Em “Os Lusíadas”, Camões narra a expansão marítima portuguesa por um viés antropocêntrico, sendo o homem responsável por suas mazelas e conquistas. Fora da ficção, a realidade brasileira atual demonstra que a sociedade não entende-se como responsável pelo problema das enchentes nas grandes cidades. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos, em virtude da falta de infraestrutura e investimento.
Em primeira análise, o falta de infraestrutura mostra-se como um dos desafios à resolução do problema. A filósofa alemã Hannah Arendt defende que o espaço público seja preservado para que se assegurem as condições da prática da liberdade e da manutenção da cidadania. Ou seja, sem uma infraestrutura pública, o cidadão é prejudicado. Esse aspecto está presente de maneira decisiva no que tange às enchentes nas grandes cidades, uma vez que há falta de investimento governamental em sua infraestrutura, o que acaba por dificultar sua resolução.
Além disso, cabe ressaltar que a falta de investimento é um forte empecilho para a resolução do problema. Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas, a taxa de investimento no Brasil, somando setores público e privado, está no seu menor nível dos últimos 50 anos. No entanto, para agir sobre problemas coletivos, como a questão das enchentes, é preciso investimento massivo. Como há uma lacuna financeira no que tange ao problema, sua erradicação tem sido complicada.
Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver esse problema. Dessa forma, o Ministério Público Federal e o Tribunal de Contas da União devem fiscalizar o destino dos investimentos brasileiros, a fim de remanejá-los a áreas que mais necessitam. Para que tal destinação seja coerente com a realidade brasileira, estes órgãos podem criar consultas públicas, nas quais a população interaja e aponte questões como a das enchentes que precisam ser resolvidas com urgência. Por fim, é importante que o povo brasileiro se encare como responsável pelo problema, pois, de acordo com Platão, o primeiro passo para mover o mundo é mover a si mesmo.
Por favor dêem a nota conforme os critérios do Enem
SheilaAlvesGonçalves
Olá gbsousa, tudo bem? Espero que sim.
Vou destacar alguns pontos do seu texto.
Não entendi muito bem esse período -> Fora da ficção, a realidade brasileira atual demonstra que a sociedade não entende-se como responsável pelo problema das enchentes nas grandes cidades.
Você contextualizou bem seus repertórios e trouxe argumentos pertinentes.
Faltaram elementos em sua conclusão. Não identifiquei o modo.
Seu texto não ficou muito formal.
Fora isso, gostei do seu texto e do tema escolhido.
Continue escrevendo, você vai longe.
deboranamitala
Olá sua introdução já começa com um referencial o que agrega muito seu texto, um referencial de acordo com o tema e com o que você quis expressar no texto. Unica coisa que ficou um pouco confuso é o fato de você dizer “a sociedade não entende-se como responsável pelo problema das enchentes nas grandes cidades.” o que dá a entender que a sociedade não se importar fosse ser citado como uma tese, pois é uma das causas das enchentes. Mas logo já colocaou as teses, então deu pra entender. Mas atente-se a isso, pois alguns corretores podem tirar ponto na competência que exige coesão e coerência.
Seus desenvolvimentos estão bem colocados e com bons referenciais. Senti falta apenas de mais conectivos, sempre tente colocar conectivo depois de TODOS os pontos finais.
Exemplificando onde você poderia ter colocado:
“A filósofa alemã Hannah Arendt…” -> Conforme a filósofa alemã…
“Esse aspecto está presente de maneira decisiva” -> Logo, esse aspecto está presente de maneira decisiva…
“Como há uma lacuna” -> Mediante a lacuna financeira imposta no que tange ao problema…
Como já havia dito, dependendo do corretor você perde ponto na competência dos conectivos. Então tente ao máximo colocar conectivo em todo início de frase que será 200 pontos garantidos.
Sua conclusão está excelente com todos os critérios pedidos.
De modo geral você escreve muito bem e conheçe a estrutura necessária em uma redação. Parabens!
Vitorjr
Olá, gostei muito da redação, principalmente da construção de palavras, usou palavras boas, que realmente formaram um belo texto, com citações muito boas, sua escrita é organizada, o que da sensação de alto valor ao texto, muito organizado e bem feito, parabéns! :)
Gostei como fugiu das palavras mais usuais e usou palavras com maior diferencial, como disse anteriormente, isso faz sentir um ar diferente no texto, como algo realmente de alto conhecimento, que foi com grande concentração e esforço.