Na obra “Utopia”,do escritor inglês Thomas More,é retratada uma sociedade perfeita,na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas.No entanto,o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega,uma vez que a persistência da exploração sexual de menores no Brasil apresenta barreiras,nas quais dificultam a concretização dos planos de More.Dessa forma,em razão da insuficiência legislativa e da lacuna educacional,emerge um problema que precisa ser revertido.
Precipuamente,é fulcral pontuar que as leis atuantes é uma causa latente no problema.Nesse viés,o filósofo Jonh Locke afirma que,”as leis fizeram-se para os homens,não para as leis”.Ou seja,apesar da criação de leis que,em teoria,aplica-se na questão da exploração sexual de menores,a efetividade é lacunar,uma vez que a situação continua atuando fortemente no cenário atual.Assim,as leis enfraquecidas dificultam a resolução desse grave impasse.
Ademais,é imperativo ressaltar a lacuna educacional como promotor do problema.Nessa perspectiva,segundo o filósofo Kant,o ser humano é resultado da educação que teve.Sob essa lógica,se há um problema social,há como base uma lacuna educacional.No que tange a persistência da exploração sexual de menores,verifica-se essa causa,uma vez que a escola não tem cumprido seu papel em reverter ou prevenir a problemática,visto que não tem trazido esses conteúdos para a sala de aula.
Portanto,uma intervenção faz-se necessária.Para isso,é preciso que as escolas,em parceria com o governo,promovam um espaço para rodas de conversas e debates sobre a questão no ambiente escolar.Tais eventos podem ocorrer no período do contraturno,contanto com a presença de professores,especialistas no assunto e jovens,adultos que já passaram por alguma exploração e queiram falar abertamente sobre tal problema.Além disso,esses eventos devem ser abertos para toda à comunidade,a fim de que mais pessoas compreendam a importância de discutir sobre a exploração sexual de menores e se tornem cidadãos atuantes na busca de resoluções.Desse modo,atenuar-se-á,em médio e longo prazo,o impacto nocivo da persistência da exploração sexual de menores e a coletividade alcançará a Utopia de More.
Vhgujkjkh
Sua introdução esta boa, mas a tese tá muito curta, você só cita, procure desenvolver melhor.
Cuidado com a concordância verbal
Na d1 procure citar as consequências das leis fracas, e os prejuízos trazidos para a criança explorada, argumente com mais força, está muito superficial.
O d2 também está bem superficial, explique melhor, você fala:trazer esses conteúdos pra sala de aula
Quais conteúdos, você não citou.
Um aspecto bem positivo é que você usa repertórios socioculturais, isso é muito bom
Sua introdução esta boa, tem todos os elementos
Espero ter ajudadoo
FelipeKurth
Eai,Steffany!
Então, sua redação tá bem legal, porém possui alguns aspectos que podem ser melhoras.
•Um deles e a coesão textual, algumas das suas ideias passam a impressão de que estão dispersas no texto.
•Neste trecho você cita ” Assim,as leis enfraquecidas dificultam a resolução desse grave impasse.” Porém se você fala- se que os agentes que tem a função de fiscalizar (com base em tais leis) não cumprem com suas obrigações, ou negligenciam as leis são causadores de tel problemática, proporcionam um melhor entendimento a cerca do assunto.
•Tome cuidado na conclusão, principalmente na parte de propor uma ação, a respeito de tal problemática, e a organização de forma que fique bem clara quem e o agente, a ação, o meio , e a finalidade na conclusão.
No demais seu texto tá ótimo
Competência 1: 160
Competência 2: 120
Competência 3: 80
Competência 4: 200
Competência 5: 120
luizamarinho
Olá, Steffany! Alguns pontos antes da nota geral.
*No primeiro parágrafo, o uso de “nas quais” é inadequado. Troque por: as quais.
* Tente diminuir a quantidade de “que” na sua produção.
* “é fulcral pontuar que as leis atuantes SÃO causas latentes do problema” – atente-se na concordância.
* “No que tange À persistência” – com crase.
* “apesar da criação de leis que, em teoria, APLICAM-SE na questão da exploração sexual de menores […]” – Cuidado, novamente, com a concordância.
* Sinto falta de um maior aprofundamento e embasamento do argumento do 2 parágrafo. Como você verifica, realmente, que a lacuna das leis é uma causa? Qual a comprovação que você pode trazer (dado, artigo)? Essa parte aqui “as leis enfraquecidas dificultam a resolução desse grave impasse” precisa ser mais explorada. Como realmente se dá essa ligação entre lei enfraquecida e continuidade do impasse? O que a lei deveria fazer, de verdade, mas não faz?
* “a lacuna educacional como promotorA do problema” – concordância.
* Repetição da palavra “problema” ao longo do texto.
* Por que a escola não tem cumprido seu papel? Qual é seu papel? Como você pode comprovar isso? Explique mais! Aprofunde suas ideias!
* A proposta está muito grande e repetitiva. Ela é totalmente incoerente com os argumentos. Você não pode culpar o Estado pela insuficiência legislativa e chamá-lo para resolver o imbróglio. Isso é, no mínimo, contraditório. Ademais, a proposta colocada resolve apenas um dos argumentos. O primeiro fica abandonado.
NOTAS GERAIS —————————————————————————–
C1 – 120
C2 – 200
C3 – 120
C4 – 160
C5 – 200
TOTAL = 800
JacieliCosta
Olá, boa noite Steffany !!
Com relação a sua redação, segue a correção:
1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 200
2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 120
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 80
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200
5. Respeito aos direitos humanos: 120
Se atente quanto a colocação de dados em seus argumentos, pois isto complementa a mesma e faz com que ele tem um maior objetivo e sobre sua conclusão , creio que faltou os eixos necessários.
milennis
Adorei sua redação, você fez bom uso de diversas palavras da língua portuguesa que podem auxilia-la a se destacar dentre muitas outras. Soube apresentar suas ideias de uma ótima forma. Porém, um erro gramatical que não pude deixar de notar durante toda a sua redação, foi a falta do espaçamento após as vírgulas e os pontos, tirando esse fator sua redação está ótima.