Iniciante

O valor da educação nas transformações sociais no Brasil

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Está escrito, no Artigo 1° da Declaração Universal dos Direitos Humanos, “Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e em direitos”. Mas, com a incidência da educação sendo oferecida em péssima qualidade à população, essa dignidade e esses direitos, previstos na declaração, não são cumpridos.

Parafraseando o escritor Ariano Suassuna, a injustiça promovida pela educação de baixa qualidade prejudica estudantes de baixa posição social e econômica, acarretando sérias consequências, como por exemplo a dificuldade de mobilidade social.

Além disso, as escolas destinadas a capacitar esses alunos não possuem uma boa infraestrutura, contribuindo assim para o aumento da desigualdade de aprendizagem em relação às escolas que atendem a estudantes que fazem parte do percentual de pessoas ricas da população.

Tendo em vista o que foi exposto, cabe ao Ministério da Educação aumentar seus investimentos na infraestrutura de escolas públicas, afim de diminuir a desigualdade de aprendizagem e facilitar a mobilidade social para os estudantes que possuem baixa renda. Dessa forma, será cumprido o que está escrito no Artigo 1° da Declaração Universal dos Direitos Humanos, no que diz respeito à educação no Brasil.

 

 

 

 

Ps: Quem for corrigir minha redação, por favor dizer os deslizes que cometi e minha nota em cada competência.

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2 Correções

  1. Vamos começar a sua correção

    Sua introdução deixa clara a sua tese, você trás um repertório da constituição, mas você não precisa necesariamente colocar toda essa explicação, só precisaria colocar o artigo constitucional, porque com toda essa explicação o texto fica cansativo, e o objetivo é ser o mais direta possível.

    No seu D1 não tem tópico frasal, e muito menos um conectivo que dá Idea de início de desenvolvimento, a exemplo ” em primeiro plano.
    Você coloca um repertório mais não o aproveita como deve, ou seja, não tem argumentos, e defesa de ponto de vista

    No d2 também não tem tópico frasal, nem um repertório, seus argumentos estão muito vagos, não estão mostrando ao leitor o seu posicionamento

    Sua proposta de conclusão só contém agente, ação e finalidade. Onde está o meio e o detalhamento ?

    Por outro lado você termina seu texto com a constituição, que você citou lá em cima na introdução, o que é ótimo, pois, gera o famoso texto circuito

    Vamos as notas

    C1: mais de 2 desvios gramaticais 120
    C2: compreensão do texto: 120
    C3: repertórios produtivo: 120
    C4: ausência de conectores coesivos: 80
    C5: proposta incompleta, possui apenas 3 elementos 120

    Nota final: 560

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  2. Competência 1
    Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 180

    Competência 2
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 200

    Competência 3
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 180

    Competência 4
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 160

    Competência 5
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 160. Falta detalhamento na proposta de intervenção

    Nota Final
    880

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