O filme ‘’Menina de ouro’’ conta a história de uma garota que tem um talento nato para boxe, porém, ela encontra dificuldades para achar um treinador que queira treinar mulheres. De maneira análoga ao filme, as mulheres sempre encontraram uma maior dificuldade para serem aceitas no mundo do esporte, isso por serem consideradas como ‘’sexo frágil’’ pela sociedade e tendo seus sonhos cancelados. Sendo assim, as grandes causadoras dessa problemática: a desigualdade de gênero e baixa empatia.
Em primeira análise, evidencia-se, que a desigualdade de gênero vem de muito anos, visto que não era nada fácil ser mulher no durante o período colonial, enfrentando preconceito e tabus trazidos pelos colonizadores portugueses, e que acabaram ficando enraizados na população. O caso da atleta Caster Semenya que foi banida de competições no ano de 2019 por apresentar a quantidade de testoterona além do permitido é um exemplo atual de desigualdade de gênero, visto que a produção de hormônios naturais não invalidou nenhuma carreira masculina. Desse modo, excluir atletas femininas tendo como motivo um processo biológico do corpo humano é sinônimo de retrocesso, descartando toda uma luta por espaço no mundo do esporte, além de provar que se está cada vez mais distante de uma igualdade entre homens e mulheres.
Em segunda análise, é imperativo pontuar que a baixa empatia também está ligada ao assunto, haja vista que ao determinar o destino de pessoas que terão seus sonhos extintos por terem nascido fora dos padrões impostos por um grupo é algo que pode ser considerado desumano, uma vez que ninguém deveria ter controle sob o anseio de alguém por um motivo na qual a pessoa não tem culpa. Nesse sentido, há de fato, além de uma baixa empatia, também uma manipulação referente ao destino de alguém, consequentemente, é necessário rever isso.
Portanto, diante dos fatos apresentados, é inegável que medidas precisam ser tomadas para que mulheres não percam seu lugar em algo que certamente foi difícil de conquista. Posto isso, cabe ao Governo Federal – Esfera dos Três Poderes –elaborar uma lei que vá punir instituições, empresas e etc que impeça não apenas mulheres mas qualquer pessoas que seja impedida de exercer sua profissão por motivos meramente biológicos. Ademais, é necessário pontuar que as mulheres não precisam provar que são mulheres. Dessa maneira, o que é enfrentado pela personagem de ‘’Menina de Ouro’’, deixe de ser uma realidade na sociedade.
Anaamoreira
Competência 1: demonstrou domínio mediano, contém alguns desvios de pontuação e de gramática.
120
Competência 2: apresenta um bom domínio do texto dissertativo argumentativo.
160
Competência 3: boa argumentação, com um ótimo repertório sociocultural.
200
Competência 4: bom uso dos mecanismos linguísticos.
200
Competência 5: proposta incompleta de acordo com os critérios do Enem.
80
Total: 760
melissa1
Competência 1 – domínio da norma culta da língua escrita
120 – Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa
e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da
escrita.
No decorrer do texto há pequenos erros de português e necessidade de vírgulas, sobretudo no último parágrafo, que pareceu muito apressado também.
Competência 2 – compreender a proposta da redação
160 – Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta
bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição,
argumentação e conclusão.
A questão da empatia pareceu um tanto confusa.
Competência 3 – coerência do texto
160 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada,
com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista
De novo a questão do segundo desenvolvimento.
Competência 4 – conhecimento dos mecanismos linguísticos
200 – Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos
coesivos.
Competência 5 – proposta de intervenção para o problema abordado
80 – Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou
não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Faltou ser mais preciso na proposta, como por exemplo, citar melhor os agentes. Somente o Governo Federal poderia fazer isso? E quais pastas/ministérios poderiam estar envolvidos? E não houve uma proposta para melhorar a empatia das pessoas em relação ao tema.
Total: 640