Desde as Grandes Navegações do século XVI, percebe-se a valorização de substâncias narcóticas e a comercialização dessas para gerar lucro àqueles que investem no sustento do vício dos dependentes. Similarmente, sabe-se que, apesar de ter sido comprovado os malefícios da prática tabagista no final do século XX, os filmes e séries influenciam os jovens a continuarem com essa atividade no Brasil. Entretanto, é relevante analisar a orientação educacional e os desafios e serem superados por parte dos consumidores.
Outrossim, conforme o filósofo Platão, ´´A orientação da educação marca a conduta ulterior“. Nesse sentido, o grande número de pessoas que fazem o uso do tabaco nos dias atuais é o reflexo da deficiente orientação educacional. Dessa maneira, os indivíduos têm pouco conhecimento acerca dos malefícios de tal prática e acabam não abandonando, pois as empresas cinematográficas passam a ideia de que o consumo dessa droga é boa e que não há risco algum para a saúde humana. Nesse aspecto, é perceptível, em diversas cenas, os atores consumindo maços de cigarro ou até mesmo, eletrônicos em festas, mostrando-se felizes e saudáveis, enquanto no ambiente escolar, esse assunto é tido como um tabu para crianças e adolescentes.
Ademais, vale ressaltar o grande desafio a ser superado pelo consumidor, já que isso é altamente viciante. De acordo com a filósofa Simone de Beavouir, ´´O pior dos problemas sociais, é que o povo se habituou a eles“. Tal fato, é um problema de saúde pública, uma vez que, o vício traz consequências drásticas à saúde dos usuários a longo prazo, como, doenças cardiovasculares e cancerígenas, por exemplo, o câncer de pulmão.
Destarte, algo precisa ser feito com urgência para amenizar a questão. Logo, o Ministério da Saúde, em parceria com a Anvisa, deve promover campanhas publicitárias, debates em horários nobres, na Rede Globo e Record, fomentando a conscientização sobre os riscos desse objeto tóxico. Além disso, os mesmos devem efetivar palestras nas escolas, apresentando documentários que mostrem uma crítica a esse tema e, a dedicação no diálogo com os estudantes para engajá-los e despertar o senso crítico acerca desse problema. Nesse sentido, o fito de tal ação é incentivá-los a sair dessa dependência química, oferecendo também alternativas para um bom tratamento para que possamos reduzir as doenças da população. Somente assim, o tabagismo no Brasil será gradativamente erradicado.
OBS: Coloquem notas de acordo com as competências do ENEM, por favor. Obrigado(a)!
CeciliaSantanaC
Boa noite, tudo bem? primeiramente gostaria de parabenizar o seu texto pela estruturação, coesão, vocábulo e a pertinência argumentativa durante todo o seu texto. você organiza bem suas ideias e coloca de um jeito muito bom no seu texto, A única coisa que eu posso dizer é para no momento de citar filmes, como nesse caso eu sei que há muitos onde ocorre essa problemática, seria legal se você citasse pelo menos um onde o reflexo dessa questão é maior. Fora isso, meus parabéns pelo seu texto, está incrível!!!
Livia_
C1: 120
intro: Usou conectivo errado no “Entretanto é relevante analisar…” o certo seria: Nesse contexto é relevante analisar…
arg 1: * conforme o filósofo Platão, ´´A orientação… O certo é colocar ( : ) pra começar uma citação com letra maiúscula. Se for fazer uma citação sem os dois pontos ficaria assim: Conforme o filósofo Platão, a orientação da educação marca a conduta ulterior.
* erro na ortográfico na frase: “o grande número de pessoas que fazem o uso do tabaco nos dias atuais é o reflexo da >deficiente< orientação educacional." O certo é DEFICIÊNCIA na orientação educacional.
arg 2: * erro na posição da vírgula (Tal fato,)
conclusão: * ao invés de colocar especificamente essas emissoras "na Rede Globo e Record,…" coloque: nas redes de televisão brasileira.
* erro na posição da vírgula: …"crítica a esse tema e, a dedicação no diálogo…"
* erro de conectivo "Nesse sentido…" seria melhor se colocasse "Sendo assim, a consequência de tal ação…"
*erro ortográfico: "o *fito* de tal ação…"
* "…para que possamos reduzir as doenças da população." o tema central fala sobre tabagismo, então daria mais sentido colocar assim: "…para reduzir as consequências do vício no tabagismo do parâmetro nacional."
C2: 200
C3: 200
C4: 200
C5: 160
detalhe melhor a conclusão conforme o macete (quem vai fazer, o que vai fazer, como vai fazer, a finalidade e os efeitos)