Iniciante

Os impactos da Fake News na sociedade.

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Define-se como ‘’Fake News’’,as notícias falsas que consiste na distribuição deliberada de desinformação ou boatos via televisão,jornal e midías sócias. Com o advento da evolução da comunicação via internet,tornou-se mais prejudicial para a construção de pensamento individual e relação om os meios digitais.Segundo o Jornal Estadão,cerca de 89% das pessoas já acreditaram em notícias falsas.

Em primeiro lugar,destaca-se uma citação do filosofo Bauman ‘’A única coisa que temos certeza,é a incerteza’’.Podemos relacionar essa citação,com os perigos que as notícias falsas trazem para a sociedade,pois a manipulação das notícias tem se tornado,infelizmente proprosital ,com intuito de chocar a população em favor das coisas falsas.Somado a isso,tem a desvalorização do jornalismo sério,sem sensacionalismo,pois as manchetes exageradas que atraem atenção,são replicadas e alcançam milhões de pessoas,em grande parte trazendo efeitos prejudiciais para alguns indivíduos.

Em segundo lugar,evidencia-se um fato que ocorreu com o Marcos Vinicius,que foi assassinado pela polícia,após confundirem ele com um bandido,mesmo ele estando com o uniforme da escola.Após a comunicação de sua morte,começou a circular no Facebook,uma imagem de um menino que possuía um fenótipo semelhante com o dele,que exercia o cargo de Traficante.Em consequência disso as pessoas que queriam justiça,começaram a distribuir mensagens de ódio,dizendo que ele deveria de fato ter morrido,pois de acordo com a sociedade ‘’Bandido bom é bandido morto’’,em resultado disso alguns meses depois foi desmentido,e a pessoa presente na fora,não era de fato o Marcos Vinicius.

Em virtude dos fatos mencionados,é necessário a aplicação de medidas para interferir os impactos causadas na imagem das pessoas e construção do pensamento individual.Logo,o Governo Federal deve promover campanhas,a fim de alertar os cidadões acerca do risco do uso das redes sociais e incentivar a busca de informação sobre o assunto.Além disso,o Ministério da Educação deve investir em palestras,a fim de aflorar o senso crítico do cidadão.

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3 Correções

  1. C1-80 (problemas: desvio gramatical, *pontuação*, concordância e sintaxe)
    C2-120 (não fugiu do tema, porém faltou colocar a fonte dos dados e faltou concretizar os argumento)
    C3-80 (faltou organização das informações apresentadas, faltou ponto de vista, falta de planejamento prévio, texto expositivo)
    C4-120 (falta de conectivos, repetição de termos)
    C5-40 (faltou dizer como, faltou a consequência positiva, e faltou *detalhamento*, faltou a reafirmação do tema, além disso, deixou parecer que você usou o ministério errado)
    Total: 440

    Mais detalhes da sua redação e como você pode melhorar:
    1º- Na introdução: você só contextualizou o tema.
    O que deveria ter feito:
    -primeiro período: contextualização do tema (repertório: filmes, séries, músicas, citações, etc.)
    -segundo período: relacionar o repertório com o tema (aqui já pode acrescentar dados), e apresentar o problema, por exemplo: (digamos que você tenha citado alguma cena de Black Mirror na contextualização)Trazendo para a realidade, segundo o Jornal Estadão cerca de 89% da população brasileira já acreditou em alguma notícia falsa.
    -terceiro período: apresentar as teses (ponto de vista), onde você vai mostrar o objetivo do seu texto. Isso também dá uma sensação de que você planejou a sua redação anteriormente.

    2º- Nos argumentos: você só colocou a fundamentação.
    O que deveria ser feito:
    -primeiro período: ponto de vista (tese), só apresente, por exemplo: Em primeiro lugar, é importante afirmar que (…).
    -segundo período: fundamentação, onde vai estar os exemplos, dados, citações, etc.
    -terceiro período: objetivo, onde você quer chegar.

    3º- Na proposta de intervenção, só colocou “o que” e “quem”.
    O que deveria ser feito:
    -primeiro período: retomada rápida do tema (essa parte você fez corretamente)
    -segundo período (em diante): perguntinhas: “o que”, “quem”, “como”, “consequência positiva” e detalhamento (não precisa ser nessa ordem)
    obs1: essa parte pode ter mais de um período caso tenha mais de uma proposta.
    obs2: caso tenha mais de uma proposta, todas devem ter respondido as perguntinhas e principalmente ter o detalhamento.
    -último período: reafirmação do tema, onde você vai retomar o que você apresentou na introdução, por exemplo: Desse modo, o acontecimento da série Black Mirror pode ser gradativamente improvável que aconteça.

    Espero que tenha lhe ajudado ; )

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  2. Introdução:
    – Plural e erros de acentuação na primeira linha, o correto seria: as notícias falsas que CONSISTEM na distribuição deliberada de desinformação ou boatos via televisão, jornal e MÍDIAS SOCIAIS.”
    – A introdução não é a melhor parte do texto pra você trazer um dado estatístico;
    – Não definiu sua tese;
    D1:
    – Não fez o tópico frasal;
    – No início do segundo período não tem essa vírgula aí.
    – Você colocou muitas vírgulas desnecessárias, precisa reorganizar as informações em relação a isso.

    D2:
    – Você não pode só jogar o nome do garoto, você precisa entender que talvez o leitor não conheça esse caso e ele não é obrigado a saber, então você precisa contextualizar antes de jogar essa informação.
    – Traficante não se escreve com letra maiúscula;
    – Nesse parágrafo você fugiu completamente do texto dissertativo ARGUMENTATIVO, você precisa expor o seu ponto de vista e você passou esse parágrafo inteiro apenas contando a notícia.
    – Selecionar um argumento melhor que tome menos espaço e te deixe livre para desenvolver sua opinião seria melhor.
    – Novamente, você precisa organizar melhor seus parágrafos de desenvolvimento.

    Conclusão:
    – Diversos erros de português vou corrigir aqui: “Em virtude dos fatos mencionados, é NECESSÁRIA a aplicação de medidas para interferir NOS impactos CAUSADOS na imagem das pessoas e NA construção do pensamento individual. Logo, o Governo Federal deve promover campanhas, a fim de alertar os CIDADÃOS acerca do risco do uso das redes sociais e incentivar a busca de informação sobre o assunto. Além disso, o Ministério da Educação deve investir em palestras, a fim de aflorar o senso crítico do cidadão.“
    – Não entendi o que você quis dizer com os impactos causados nas imagens das pessoas e como isso se relaciona ao tema;
    – O governo federal é muito amplo, você deve citar um órgão específico.
    – Você deve focar em UMA proposta e desenvolver ela por completo, aí sim você pode acrescentar outra se sobrar espaço.
    – Campanha não é uma ação, se você quiser algo nesse rumo tem que escrever detalhadamente o que vai ser essa campanha.

    Nota: 520
    C1: 80
    C2: 120
    C3: 80
    C4: 120
    C5: 120
    Essa foi minha opinião, acho que você está no caminho certo só tem que estudar um pouco sobre vírgulas e a própria estrutura da dissertação argumentativa.

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  3. C1 – 80 pontos. Justificativa: desvios gramaticais, erros de sintaxe, concordância e pontuação.
    C2 – 120 pontos. Justificativa: argumentos sem muita autoridade, ausência de fonte de onde foram tiradas as informações, falta embasamento.
    C3 – 80 pontos. Justificativa: Apesar da citação do Bauman, que elevou um pouco a nota, o texto está confuso, precisa organizar melhor os argumentos, ser mais argumentativo do que explicativo, pois em grande parte da argumentação está ocorrendo exposição ao invés da tentativa de convencer o leitor de que seu ponto de vista está correto.
    C4 – 160 pontos. Justificativa: boa coesão, palavras devidamente utilizadas de acordo com seu significado, porém, o texto poderia conter maior diversidade nos termos que foram utilizados.
    C5 – 80 pontos. Justificativa: 1° – Quem deve propor a solução? – OK
    2° – O que fazer para resolver o problema? – Apenas a conscientização NÃO RESOLVE nenhum problema, na boa parte dos casos, há a necessidade de intensificação nas leis, fiscalização, incentivo à investimento em determinada área.
    3° – Como fazer? – Em partes OK, porém, precisa de maior DETALHAMENTO nas atitudes que devem serem tomadas para solucionar o impasse.
    Por último: o Ministério da Educação não promove investimento, quem cuida da gestão financeira é o Ministério da Economia, de modo que seria interessante colocar uma PARCERIA entre as duas instituições.

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