O filme ” O céu de Suely ” aborda a história de Hermila, uma jovem de 21 anos, abandonada pelo marido e um filho no colo, decide vender o seu corpo com o objetivo de dar início a uma nova vida. Fora da ficção, é nítido essa realidade em muitas famílias brasileiras atualmente. Em virtude disto, é importante analisarmos a vulnerabilidade social e o desemprego como consequência desse problema.
De início, é cabível destacar a falta de oportunidades para o desenvolvimento do cidadão. De acordo com o Instituto brasileiro de geografia e estatística, o Brasil alcança cerca de 13,5 milhões de pessoas em condições de miséria. Sob os dados expostos, conclui-se que grande parte da população apresenta algum tipo de carência, seja por falta de moradia ou pela a ausência do apoio do marido (pai) para a sustentabilidade dos filhos, semelhante ao caso de Hermila, o que pode gerar grandes dificuldades e assim levando parte da família a prostituição.
Outrossim, vale ressaltar o desemprego como brechas para a prostituição. Segundo a atriz americana, Katherine Hepburn a falta de emprego destrói pessoas. Sem dúvidas, a visão de Katherine sobre o desemprego é o que a sociedade mais vivência hodiernamente, posteriormente o individuo acaba se submetendo a prostituição por ser uma das alternativas mais fáceis para a aquisição do dinheiro.
Portanto, para a solução desse impasse, cabe a Organização não governamental (ONG) , juntamente com o apoio da escola , promover palestras direcionado a todos os públicos , a fim de alertar os jovens a não se cederem ao mundo da prostituição. Para que assim, os todos eles repensem antes de tomar certas decisões e busquem novas formas de adquirir dinheiro ou ajudar suas famílias.
Maciel Rodrigues
Ola ;)
Bom texto.
Acredito que tenha se perdido um pouco no final ( D2 e conclusão ) que é quando geralmente vão se esgotando as ideias.
* + planejamento quanto a estrutura textual
* Ler bastante sobre atualidades
* Encarar o texto como partes de um todo que tem que conversam entre si
* Escolher um especialista no assunto como fonte confiável
No mais acredito que o texto tá bom.
NOTA : 720
xaviere
Bom dia! olha sua redação começou bem, já no D2, achei que você trabalhou pouco na sua argumentação, como por exemplo, você poderia trazer uma porcentagem de pessoas desempregadas que tem no Brasil, fazendo uma ligação com a fala da atriz, isso só enriqueceria ainda mais seu D2. Na conclusão, vc poderia trazer por qual meio eles fariam as palestras, como por exemplo, por meio de investimento ou parcerias com profissionais especializados, como psicólogos. Na conclusão lembre-se dos 5 elementos:
QUEM DEVE FAZER
O QUE DEVE FAZER
POR MEIO DE QUE
A FINALIDADE
E O DESFECHO
C1-160
C2-160
C3-120
C4-200
C5- 160
NOTA: 800
JaciaraLemos
Olá!
Seu texto está bom, tem citações e a linguagem está formal.
Só que eu acho que na sua conclusão a solução que você deu não soluciona o problema que você apresentou, pois você disse que é por conta de não haver emprego que se submetem a prostituição, então não será palestras sobre o porque elas não devem entrar nessa vida, que vai fazer de fato não entrar. Se o desemprego continuar e a necessidade bater a porta.
anecaroline2002
1 PARÁGRAFO:
– É INTERESSANTE QUE SEJA DITO DE ONDE É O FILME;
– “…ABANDONADA PELO MARIDO E UM FILHO NO COLO…” –> “…ABANDONADA PELO MARIDO E (COM) UM FILHO NO COLO…”
– A ESCOLHA DO FILME FOI BOA, MAS PRECISA SER REFORMULADA E EXPLICAÇÃO SOBRE ELE E RELACIONÁ-LO MELHOR COM O TEMA!
– NÃO TEM TESE! E O TEMA NÃO FOI PROBLEMATIZADO.
– EVITE SE INCLUIR NO TEXTO, COMO EM “ANALISARMOS”
– A VULNERABILIDADE SOCIAL É PRODUTIVO COMO ARGUMENTO, PORÉM O DESEMPREGO COMO CONSEQUÊNCIA? REVEJA SEU SEGUNDO ARGUMENTO!!
2 PARÁGRAFO:
– EVITE O DE INÍCIO! EXs: EM PRIMEIRA ANÁLISE, NESSE SENTIDO, À PRIORI…
– VOCÊ RETOMOU O ARGUMENTO, O QUE É BOM!
– O DADO ESTATÍSTICO NÃO FOI PRODUTIVO, POIS SE CORRELACIONA DIRETAMENTE COM O TEMA, E VOCÊ TAMBÉM NÃO FEZ UMA BOA CONEXÃO!
– O NOME DE QUALQUER ÓRGÃO OU INSTITUIÇÃO DEVE SER ESCRITO COM INICIAIS MAIÚSCULAS.
– A ARGUMENTAÇÃO FICOU MUITO CONFUSA E CAIU NO SENSO COMUM!
– O TERMO “SUSTENTABILIDADE” NÃO TEM O SENTIDO QUE SE ENCAIXE NO TEXTO!
– DIFICULDADES? QUAIS DIFICULDADES ? DISCUTA MELHOR O PROBLEMA!
3 PARÁGRAFO:
-SUBSTITUA O “OUTROSSIM” QUE CABE MELHOR ENTRE OS PERÍODOS DO QUE NO INÍCIO DOS PARÁGRAFOS! EXs: ADEMAIS, POR OUTRO LADO…
– O TERMO “BRECHAS” É UM TERMO QUE FICA INFORMAL NO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO!
– A CITAÇÃO PRECISAR SER RELACIONADA COM O TEMA, COM A PROBLEMÁTICA COM DETALHES PARA QUE NÃO FIQUE FATOS JOGADOS, SIMPLESMENTE PARA PONTUAR, PORQUE SE NÃO FOR FEITO SEGUINDO UM RACIOCÍNIO LÓGICO, VOCÊ NÃO VAI PONTUAR!
– HORDIERNAMENTE E POSTERIORMENTE NÃO DEVEM SER USADOS PRÓXIMOS, POIS CAUSA O CHAMADO “ECO”, O QUE EMPOBRECE O SEU TEXTO! E NÃO FAZ SENTIDO SEREM USADOS UM LOGO APÓS O OUTRO!
– MAIS UMA VEZ A ARGUMENTAÇÃO FICO CONFUSA, SUPERFICIAL E SE RESUMIU AO SENSO COMUM!
4 PARÁGRAFO:
-NÃO PRECISA ESCREVER “… PARA A SOLUÇÃO ESSE IMPASSE…”
– ONG NÃO É UMA INSTITUIÇÃO FIXA, COMO O GOVERNO, SÃO UM VÁRIOS ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMNETAIS CARACTERIZADAS POR AÇÕES DE SOLIDARIEDADE NO CAMPO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E PELO LEGÍTIMO EXERCÍCIO DE PRESSÕES POLÍTICAS EM PROVEITO DE POPULAÇÕES EXCLUÍDAS DAS CONDIÇÕES DA CIDADANIA. (EXs: ASC–> ASSOCIAÇÃO DA SAÚDE DA CRIANÇA), OU SEJA, VOCÊ PRECISA ESPECIFICAR QUAL ONG!
– APOIO DA ESCOLA NÃO FICA INTERESSANTE! PORQUE É COMO SE VOCÊ ESTIVESSE FALANDO DE UMA ESCOLA EM ESPECÍFICO, A QUAL TAMBÉM NÃO FOI NOMEADA! QUANDO QUISER FALAR DE ESCOLAS, UTILIZE O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO OU AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO.
– NÃO PRECISA DA VÍRGULA ANTES DE “PROMOVER”
– “…PALETRAS DIRECIONADO…”–> “…PALETRAS DIRECIONAD(AS)…”
– A TODOS OS PÚBLICOS É MUITO ABRANGENTE!
– “…SE CEDEREM…” FICA FONETICAMENTE MAL COLOCADO!
– NÃO TEM DETALHAMENTO!
-NÃO TEM OS CINCO ELEMENTOS EXIGIDOS PELO ENEM!
– AINDA SE RESUME AO SENSO COMUM!
C1:120
C2:120
C3:80
C4:120
C5:120
TOTAL: 560