No episódio “Queda livre” da série Black Mirror, retrata uma sociedade distópica das redes sociais, onde as pessoas são avaliadas a partir de 5 estrelas em todas suas as ações, o que determina o nível do status. Em paralelo com a ficção, atualmente, os influenciadores digitais assemelha-se ao enredo da série, por propagar opiniões na rede, causando uma imagem aos jovens seguidores. Neste sentido, provoca impactos no pensamento de tal público, uma vez que usa um conteúdo apelativo e mostra nas câmeras uma vida perfeita.
Em princípio, convencer os jovens a consumir, por meio do Instagram, por exemplo, leva o indivíduo para o conteúdo todos os dias, isso se deve também a simples versatilidade da rede, como mostra o sociólogo contemporâneo Zygmunt Bauman. De acordo com o autor, a tecnologia estimula o usuário a possuir anseios pelo novo diariamente, dessa forma, à medida que o marketing ou a vida pessoal do influencer digital usa recursos que atraem o jovem, esse conteúdo é absorvido pelo simples desejo de usufruir da mídia. Dessa maneira, torna-se um ciclo na qual a opinião do blogueiro sempre estará referenciada.
Outrossim, a exposição nas redes sociais nem sempre expressa a veracidade do ambiente. Segundo uma pesquisa do site Youpir, 64% dos jovens já foram impactados por influenciadores digitais, isso porque as relações virtuais são passíveis de modificações. Diante disso, os blogueiros podem “maquiar” a realidade, trazendo ao jovem um espelho para ser seguido, entretanto, com um estilo de vida falso. Dessa forma, consta-se o aumento da depressão ou ansiedade, provocado pela falha na tentativa de alcançar o desejo da vida perfeita de digital influencer.
Portanto, é necessário que entidades trabalhem contra os danos da imagem propagada na rede. Neste contexto, as escolas e universidades, deve promover debates no ambiente estudantil tendo como tema: “A nova era das relações virtuais”. Esse debate seria ministrados por professores de Ciências Sociais e organizado por alunos, com efeito haverá a prevenção contra a negativa influência digital na formação dos jovens, e assim, a distopia apresentada na série ficará somente na ficção.
Thamirysbds
INTRO
-uso inadequado do adverbio “onde”, visto que é um adverbio de lugar e não pode ser usado no sentido de “no(a) qual”
-erro de concordância: “influenciadores digitais assemelha-se” (assemelham-se)
-“causando uma imagem aos jovens seguidores” – que imagem ? negativa? positiva? acabou provocando uma confusão na tese
– 2 problemáticas facilmente identificadas
D1
-erro de concordância: “jovens a consumir” (consumirem)
-“convencer os jovens a consumir, por meio do Instagram, por exemplo, leva o indivíduo para o conteúdo todos os dias, ” consumir o que ???
-erro de pontuação: “a tecnologia estimula o usuário a possuir anseios pelo novo diariamente, dessa forma, à medida que o marketing” –> “a tecnologia estimula o usuário a possuir anseios pelo novo, diariamente. Dessa forma, à medida que o marketing…”
-atendeu a estrutura padrão
D2
-sem erros gramaticais e muito bem estruturado
-dica: para não usar seguidamente “dessa forma”, pode-se substituir por “assim”/”destarte”, evitando a ocorrencia
-“tentativa de alcançar” talvez possa ter tido a ocorrência de cacófato, porém, quase imperceptível
CONCLUSÃO
-erro de concordancia: “as escolas e universidades deve promover” (devem promover)
-erro de concordancia: “Esse debate seria ministrados” (ministrado)
-o que: promover debates no ambiente estudantil
-como:
-quem: escolas e universidades
-pra que: prevenção contra a negativa influência digital na formação dos jovens
-detalhamento: seria ministrados por professores de Ciências Sociais e organizado por alunos
C1: 130 (se atente as concordâncias, uso do gerúndio e a pontuação)
C2: 200 (bom uso do repertorio e argumentação sem senso comum)
C3: 160 (equívoco da organização das ideias, por faltas de palavras que pudessem interliga-las)
C4: 200 (procure evitar a repetição constante de conectivos, isso é falha na C1)
C5: 180 (não respondeu a todos os requisitos)
NOTA: 870
ANGELMUSIC
HELLO ^_^
-parabéns pela redação.
-usou conectivos.
-identifiquei sua tese, só que ficou um pouco confusa. Tente ser mais objetiva na mesma, expondo os dois problemas ou as duas afirmações. ISSO VAI TE AJUDAR MUITO!
-Texto estruturado.
-Coeso.
-Contem a presença de seu repertório, argumentação, dados….
# Ordem correta da introdução: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA+ PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMA+ CAUSAS+ CONSEQUÊNCIAS.
# Ordem dos dois desenvolvimentos: CONECTIVOS+ TÓPICO FRASAL+ FUNDAMENTAÇÃO+ CAUSAS+ CONSEQUÊNCIAS.
# Ordem da conclusão: RETOMADA DA TESE+ POSSÍVEIS SOLUÇÕES COM ( AGENTE+ EFEITO+ MEIO+ EXEMPLO+ OBJETIVO).
Correção por Competência:
Nota 1 – 180– demonstra um bom domínio da norma padrão, apresentando pouquíssimos ou nenhum desvio gramatical leve e de convenções da escrita.
Nota 2 – 200 – desenvolve bem o tema proposto, explorando os principais aspectos.
Nota 3 _180– A argumentação é consistente e revela excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
Nota 4 – 200– demonstra domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
Nota 5 –180 – elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto.
( TENTE DESENVOLVER MELHOR OS AGENTES DA CONCLUSÃO).
Você escreve muito bem.
> Procure ler algumas redações nota mil, isso sem dúvida vai te ajudar muito !!!
> Tema muito bom. CONTINUE PRATICANDO…
sucesso =)
liviali19
INTRODUÇÃO: Percebi alguns erros de concordância. Fora isso, a tese ficou explícita e o repertório foi interessante.
DESENVOLVIMENTO: o início do desenvolvimento 1 ficou bem confuso.
CONCLUSÃO: faltou meio/modo, como já foi citado pelas correções anteriores. Novamente percebi erros de concordância.
Você utilizou um bom repertório e desenvolveu argumentos muito pertinentes ao tema, isso demonstra um grande potencial para melhorar cada vez mais!