O Iluminismo reacendeu a possibilidade de buscar conhecimento sobre questões diferentes das buscadas pelas escolas eclesiásticas. Simultaneamente, a concentração de riquezas proporcionada pelo capitalismo comercial, aliada aos interesses da burguesia, proporcionou o desenvolvimento da ciência de forma nunca antes vista, culminando nas revoluções industriais. Por outro lado, a desigualdade gerada pela concentração das riquezas, excluiu a maior parte das pessoas desse conhecimento, gerando desconfiança na própria ciência, além das instituições que nela se basearam, como estados, indústrias, justiça, etc. Num momento de crise ambiental, econômica e política, quando mais deveríamos confiar e nos apoiar no conhecimento técnico-científico acumulado nas últimas décadas, esse se torna motivo de conflito, colocado erroneamente num polo oposto a fé, e ocasiona grande tensão social em grupos que tem acesso a ela e a compreendem, e grupos que não tem acesso e a não compreendem.
Nas últimas décadas, uma parte significativa da população teve, de certa forma, a partir das políticas de inclusão social praticados nos governos petistas, acesso à educação com o aumento significativo de vagas em cursos técnicos e superiores. No entanto, esses cursos estavam em sua maior parte voltados para a formação direcionada ao mercado de trabalho, principalmente, nas instituições privadas de ensino, portanto mais técnicos, sem se preocupar em desenvolver o pensamento crítico, fundamental para entender a relação da ciência com a fé, entender que essa relação não precisa ser de ameaça.
Além disso, há o grupo composto pela maior parte das pessoas, que não teve contato com o conhecimento, seja por essas políticas não terem chego até essas pessoas, ou por nem mesmo terem tido ensino de qualidade mínima nos ensinos fundamentais e médio. Para esse grupo, qualquer experimento científico que conteste seu conhecimento prévio é visto com medo e repugnância. Como consequência, temos uma massa manipulada pelo medo irreal de que os avanços científicos são uma ameaça ao seu modo de viver e pensar.
Outro motivo pelo qual o não acesso à informação causa conflito, é que naturalmente o ser humano tende a buscar um sentido para sua existência, e historicamente esse sentido sempre esteve ligado a fé. Nos últimos tempos, houve um aumento ainda maior desse sentido estar apoiado nas crenças religiosas. Com a cultura vigente de que a erudição é oposta a fé, essas pessoas a renegam pelo medo de perderem o sentido de suas vidas, pois conhecer e assimilar novas informações requer capacidade de aceitar mudar o que se pensava antes, e isso não é uma tarefa agradável de início.
A subida de grau dos conflitos tem levado a uma frequência maior de violência extremismos, ataques as instituições públicas e privadas, enfraquecendo as mesmas, ao mesmo tempo que fortalece líderes que se utilizam do caos para justificar e legitimar um autoritarismo crescente pelo globo. A consequência disso é o agravamento das crises, da fome, da miséria, o enfraquecimento do estado de direito, que leva inevitavelmente a um maior desrespeito às leis e aos direitos humanos universais, e a negação de que, como os cientistas expõe, por conta dos níveis atuais de produção e consumo dos recursos disponíveis, a humanidade caminhe para um período de intensos desastres ambientes que podem culminar com o fim da vida como a conhecemos.
Com todas essas questões colocadas, fica evidente as tensões e conflitos sociais ocasionados entre os diversos grupos e suas formas diferentes de pensar e ver a vida. O que se vê é cada vez mais um ativismo e militância, gasto de energia e recursos em defender uma narrativa, do que propriamente resolver as crises atuais que persistem e se agravam.
ANGELMUSIC
BUENAS NOITES. =)
Olha, de inicio eu gostei da sua redação.
>Percebi que você domina bem a norma padrão da língua portuguesa.
> consegui identifica a sua tese. Isso é o primeiro ponto que o leitor de vê observar em sua redação . POREM TOME MUITO CUIDADO, NO QUE DIZ RESPEITO A ESTRUTURA DE UM INTRODUÇÃO DA REDAÇÃO DISSERTATIVA-ARGUMENTATIVA. POIS ESTA MUITO MAIOR DO QUE OS DEMAIS PARÁGRAFOS.
> Usou conectivos.
> Percebi coerência nos seus parágrafos, pois os mesmo se ligam com as ideias expostas. Todavia, contém muita informação, você poderia ter selecionado a parte principal que seria argumentada e montar o seu texto.
>Argumentação ( parágrafos do desenvolvimento) , achei bem estruturado. Encontrei a presença de argumentação. ISSO CONTA MUITOS PONTOS. EXPOR DADOS AJUDA MUITO TAMBÉM. PORÉM CONTEM MUITA INFORMAÇÃO, FICANDO 50% CONFUSO O SEU TEXTO.
> CONCLUSÃO: Respeitou os direitos humanos, expões uma proposta boa. PORÉM NÃO HÁ DESENVOLVEU MUITO BEM, SENTI FALTA DOS AGENTES MAIS ESPECIFICADOS / DETALHADOS.
SEGUE ABAIXO A CORREÇÃO MEDIANTE AS COMPETÊNCIAS DO ENEM;
> Competência I : 180
> Competência II : 160
> Competência III: 180
>Competência IV: 120
> Competência V: 160
PRESTE ATENÇÃO SOMENTE, COM O EXCESSO DA EXPOSIÇÃO DE VIRGULAS PRÓXIMAS, ISSO TORNA CANSATIVO AO LEITOR, E DÁ A ENTENDER QUE VOCÊ FEZ UM SEPARAMENTO DE IDEIAS , ( não conseguindo argumentar mais na sua redação ) .
DICAS:
> REDAÇÃO DISSERTATIVA- ARGUMENTATIVA: O COBRADO É SOMENTE 4 PARÁGRAFOS.
1- DE INTRODUÇÃO. 2 -DESENVOLVIMETO E 1- DE CONCLUSÃO.
> Introdução ( IDEAL DE 5 A 6 LINHAS ).
É o início do texto, contendo o tema a ser desenvolvido, exposto com muita clareza. Envolve o problema a ser analisado. Geralmente pode ser exposto em apenas um parágrafo.
Uma introdução não deve ser muito longa para não desmotivar ou ficar cansativa para o leitor. Se a redação tiver trinta linhas, aconselha-se a que o escritor use de quatro a seis
LINHAS para a parte introdutória.
Desenvolvimento ( IDEAL DE 7 A 9 LINHAS) -> cada parágrafo.
É o corpo do texto, onde se organiza o pensamento. Compõem os argumentos que no caso é o posicionamento adotado. Os argumentos podem se classificar em: argumento de autoridade, argumento por ilustração, argumento do pensamento lógico, argumentação de prova concreta e argumentação de competência linguística.
Argumento de prova concreta é uma prova concreta seja de lei, dados estatísticos, fatos do conhecimento geral, como o reforço da idéia defendida. Argumento da competência linguística é o uso da incorreção gramatical que gera problemas na coerência do texto. OU SEJA NOS DOIS PARÁGRAFOS DO DESENVOLVIMENTOS VOCÊ VAI DEFENDER O SEU PONTO DE VISTA (TESE), LEMBRE-SE QUE PELO MENOS UM DOS DOIS PARÁGRAFOS DEVE CONTER DADOS, CITAÇÕES, PENSAMENTOS….. E O OUTRO O SEU REPERTÓRIO- argumentação em defesa da sua tese.
Conclusão
É a síntese do problema tratado no decorrer do texto, fechamento da redação. Se a redação está planejada para trinta linhas, a parte da conclusão deve ter quatro a seis linhas.
Na conclusão, as ideias tratadas no texto propõem uma solução. O ponto de vista do escritor, apesar de ter aparecido nas outras partes, adquire maior destaque na conclusão. Não é necessário que a Conclusão comntenha somente de 4 a 6 linhas , porém se você fez sua redação e sobrou mais linhas na folha, quanto mais detalhada melhor.
AGENTES:
– AGENTE: Órgão do Governo.
– AÇÃO: Atividade que será relizada em favor do problema.
-MEIO: Através do que essa ação será realizada( REDES SOCIAIS, ESCOLAS…..)
-DETALHAMENTO: Explicação de sua proposta.
– RESULTADO: O que aquela ação trará de ponto positivo para a sociedade.
ESPERO TER AJUDADO , CONTINUE PRATICANDO, MUITO SUCESSO ^_^
Daniel Barbosa
Achei sua introdução boa, porém muito grande e com verbo gerúndio, na redações do Enem tente evitar essas palavras terminadas em …ndo.
Em seu desenvolvimento, deveria ser completo com 4 períodos e com um desfecho crítico.
Sua intervenção ficou incompleta, tenta fazer redações completas usando os modelos de redações nota 1000, ai no meu perfil, tem um link que vai para Youtube tem modelo de redações.
Você escreve bem, falta procurar organizar as suas ideias e fazer redações completas… sucesso e boa sorte
Competência 1
Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 120
Competência 2
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 120
Competência 3
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 120
Competência 4
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 140
Competência 5
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 160
Nota Final
660