SOMADA à nota de redação e então é calculada uma nova média, a qual corresponde à nota final do candidato no ENEM.
Sabe o que isso significa?
Que ir mal na redação do ENEM faz você não entrar na universidade.
Praticamente podemos, portanto, assumir o contrário:
Ir bem na redação do ENEM ajuda MUITO você a entrar na universidade.
Sendo assim, você deve conhecer os critérios de correção da redação do ENEM se deseja garantir uma boa nota na prova de redação!
1- Modalidade escrita: Nessa competência, o aluno deve ter excelente domínio da modalidade padrão da Língua, ou seja, conhecer muito bem as regras gramaticais, a fim de não cometer falhas, como de pontuação, acentuação, ortografia, regência, concordância verbal ou nominal, entre outras. O aluno precisa também escolher com cuidado o vocabulário, para que o texto seja claro e direto, sem incoerências ou ainda repetições desnecessárias. Termos ligados à linguagem coloquial, a exemplo de gírias e outras expressões da oralidade não são bem-vindos nesse tipo de texto.
2- Tema e gênero: O descritor dessa competência, de acordo com o Guia do Participante do ENEM, é compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. Como podemos observar, nesse critério serão avaliados dois elementos principais: o trabalho com o tema proposto e a execução do texto dissertativo-argumentativo. Por isso, vestibulando, fique atento. A boa estruturação do texto é fundamental! Além disso, com relação à temática proposta, é preciso ir além do previsível.
3- Argumentação e coerência: Conforme o Guia do Participante do ENEM, o descritor dessa competência é selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Esse terceiro aspecto a ser avaliado no seu texto, vestibulando, analisa a forma como você seleciona, relaciona, organiza e interpreta informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa do ponto de vista defendido como tese. Sendo assim, esta competência mede a inteligibilidade do texto, ou seja, sua coerência, bem como a plausibilidade entre as ideias apresentadas.
4- Coesão: O descritor desta competência aponta para o que é fundamental: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Estes mecanismos devem garantir ao texto uma sequência lógica de ideias, conectando frases e parágrafos de acordo com as relações de sentido pretendidas, sejam elas de adição, de oposição, de explicação ou de conclusão, por exemplo. Para que a articulação adequada aconteça, podem ser usados advérbios, conjunções, preposições, pronomes, entre outros termos essenciais ao bom encadeamento textual.
5- Propostas de intervenção: Essa competência prevê a necessidade de elaborar uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Sendo assim, além de uma tese clara sobre o tema abordado, e de uma argumentação coerente e bem organizada, desenvolvida em torno do repertório sociocultural produtivo do candidato, é fundamental a apresentação de possíveis soluções para as questões discutidas no texto. Ou seja, depois de mostrar quais são alguns dos problemas que permeiam a temática discutida, aponte ações que contribuam para a melhoria desses transtornos. As propostas, portanto, seguindo o Guia do Participante, devem considerar os pontos abordados na argumentação, devem manter vínculo direto com a tese desenvolvida no texto e coerência com os argumentos utilizados.
Enfim, cada uma dessas competências recebe uma nota que varia entre 0 e 200 pontos, somando, ao final, 1000. Vestibulando, você ainda precisa ver mais detalhes sobre tudo isso, além das explicações de como variam as notas em cada uma das competências e das dicas de nossos professores para melhorar seu desempenho nesses pontos da redação do ENEM.
Para que esse post não ficasse muito extenso e cansativo para você, juntamos todas os detalhes das competências da redação do ENEM em um eBook completo grátis (em PDF) que você pode clicar no botão abaixo para baixar já! Ele tem 18 páginas e conta com todas as informações e dicas de que você precisa para aplicar agora mesmo em seus estudos.
Quem somos nós?
Somos a EscreverOnline, marca do Instituto de Tecnologia Educacional do Brasil. Nos últimos 6 anos, já ajudamos dezenas de milhares de vestibulandos de todo o Brasil com Língua Portuguesa e Redação através de treinamentos online e plataformas de correção de redação. Todos os nossos professores têm experiência real na correção dos principais vestibulares do país e são mestres e doutores por grandes universidades, como Unicamp e Universidade de Paris. Nossos alunos obtêm alto desempenho na redação do ENEM e de outros vestibulares, sendo aprovados nos cursos mais concorridos. É o caso do Fábio Constantino, que tirou nota 1000 na redação do ENEM e foi aprovado em Medicina!