O artigo 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 garante que todo o ser humano tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a saúde e bem-estar de si e de sua familia. Em contrapartida, na prática, tais direitos em sua maioria, não têm sido efetivados, visto que os desafios da alimentação escolar no Brasil são ocasionados ora pela existência da merenda como única refeição ora pelos distúrbios alimentares.
De acordo com a Universidade de Ohio, nos EUA, a criança que não é bem alimentada tem o aprendizado prejudicado e,portanto, baixa performace escolar. Sob tal ótica, no Brasil, muitas crianças são afetadas pelo fato de que a renda per capita é insuficiente para garantir uma alimentação adequada, consequentemente, muitas crianças obtém a merenda escolar como única refeição ao longo do dia. Diante disso, e notável que o investimento na alimentação familiar não só garante uma boa refeição como também resultados promissores no futuro dos estudantes.
Em segundo lugar, a existência de distúrbios alimentares influenciam diretamente a vida estudantil dos alunos, uma vez que muitos pais não conseguem detectar a origem do aparecimento de possíveis doenças, as quais em sua maioria estão vinculadas com a má alimentação. Nesse ínterm, a existência de programas, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar garante o acesso à merenda escolar e acompanhamento de nutricionistas. Entretanto, ainda existem escolas que não possuem fundos suficientes para a contratação desses profissionais.
Portanto, é necessário a tomada de medidas atenuadas ao entrave abordado. Logo, cabe ao Ministerio da Educação em parceria com o governo, através do aprimoramento dos programas educacionais investirem em parcerias com indústrias alimentícias, com fito de garantir uma alimentação variada no cardápio escolar para os alunos da rede estadual. Assim, o aprendizado e a boa performace escolar irão fazer parte do cotidiano dos alunos.
ME AJUDEMMMM!!!! Desde já agradeço <3
AnselmoA
C1- 200. Debora, há, no seu texto, dois erros de paralelismo sintático, dois de concordância, alguma vírgula alí, mas que não compromete o seu texto. Não tenho muita afinidade com a gramática, porém acho que sua nota deveria ser entre 180 a 200.
Paralelismo->a saúde e (o) bem-estar. garante o acesso à merenda escolar e (ao).
Concordância ->”influenciam” e investirem”.
Não vou citar os erros de vírgulas (sorry).
Há também algumas inadequações, como a repetição de muitas crianças e, desculpe, mas o que tem a ver a renda per capita garantir a alimentação?
C2 – 120.Debora, você não tagenciou o tema, mas quem sabe deixar-lo mais explícito não seja uma boa? Seu texto é do tipo dissertativo-argumentativo e tem 3 partes completas. Sobre sua argumentação, você possui 3 repertórios- não sei se estão nos textos motivados-, mas atente-se ao uso deles. Suas outras áreas do conhecimento são legitimadas, entretanto nem são pertinentes nem produtivas. Seria ideal que você procurar relaciona-las ao tema proposto.
C3 -160.O seu texto apresenta algumas falhas de projeto de texto. Lembra da suas teses?
“tais direitos em sua maioria, não têm sido efetivados”, “existência da merenda como única refeição” distúrbios alimentares”. Seu primeiro e o segundo desenvolvimento ou não atende ou tagencia ao que você propôs.
C4 – 200.Na competência 4, eu não encontrei
nenhuma inadequaçâo de conectivos/nexos. Há também um repertório variado de conectivos.
C5 – 160. Debora, nessa competência, segundo o manual do corretor, você deveria ter agente, ação, meio, finalidade e detalhamento. Você propusera quatro desses itens.
Agente ->”Ministerio” da Educação e o governo. O Ministério da Educação não faz parte do governo?
Meio->através do aprimoramento dos programas educacionais
Ação->”investirem” em parcerias com indústrias alimentícias. Lembre-se da concordância. Você deveria usar investir.
Finalidade/Efeito->com fito de garantir uma alimentação variada no cardápio escolar para os alunos da rede estadual.
Detalhamento-> Faltou
Nota:840
Parabéns, debora. Por favor, continue escrevendo outras redações. você tem potencial, como diria minha amiga shameika lrisos). Abraços, espero que tenha gostado de minha correção.
futura_contadora
C1( Domínio da modalidade escrita formal): 180
C2(Compreender a proposta de redação e aplicar conceito de várias áreas do conhecimento e desenvolver o tema na estrutura dissertativo-argumentativo): 180
C3(Selecionar organizar e interpretar informações,fatos, e opiniões); 180
C4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação:200
C5(Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos):160
NOTA;900
Vhgujkjkh
Olá, procure marcar sua tese de forma mais clara e enfática, você só citou, desenvolva melhor também os argumentos citados, dando uma pequena explicação de cada um.
O tema é :Os desafios da alimentação escolar no Brasil, mas você, ao invés de criticar o Estado pela falta de merenda, por exemplo, elogia o Estado , ficou um pouco contraditório .
No arg 2, procure relacionar elhor o trabalho desse s profissionais à descoberta desses distúrbios, e cite também as consequências da falta deles.
A intervenção ficou boa,mas uma sugestão é que você faça uma pequena resolução também pro arg 2
Espero ter ajudado
Cachoeira
legenda: [ ] Frase original | { } Frase Sugestiva
3°P: [aparecimento] {surgimento}
1°P: Você já está começando com sua tese logo no primeiro paragrafo e nas primeiras palavras, deixe o primeiro paragrafo para introdução da tua redação, não desenvolva a tese no primeiro paragrafo. Na introdução você vai falar de alguns aspectos da sua tese, curiosidades do tema, essas coisas. Não fica repetindo as palavras, você repetiu ora 2 vezes, nos seus estudos de redação fique com o site de sinônimos e antônimos aberto para pesquisas de novas palavras.
2°P:”..nos EUA, a criança que não [é bem alimentada] {são bem alimentadas} tem o aprendizado prejudicado” | Dê uma revisada nas regras de virgulação.
3°P: Não sei ainda se existe regra pra isso mas acho que não fica legal você iniciar um paragrafo com ‘primeiro lugar, segundo lugar’, acho q não fica formal colocando seus argumentos em um pódio.
4°P: Sua conclusão foi bem desenvolvida está top, sem contar os erros de virgulação.
Emilly Rocha
O texto ficou soube argumentar o tema, trouxe um bom repertório e soube desenvolver.
Considerações:
INTRODUÇÃO: Eu trocaria, questão de gosto, as palavras “ora” na introdução.
DESENVOLVIMENTO 1: Tiraria esse “portanto”
DESENVOLVIMENTO 2: Tiraria o “Em segundo lugar” no começo na minha opinião fica parecendo um relatório de Química. Ou trocaria por outro elemento.
CONCLUSÃO: Ao invés de “rede estadual” coloca “rede de ensino público”.
De resto o teu texto tá ótimo não possue desvios alarmantes da norma culta.