A constituição brasileira de 1988 garante os direitos básicos e inalienáveis à população, por isso ficou conhecida como constituição cidadã. Entretanto, ao analisar as consequências da evasão escolar, percebe-se que na realidade brasileira, os ideais da Carta Magna não são cumpridos, e procura-se entender como as falhas no sistema educacional e a desigualdade social corroboram para potencializar o problema.
Em primeiro lugar, verifica-se que as falhas no sistema educacional se faz presente entre as causas dessa problemática. De acordo com o jornal O Estadão, 38% dos alunos não sabem ler ou escrever, logo, torna-se evidente a ineficácia da educação brasileira, visto que a ausência de professores e materiais didáticos são recorrentes. Consequentemente, muitos jovens não se sentem motivados a permanecer na escola.
Ademais, outro fator a ser salientado é a desigualdade social. É notório afirmar que muitas vezes os jovens começam a trabalhar desde crianças para ajudar no sustento da família, pois não tem o que comer e onde morar. Desse modo, o aluno acaba abandonando a escola, por não conseguirem conciliar os estudos com o trabalho.
Logo, constata-se que a evasão escolar é um tema relevante e que carece de soluções. Portanto, o Governo Federal, como instância máxima da administração executiva, deve promover campanhas sobre educação, trabalho e saúde mental dos jovens, por meio das mídias televisivas, a fim de conscientizar os pais e alunos sobre a importância da conclusão dos estudos para o futuro dos jovens. Tal medida visa combater o impasse de forma precisa e democrática.
[email protected]
Achei bem apresentado, com termos bem colocados e diversas referencias, o que torna o texto bem informativo ao leitor, achei bem bacana a introdução pois primeiro foi contextualizado o assunto e após isso problematizado, dando assim argumentos e uma suposta solução ao decorrer da redação, os parágrafos também os vejo como bem apresentados ao possuírem divisões por frases dentro deles, tornando um texto mais pausado e não desviando o foco do leitor.
Rafildees
Olá, tudo bem ?? Espero que esteja. Primeiramente quero dizer que gostei muito da sua redação, pois ele obedece todos os elementos estruturais. No entanto, os seus argumentos ficaram uma pouco fracos, vc poderia colocar algumas consequências da falta dos materiais e professores, dentre outros exemplos que enriquecem o texto. Ou seja não tenha medo de criticar.
C1. 160
C2. 200
C3. 160
C4. 160
C5. 200
Nota final: 880
Espero ter ajudado!!
wender.fl
Na sua introdução
A constituição brasileira de 1988 garante os direitos básicos e inalienáveis à população…
Vc deveria ter dado um exemplo de direito, como acesso a educação, pra dar mais contexto e fazer relação com o tema.
Do jeito que esta no texto achei que ficou meio deslocado.
Gabriel0000000
Olá, tudo bem? Corrigirei com base nas competências.
C1: 160
C2: 120
C3: 120
C4: 120
C5: 120
Total: 640
Sua redação possui um perspectiva interessante. No entanto, erros – como de gramática, progressão textual, seleção de argumentos e ausência de autenticidade – contribuíram para o declínio de nota.
Em caso de dúvidas, aqui está meu e-mail: [email protected]