Regente

As lições aprendidas pela sociedade em meio à pandemia do coronavírus.

  • 1

Com a evolução da globalização no final do SÉC XX, ampliou a integração sócia espacial em nível global, de forma que as doenças virais passaram a se alastrar com mais facilidade. O ano de 2020, foi marcado por uma intensa pandemia, causada por um vírus estudado em laboratórios chineses, denominado SARS-COVID-19. Todavia, em meio a incertezas e isolamentos sociais, a pandemia se mostrou efetiva em meio a sociedade, trazendo consigo lições que se destacam entre as mais importantes: o desenvolvimento do autocontrole emocional e mental dos indivíduos e, a evolução da cooperação coletiva.

Em primeira análise, é válido destacar que de acordo com dados da ONU, durante a pandemia do novo coronavírus as causas que representam a falta do alto emocional e mental dos indivíduos , cresceram 40% no ano de 2020. Por isso, em seu contexto explicito, trouxe como consequência o aumento de casos depressivos. Nesse sentido, fica evidente que os órgãos responsáveis pelo bem estar-coletivo de uma sociedade, como por exemplo, o Ministério da Saúde, precisam verdadeiramente buscar e/ou desenvolver ações, que venham como a finalidade expandir métodos que auxiliem no autocontrole tanto emocional quanto mental dos indivíduos em uma sociedade.

Na sequência, além do desenvolvimento do autocontrole emocional e mental dos indivíduos, outra grande e importante lição se destaca: a evolução da cooperação coletiva. Nesse contexto, é necessário salientar que de acordo com a Constituição Federal de 1988, em sua conjuntura de leis garante o direito à cooperação coletiva que se baseia em único objetivo, o bem-estar coletivo da sociedade. No entanto, fora da ficção, o desenvolvimento da cooperação coletiva faz-se pouco efetiva, trazendo como consequência, a criação de praticas metodológicas pouco protetivas. Ademais, faz-se necessário a exposição explicita e contextualizada da importância da cooperação coletiva em meio a sociedade.

Assim, de acordo com o filósofo Willian James, ‘’para que haja uma verdadeira mudança social, primeiramente, é necessário que haja uma mudança nas atitudes mentais da sociedade’’. Dessa forma, é dever do Ministério da Saúde em parceria com o Governo Federal, atuarem através da elaboração de palestras, que através das redes sociais desenvolvam o aumento do índice de autocontrole mental e emocional no meio da sociedade. Bem como, a criação de projetos que através das mídias televisivas apresentem como objetivo principal, o desenvolvimento eficaz e a expansão da cooperação coletiva no meio social, visando a criação de um único objetivo baseado na Constituição de 1988, que tem por finalidade, o bem-social estável na sociedade. Desse modo, as lições apreendidas pela sociedade em meio à pandemia, surgirão como efeito, o aumento eficaz do equilíbrio social.

 

>SE PUDEREM CORRIJAM DE ACORDO COM AS COMPETÊNCIA DO ENEM. DESDE JÁ, AGRADEÇO (^_^) /

> Na FOLHA deu 30 linhas. 

Compartilhar

1 Correção

  1. Cuidado com os elementos de coesão, vírgulas e acentuação. Use sinônimos para evitar redundâncias, percebi algumas repetições no texto. Em geral gostei da redação e da proposta de intervenção, que contém o agente, ação, meio, finalidade e detalhamento. Mas se atente aos erros ortográficos, esses pequenos detalhes podem te custar alguns pontos na redação do ENEM. De acordo com as competências do ENEM:
    C1: 160
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 200
    Total: 960

    Espero ter ajudado, continue praticando e persistindo!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.