Limites entre liberdade de expressão e discurso de ódio

  • 0

Desde o seu surgimento, no início do século XXI, as redes sociais vêm se tornando um espaço de debates e exposição de opiniões, sobretudo por conta do anonimato assegurado por elas. Porém, muitas pessoas se utilizam disso para incitarem o ódio, valendo-se da liberdade de expressão, já que poucos conhecem a diferença entre eles e também porque sabem que estarão impunes, em virtude da rapidez do compartilhamento das informações. Assim, surge o questionamento: quais os limites entre liberdade de expressão e discurso de ódio?

Em primeiro lugar, é preciso ressaltar que muitos não sabem a diferença entre dar uma opinião sobre determinado assunto e incitar a violência com sua fala. Mas ela existe e, segundo a defensora pública Vanessa Vieira em entrevista ao jornal Estadão ela reside no fato que o discurso discriminatório causa danos reais à sociedade, como é noticiado todos os anos em telejornais que milhares de homossexuais são mortos apenas por sua orientação sexual, por exemplo. Tais afirmações demonstram que existe sim, um limite, apesar de tênue, entre opinião e discriminação.

Em segundo lugar, outro ponto que merece destaque é a certeza que muitos dos praticantes atos discriminatórios têm de que não serão punidos por eles. Essa certeza ocorre, precipuamente, por conta da rapidez de compartilhamento das informações que, em poucos segundos já não se sabe mais quem foi o responsável pela publicação e, mesmo que se chegue a ele, a mensagem já foi passada adiante por milhares de pessoas, tornando-se difícil a punição para todos os culpados. Dessa forma, conclui-se que tais condutas precisam ser mudadas urgentemente.

Portanto, cabe ao Governo Federal, por meio de palestras de conscientização e fiscalizações mais rígidas das redes sociais, promovendo o maior entendimento das diferenças entre liberdade de expressão e discurso de ódio e também punições mais severas para os praticantes de tais atos, a fim de que, obtendo conhecimento a respeito do assunto, as pessoas passem a lutar contra condutas discriminatórias e também para diminuir a impunidade dos autores e compartilhadores dessas condutas. Tais punições podem ser serviços comunitários e pagamento de indenizações a todos os prejudicados. Assim, será possível diminuir o ódio e a discriminação em todos os ambientes.

Compartilhar

3 Correções

  1. “Porém, muitas pessoas se utilizam disso para incitarem o ódio, valendo-se da liberdade de expressão, já que poucos conhecem a diferença entre eles e também porque sabem que estarão impunes, em virtude da rapidez do compartilhamento das informações.”

    Porém, muitas pessoas se utilizam disso para incitarem o ódio, valendo-se da liberdade de expressão, já que poucos conhecem a diferença entre eles e, também, porque sabem que estarão impunes em virtude da rapidez do compartilhamento das informações.

    “Mas ela existe e, segundo a defensora pública Vanessa Vieira em entrevista ao jornal Estadão ela reside no fato…”

    Mas ELA existe e, segundo a defensora pública Vanessa Vieira, em entrevista ao jornal Estadão, ELA reside no fato…
    (“ela” duas vezes pode causar confusão na leitura)

    • 0
  2. Introdução: Na sua introdução nota-se períodos muito longos, o que pode gerar um cansaço na leitura, a melhor forma de corrigir isso, é fazer o uso de conectivos. Outro ponto a ser abordado, é sobre a falta de estrutura no parágrafo. É preciso que haja uma linearidade, primeiro, faça uma alusão ou citação que se enquadre no contesto do tema abordado, segundo, faça uma tese( o que você ira defender).Para finalizar o parágrafo, é importante fazer o uso de encaminhamento argumentativo, assim o corretor notará que o seu parágrafo possui coesão.

    Desenvolvimento: Encontra-se erros recorrentes da introdução( falta estrutura). É Imprescindível que no desenvolvimento tenha: Tópico frasal, em seguida , argumento e fechamento do parágrafo.

    Conclusão: é preciso fazer a conclusão dos argumentos expostos ( nele vc ira de forma breve, concluir tudo o que já foi dito nos parágrafos anteriores), posterior a isso, apresente uma solução para o problema proposto. Ademais, para fechar por completo a sua redação, faça uma retomada do que vc abordou na introdução.

    Espero ter ajudado!

    • 0
  3. Oie, não sou profissional mas vou tentar citar alguns pontos que observei.
    Acho que você começou a introdução muito bem, mas esse parágrafo é mais expositivo, deixa a argumentação pra o D1 e o D2.
    No d1, acredito que tenha ficado meio desconexo você trazer uma informação sobre homossexuais, trabalha mais nisso, distrincha mais essa informação p q fique mais coerente.
    No d2, faltou coerência entre os períodos e vc poderia ter trazido alguma alusão, pesquisa um pouquinho sobre casos de violência na weeb, cyberbullying, linchamento virtual de famosos, etc.
    Na conclusão, a sua primeira proposta está boa mas o período ficou muito longo. E observei apenas essa proposta, a estrutura da redação Enem pede duas, se liga nisso.
    Tem alguns errinhos gramaticais tbm mas isso vc consegue resolver c o tempo.
    Espero ter ajudado. Boa sorte!!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.