“A educação do detento é, por parte do poder público, ao mesmo tempo uma precaução indispensável no interesse da sociedade e uma obrigação para com o detento”. Quando trata-se da educação no sistema prisional brasileiro, a frase do filósofo Michel Foucault faz-se extremamente válida, uma vez que o país não dá a devida importância à ressocialização de sua população carcerária. Sendo assim, a carência de projetos pelo Estado e a ausência de um ambiente saudável nas prisões são fatores que merecem atenção ao discutir-se a problemática.
Em primeira análise, pode-se afirmar que o Brasil carece de um planejamento eficiente no que concerne à gestão de seus presídios. Nesse sentido, segundo o médico Dráuzio Varella, que frequenta há anos centros de detenção, como o Carandiru, a maioria das cadeias brasileiras não possui oficinas que ofereçam trabalho ou formação educacional aos presos. Desse modo, é inaceitável que, em pleno século XXI, não haja providências efetivas por parte do Estado para viabilizar o estudo daqueles que estão encarcerados, já que a educação, além de ser um direito inalienável dos cidadãos, é indispensável para que, futuramente, seja possível ressocializar indivíduos que não estejam à margem do analfabetismo.
Em segunda análise, é correto afirmar que o fornecimento de recursos educativos como aulas, acompanhamento profissional e atividades diárias contribui para estabelecer um ambiente saudável nas prisões. “Alguns companheiros têm a mente mais fraca/ Não suporta o tédio, arruma quiaca”. Este verso da música “Diário De Um Detento”, do grupo Racionais MC’s, exemplifica bem as consequências da desocupação no cotidiano dos presos, que resulta em brigas e confusões por motivos, muitas vezes, irrelevantes. Sendo assim, a educação como instrumento modificador e necessário é fundamental para fazer de um local hostil e violento um lugar mais humanizado, no qual o aprendizado e a autoavaliação possam vir a ser realidade.
Cabe, portanto, ao Ministério da Justiça -responsável por manter os direitos humanos- formar parcerias com redes de ensino especializado, com o objetivo de oferecer uma formação educacional aos criminosos. Por meio de reuniões com profissionais educadores, será possível desenvolver uma diretriz curricular específica para a população carcerária, que deverá ser seguida nacionalmente. Somente assim, os encarcerados serão vistos como indivíduos que voltarão a viver em sociedade e não como um descarte permanente dela.
Dudamendes16
Olá, gostei muito do seu texto, na minha opinião você poderia ter colocado como ideal principal na introdução o trecho da música do Racionais MC’s e ao longo da produção ter detalhado mais, com os seus argumentos. Trouxe repertório, isso é excelente, só use mais, aprofunda mais naquilo que defende, use vários conectivos, traga a sua identidade nos períodos. no projeto de intervenção senti a falta de um detalhamento maior, porém, está de parabéns! Continue treinando e aperfeiçoando suas técnicas.
CeciliaSantanaC
Boa noite, tudo bem. Primeiramente, meus Parabéns pelos seu texto, esta muito bem estruturado, organizado e coeso, você tem um bom conhecimento da estrutura dissertativa-argumentativa, tem bons repertórios e mostra bem sua testa, ainda sim vou apontar algumas coisas para tentar ajudar.
Introdução: está ótimo, apresenta a tese
e a contextualização no cenário brasileiro. Eu só não consegui ver com clareza a citação (ideia) que partia do filósofo.
Desenvolvimento: estão bons e bem estruturados, mas no desenvolvimento 1 você poderia ter mostrado mais como aquele problema acontecia. A que ele se devia?
Conclusão: está muito boa, talvez poderia ter dado um pouco mais detalhamento, mas está ótimo.
Espero ter ajudado, boa sorte!
Nicoli
Oi colega ,vamos lá !
Introdução
Muito boa, apresentou a tese, só uma alerta que faltou dizer “século XXI ” ou sinônimos como atualidade ,hodierno, contemporâneo
Outra coisa é quando você começa com “quando…”, poderia colocar o conectivo de adição
D1-
que frequenta há anos OS centros de detenção
a maioria das cadeias brasileiras não possuEM oficinas (mesmo que antes tinha a palavra maioria, o verbo possuir está relacionado com o que está próximo dele, brasileiras e oficinas no plural, por isso o corretor é possuem)
Bom uso de conectivos!
D2-
recursos educativos… contribuEm, porque você deu 3 exemplos
Você começou uma citação e não usou conectivo, sugiro que comece com : Segundo o grupo Racionais MCs em sua música “Diário de um Detento” no trecho “Alguns companheiros têm a mente mais fraca/ Não suporta o tédio, arruma quiaca” exemplifica… (siga essa lógica na introdução)
Novamente o mesmo erro que antes, repetir o conectivo Sendo assim, memorize outros para substituir e não perder nota
Conclusão:
P.I. completa, planejada
Parabéns e continue trabalhando, na próxima vai acertar todos os conectivos!