Os efeitos da obesidade da sociedade brasileira

  • 1

Na série norte-americana “Instantiable” é retratada a vida de uma jovem acima do peso, que mantinha maus hábitos alimentares e constantemente sofria preconceito por seu corpo. Paralelo à obra fictícia, no cenário brasileiro hodierno, os resultados negativos acerca da obesidade na sociedade se mostram um obstáculo para a integridade nacional. Dessa forma, convém discorrer sobre os fatores que fomentam a problemática.

Em primeiro lugar, vale mencionar que a cultura do autoabandono, no que concerne aos cuidados com a saúde, corrobora o agravamento da questão. Sob essa ótica, dados do IBGE apontam que aproximadamente 50% dos homens e 48% das mulheres estão fora de seu peso ideal. Tal percentual se apresenta levado em consequência da manutenção de uma rotina repleta de alimentos industrializados e gordurosos, implementados à negligenciação de atividade física regular. Por conseguinte, há a progressividade de índices dessa vertente e o surgimento de doenças fisiológicas, como pressão alta.

Em segundo plano, a prática do bullying, a partir da fisionomia “despadronizada” dos obesos, impulsionam a ampliação do método da automedicação. Tal fato se deve, principalmente, pelo uso de medicação não prescrita para perder peso ou obter outros efeitos físicos. De maneira análoga, no livro “Sociedade do Espetáculo” elaborado pelo escritor marxista Guy Debord, é evidenciada a mediação das relações interpessoais por imagens, o que propícia, por conseguinte, no consuno indiscriminado dessas drogas.

Portanto, iniciativas são imprescindíveis para minimizar os impactos desse problema. Logo, compete ao Ministério da Saúde, em conjunto com as plataformas digitais de acesso público, promover a disseminação de práticas fáceis e economicamente populares para uma rotina adequada de cuidados com a saúde, por meio da criação de páginas virtuais com conteúdo explicativo, com profissionais de nutrição disponibilizados para acompanhamento dos cidadãos. Com o fito de que o país seja dotado de baixas taxas de elevado peso populacional e comprometimento com a saúde nacional.

Compartilhar

2 Correções

  1. Na série norte-americana “Instantiable” é retratada a vida de uma jovem acima do peso, que mantinha maus hábitos alimentares e constantemente sofria preconceito por seu corpo. Paralelo à obra fictícia, no cenário brasileiro hodierno, os resultados negativos acerca da obesidade na sociedade se mostram um obstáculo para a integridade nacional. Dessa forma, convém discorrer sobre os fatores que fomentam a problemática.(AQUI VOCÊ PODERIA ESTAR DEIXANDO MAIS CLARO SUAS DUAS TESES POIS ASSIM VOCÊ CONSEGUE TER UMA ORGANIZAÇÃO TEXTUAL)

    Em primeiro lugar, vale mencionar que a cultura do autoabandono, no que concerne aos cuidados com a saúde, corrobora o agravamento da questão. Sob essa ótica, dados do IBGE apontam que aproximadamente 50% dos homens e 48% das mulheres estão fora de seu peso ideal. ( AQUI SERIA BOM UM CONECTIVO) Tal percentual se apresenta levado em consequência da manutenção ( ESSA FRASE FICOU MUITO ESTRANHA, ACHO QUE NÃO TEVE MUITO SENTIDO AQUI) de uma rotina repleta de alimentos industrializados e gordurosos, implementados à negligenciação ( NEGLIGENCIAÇÃO É ERRADO SERIA MELHOR VOCÊ COLOCAR SÓ NEGLIGÊNCIA MESMO) de atividade física regular. Por conseguinte, há a progressividade de índices dessa vertente e o surgimento de doenças fisiológicas, como pressão alta.
    OBS: ACHO QUE VOCÊ PODE TRABAÇHAR MELHOR A SUA ARGUMENTAÇÃO AQUI VOCÊ APENAS ABORDOU O PROBLEMA , MAS VOCÊ PODE ESTAR TRAZENDO MUITA MAIS INFORMAÇÃO PRO SEU TEXTO, POR EXEMPLO VOC~E PODE FALAR POR QUE OS CIDADÃOS DECIDEM IGNORAR SEU ESTADO DE SAÚDE, COMO AS INDÚSTRIAS ALIMENTICIAS CONTRIBUEM PRA ESSA PROBLEMÁTICA OU TAMBÉM COMO A FALTA DE POLITICAS PARA COMBATER A OBESIDADE CONTRIBUI PRA ELA

    Em segundo plano, a prática do bullying, a partir da fisionomia “despadronizada” dos obesos, (ELES) impulsionam a ampliação do método da automedicação. Tal fato se deve, principalmente, pelo uso de medicação não prescrita para perder peso ou obter outros efeitos físicos. De maneira análoga, no livro “Sociedade do Espetáculo” elaborado pelo escritor marxista Guy Debord, é evidenciada a mediação das relações interpessoais por imagens, o que propícia, por conseguinte, no ( O ) consuno ( ACHO QUE AQUI FOI SÓ ERRO DE DIGITAÇÃO – CONSUMO ) indiscriminado dessas drogas.
    OBS: NOVAMENTE EU FALO DO PONTO DA ARGUMENTAÇÃO, NESSE PARAGRÁFO NÃO VI UMA AGUMENTAÇÃO CONSISTENTE , TENTE FALAR MAIS COMO AS PESSOAS PROCURAM MUDAR O PESO PRA AGRADAR OS OUTROS COMO ISSO É NEGATIVO E MOSTRA QUE A SOCIEDADE É MUITO PRECONCEITUOSA , UTILIZAR TERMOS DISSERTATIVOS TAMBÉM AJUDA ( EXEMPLO- INACEITÁVEL, LAMENTÁVEL, INFELIZMENTE, CRÍTICO ENTRE OUTROS)

    Portanto, iniciativas são imprescindíveis para minimizar os impactos desse problema. Logo, compete ao Ministério da Saúde, em conjunto com as plataformas digitais de acesso público, promover a disseminação de práticas fáceis e economicamente populares para uma rotina adequada de cuidados com a saúde, por meio da criação de páginas virtuais com conteúdo explicativo, com profissionais de nutrição disponibilizados para acompanhamento dos cidadãos. Com o fito de que o país seja dotado de baixas taxas de elevado peso populacional e comprometimento com a saúde nacional.
    OBS SEU DETALHAMENTO PODE APARECER MAIS NA CONCLUSÃO
    OBS FINAIS: SEU TEXTO NO TEDO É BOM , VOCÊ PODE MELHORAR NA ARGUMENTAÇÃO COMO EU DISSE E TAMBÉM DEIXAR SEU TEXTO UM POUCO MAIS ORGANIZADO, NÃO SE ESQUEÇA DAS DUAS TESES NA INTRODUÇÃO ; ) PARABÉNS PELO TEXTO EXCELENTE

    • 1
  2. 1° parágrafo – Acredito que a tese deveria ser mais explícita, apresentadas em dois pontos na introdução para dar gancho aos dois desenvolvimentos.
    2° parágrafo – ficou mais expositivo. Seria bom um período crítico para fechar.
    • bom uso das vírgulas e conectivos;
    • repertório relevante

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.