Promulgada pela ONU (organização das nações unidas) em 1948, a Declaração dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito à educação. No entanto, a evasão escolar dificulta para as pessoas que não completaram o ensino básico de desfrutarem desse direito universal na prática. Diante disso, tal problemática é um desafio no Brasil, o que ocorre devido ao trabalho infantil no país. Consequentemente, o resultado é uma população desprovida de conhecimento por causa dessa ausência.
Em primeira análise, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e estatísticas, o Brasil tem cerca de 2 milhões de pessoas de 5 a 17 anos vítima do trabalho infantil. Nesse contexto, as condições financeiras de famílias no país, está entre os fatores que atenuam o problema da ausência escolar. Isso porque, as próprias crianças pobres trabalham para ajudar com as despesas de casa ao invés de estudarem.
Por conseguinte, tem-se o crescimento do analfabetismo e a impossibilidade de melhoria de vida dessa parcela da população carente sem o devido conhecimento, pois o cidadão que largou os estudos para conseguir ajudar a sustentar sua família, perde o direito da educação e de aprender matérias necessárias para uma possível graduação e um emprego estável. Segundo Kant, “O ser humano é aquilo que a educação faz dele”. Portanto, sem a educação o ser humano não evolui.
Sendo assim, urge ao Governo juntamente com o Ministério da Educação, garantir que mais crianças pobres tenham acesso ao ensino, por meio de auxílios financeiros aos pais, assegurando a alimentação e o transporte à esses alunos para que possam estudar e amenizar o trabalho infantil. Dessa maneira, o combate à evasão escolar no Brasil terá eficácia e o direito da educação decretada pela ONU, alcançará maior parte da sociedade brasileira.
Princesa
Sua redação está contextualizada, está coerente perante o tema, gostei de alguns pontos sobre, você
relacionou bem as ideias a estrutura textual está correta, ou seja,
há início, meio e fim, gostei muito da tese, porém daria para organizar mais, seja breve. Continue treinando que você chega ao máximo, forte abraço.
Millyal
Olá tudo bem?
Bom… Vou vagar sua atenção em alguns pontos
° seu repertório da introdução é bem coerente com o tema, porém não achei sua tese clara e nem que vc desenvolveu nos desenvolvimentos
° você já Parecer conhecer um pouco da estrutura, mais ainda falta um pouco pra chegar lá
° não teve o a contextualização dos repertórios nos desenvolvimentos