A Terceira Revolução Industrial foi imprescindível para a ocorrência de intensas transformações no âmbito tecnológico da sociedade do século XX. Nesse sentido, os aparelhos eletrônicos e as mídias digitais eclodiram, de modo a facilitar a vida do ser humano em diversos aspectos. Contudo, os malefícios advindos da era tecnológica foram inúmeros, visto que, na contemporaneidade, muitas pessoas encontram-se dependentes de tais meios advindos dela. Assim sendo, destacam-se a falta de uma educação tecnológica por parte da família e o Capitalismo enraizado na sociedade como complicadores do revés.
Convém ressaltar, primeiramente, que a ausência de uma educação tecnológica por parte da família para com seus educandos, configura-se como um aspecto decisivo para a permanência desse impasse. Sob esse viés, reflete Pitágoras, em sua célebre frase “Educai as crianças e não será necessário castigar os homens”, acerca da importância de uma educação de qualidade desde a infância, para que as gerações futuras não venham a ter problemas por algo não corrigido no passado. Dessa forma, se torna imprescindível que os pais cuidem de seus filhos, de modo a não deixá-los, exageradamente, à mercê dos meios tecnológicos, uma vez que isso pode desencadear vícios e, posteriormente, quando não for mais possível mantê-los, problemas de saúde, como depressão, ansiedade e até mesmo suicídio, isto é, causando a morte do indivíduo.
Ademais, o Capitalismo, sistema de produção amplamente criticado pelo sociólogo Karl Marx, também contribui para a permanência dessa problemática. Ao disseminar a ideia de reprodução de capital e adesão ao consumismo exacerbado, tal sistema contribui para que as pessoas consumam cada vez mais as novidades que surgem no mercado, o que não poderia ser diferente no que se refere aos meios tecnológicos. Com isso, o indivíduo ao perceber todos os benefícios e comodidade que tais meios oferecem, estes acabam que se tornando dependentes deles, ou seja, não mais conseguem desapegar-se, o que é grave. Logo, algo precisa ser feito com urgência para solucionar a questão.
Portanto, diante do exposto, o Governo Federal, deve, por meio do MEC e do Ministério da Ciência e Tecnologia, realizar palestras educativas nas escolas municipais e estaduais brasileiras, tendo como tema central: “Capitalismo: um inimigo da educação tecnológica”. Tais palestras devem contar com a presença dos pais de estudantes, corpo docente dessas instituições, bem como da sociedade civil, de modo a alcançar o maior número de pessoas. Essa medida terá como objetivo orientar os pais acerca da educação dos seus filhos no que tange aos meios tecnológicos e à influência do Capitalismo, conseguindo, consequentemente, com que eles, desde já, não se tornem tão dependentes das novas tecnologias, tendo como impulsionador o sistema de produção supracitado.
thaissantanna
O repetitivo de palavras: imprescindível 2x e advindos 2x
Capitalismo não deveria vir em letra minúscula?
Que impasse no segundo parágrafo?
Desnecessário o uso do “ causando a morte do indivíduo” – quem lê sabe o que é suicídio
A conclusão do terceiro parágrafo poderia trazer uma novidade, não um questionamento que é lugar comum
Por que se propõe sempre que o governo que tem q resolver? Não seria uma proposta muito rasa? Superficial? Seja criativo