Cadastre-se

Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!

Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline

Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)

Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.

Desculpe, você não tem permissão para enviar uma redação, Você precisa acessar sua conta para enviar uma redação.

A falta de reflexão e pensamento crítico

A falta de reflexão e pensamento crítico

Texto 1

(Disponível em https://tirasarmandinho.tumblr.com/. Acesso em 12 nov. 2018) [protected]

 

Texto 2

Para a pesquisadora em comunicação digital e professora da Faculdade Cásper Líbero, Janaíra França, os memes são mais antigos que a própria cultura digital, mas encontraram nela solo fértil para se expandir devido à capacidade de propagação. “A facilidade com que esses canais permitem que uma dada informação seja repassada adiante é a força motriz da linguagem dos memes”, comenta. A propagação se dá, segundo França, por uma série de fatores inerentes ao meio digital. “Os memes são apropriações temáticas que vão desde o humor sobre amenidades até assuntos como política e economia, e que têm, na maioria das vezes, mensagens de compreensão fácil e rápida. Some a isso a facilidade de publicação e o compartilhamento, sobretudo pelas redes sociais, e teremos a viralização do conteúdo”, complementa a professora. (Disponível em http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252016000300018. Acesso em 12 nov. 2018)

 

Texto 3

Hoje, o Brasil se encontra em pura falta de pensamento crítico e sensibilidade. Essa constatação é visível nas redes sociais, no dia a dia, na conversa de boteco,  na padaria, no próprio transporte público. Todos apontam para todos. Nunca a culpa é nossa e sempre é externa. Ninguém consegue compreender mais o que o outro sente, pensa. A reprodução de ideias sem serem verdadeiramente analisadas é o padrão, o comum, isso é, falta de pensamento crítico e sensibilidade perante os outros. Falta educação e diálogo. Mas o que isso significa?

Primeiramente, vamos conceituar. O Pensamento crítico consiste em duas noções que se entrelaçam e o formam: Questionamento, análise com revisão de argumentos. O primeiro consiste basicamente em perguntar. Duvidar de tudo que vemos. Esse ato pode ser ensinado ou pode ser natural, mas como a educação é falha no processo histórico brasileiro, nem sempre as pessoas fazem naturalmente e é preciso ser ensinado. O segundo ato do pensamento crítico é análise e revisão de argumentos. Argumento, basicamente é constituído de proposições. As chamadas premissas, bases de um argumento e a conclusão, àquelas que seguem das premissas. Exemplo: “Sócrates é homem. Todo homem é mortal. Sócrates é mortal”. No caso, Sócrates é homem e todo homem é mortal são proposições e a seguinte é a conclusão. Analisar um argumento é dizer se ele é forte, válido ou inválido e falso. Essa questão também demanda técnica e estudo. Em outras palavras, pensar criticamente, numa visão da interpretação deste artigo é: Analisar se o que é dito é forte, válido, consistente. (Disponível em https://cafemusicaefilosofia.wordpress.com/2017/02/06/a-falta-de-pensamento-critico-e-sensibilidade/. Acesso em 12 nov. 2018)

 

[box]

Com base nos textos acima e no seu conhecimento de mundo, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema:

Memes e a falta do pensamento crítico na contemporaneidade: causas e consequências

[/box]

 

[button link=”https://psalm.escreveronline.com.br/nova-redacao/” newwindow=”yes”] Clique aqui para enviar sua redação para correção comunitária (Grátis)[/button]
[button link=”https://psalm.escreveronline.com.br/premium/enviar-premium” color=”orange” newwindow=”yes”] Clique aqui para enviar sua redação para correção profissional (Premium)[/button] [/protected]

 

Conteúdo relacionado

Comente