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Tema: Educação Nos Presídios Brasileiros – ENEM

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A série “Orange Is The New Black” produzida pela Netflix mostra, em um de seus episódios, a revolta das detentas que não possuem acesso à educação pela falta de incentivos públicos e a má gestão dos diretores de presídios. Embora seja uma obra fictícia, a produção relaciona-se com a marginalização da educação nos presídios brasileiros no século XXI. Dessa forma, os desafios na resolução da problemática se dão em razão da ideia de punição nas cadeias e a falta de incentivo à educação.

A priori, é preciso salientar que a ideia de punição no sistema carcerário é uma causa latente do problema. Segundo Foucault, o funcionamento da prisão cria delinquentes aos invés de devolvê-los à liberdade. Diante disso, verifica-se a banalização da ideia de ressocialização e educação visto que a sociedade enxerga os presos como pessoas que necessitam de punição, o que ajuda a perpetuar a ideologia punitiva e que todo preso sempre será um criminoso.

Em paralelo, outra causa que configura a problemática é a falta de incentivo à educação. Segundo o portal do Governo Brasileiro, 1 a cada 10 detentos brasileiros participa das atividades educacionais oferecidas nas prisões. Nesse sentido, a escassez de estímulos à educação reverbera na reincidência dos crimes cometidos pelos presos uma vez que não há outras opções a não ser o crime, ou seja, a garantia de uma boa educação é uma forma de regresso para a sociedade.

Dessa forma, para que a educação seja de fato valorizada e implantada no sistema prisional brasileiro medidas devem ser tomadas. Cabe ao Ministério da Segurança juntamente com o Ministério da Educação terem acesso a verbas para a criação de novas salas de aula e contratarem professores competentes, as aulas podem ocorrer em diferentes períodos a fim de que todos os indivíduos sejam incluídos. Além disso, as instituições escolares devem oferecer palestras sobre a importância da ressocialização para que todos saibam a notoriedade disto. A partir dessas medidas, o Brasil poderá superar as lesões apresentadas.

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3 Correções

  1. Nota 1 – 180– demonstra um bom domínio da norma padrão, apresentando pouquíssimos desvio gramatical leve e de convenções da escrita.
    Nota 2 – 200– desenvolve bem o tema proposto, explorando os principais aspectos.
    Nota 3 – 200- A argumentação é consistente e revela excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
    Nota 4 – 200– demonstra domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
    Nota 5 – 160 – elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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  2. HELLO !

    CORREÇÃO POR Competências:

    Nota 1 – 180– demonstra um bom domínio da norma padrão, apresentando pouquíssimos ou nenhum desvio gramatical leve e de convenções da escrita.
    Nota 2 – 200– desenvolve bem o tema proposto, explorando os principais aspectos.
    Nota 3 – 180– A argumentação é consistente e revela excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
    Nota 4 – 180– demonstra domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
    Nota 5 – 160 – elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto. DETALHE SOMENTE UM POUCO MAIS, DESSA FORMA FECHARÁS OS 200 PONTOS NA COMPETÊNCIA 5.

    Você escreve muito bem, Parabéns! Boa introdução, desenvolvimento e conclusão.

    Continue assim e sucesso ^_^

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  3. 1 parágrafo : Vc colocou “má gestão dos diretores de presídios” mas não citou isso no decorrer do seu texto, e isso pode tirar pontos por faltade planejamento na estrutura do texto, então deixa só “acesso à educação pela falta de incentivos públicos”

    D1: acho que vc fugiu um pouco do tema , vc conseguiu retomar a sua ideia colocada da introdução, parece uma ideia muito forçada , que vc foi tentando encaixar , não fica muito claro para o corretor, vc citou preso 2 vezes, tenta procurar sinônimos

    D2: O seu 2 desenvolvimento está bom, vc conseguiu desenvolver o repertório, mas minha duvids é essa: “…1 a cada 10 detentos brasileiros participa das atividades educacionais oferecidas nas prisões. Nesse sentido, a escassez de estímulos à educação reverbera na reincidência dos crimes…” Então não estão oferecendo atividades educacionais suficientes ou eles não querem participar? é importante deixar claro.

    Conclusão: Vc apresenta duas soluções para o problema: a 1 tem essa frase que tem uma colocação errada do verbo: ” verbas para a criação de novas salas de aula e contratarem professores” fica melhor se vc colocar ” verbas para a criação de novas salas de aula e para que contratem professores”, vc só tem 4 agentes:
    Agente -Ministério da Segurança juntamente com o Ministério da Educação
    Ação -criação de novas salas de aula e contratarem professores competentes
    Modo- as aulas podem ocorrer em diferentes períodos
    Finalidade- a fim de que todos os indivíduos sejam incluídos

    Na 2 solução
    Agente-instituições escolares
    Acão-oferecer palestras sobre a importância da ressocialização
    Finalidade-para que todos saibam a notoriedade disto

    É importante vc saber que pra vc conseguir 200 na conclusão é necessario os 5 agentes, e na ultima frase tenta retomar a primeira citaçaõ feita na introdução, isso dá a ideia de planejamento textual

    Acho que sua nota estaria em torno dos : 840

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