O advento da globalização trouxe em massa a comunicação digital, visando em selecionar uns e excluir outros. A produção de informações enganosas se tornou algo relevante no intuito de desinformar o indivíduo.
Ademais, até que ponto o indivíduo sabe se a informação é verídica. não é uma situação a ser compreendida, hoje a produção de informações circulam muito rápido e abrange sua grande maioria, através de telejornais, redes sociais e grupos pessoais. Muitas dessas informações não são considerada verídica, as chamadas fake news, no propósito de desinformar a população. Nesse sentido, conscientização e o comportamento social em fiscalizar e denunciar as disseminações enganosas.
A participação da sociedade nas denuncias de informações enganosas. É fundamental, com o apoio popular e social, para reprimir e denunciar as informações com o seu objetivo de machismo, homofóbico e misógino.
Portanto, fica claro com as ideias mencionadas, é fundamental a importância da sociedade no combate e a fiscalização de denuncias e a sua força tarefa. É necessário que os órgãos das redes sociais de sua competência excluir esses perfis falsos no intuito de disseminar mensagens de ódio.
GiovannaP
Oi Bruno , espero que esteja bem!
Acredito que alguns pontos devem ser melhorados na sua redação:
Aperfeiçoar a gramática, uso de crase , vírgulas,etc.
(Devido aos erros gramaticais que tem ,na COMPETÊNCIA 1 te daria a nota 140).
Melhorar a estrutura da sua redação , está um pouco desproporcional , a introdução deve ser um pouquinho maior do que você fez , os 2 desenvolvimentos devem ser os parágrafos maiores e de preferência proporcionais , o seu D1 ficou bom , mas o D2 ficou curto. Apesar disso você compreendeu a proposta de redação.
(na COMPETÊNCIA 2 te daria a nota 180)
Sua introdução precisa de uma alusão (algum filme , frase de filósofo ou trecho de música que combine com o tema ) , acredito que você tambem precise deixar sua tese clara.
Nos dois desenvolvimentos você precisa apresentar sua tese novamente e defende-lá através de dados concretos ( pesquisas por exemplo do IBGE, G1 ,OMS, etc).
(Na COMPETÊNCIA 3 te daria a nota 160)
Precisa de mais conectivos.
(Na COMPETÊNCIA 4 te daria nota 140)
Sua conclusão ficou vaga, sugiro que pesquise sobre os 5 elementos da prosposta de intervenção.
(Na COMPETÊNCIA 5 te daria 160)
Isso tudo que citei tem me ajudado bastante, e espero que te ajude também, sucesso.💛
Daniel Barbosa
Caro Colega, a sua redação não está como o Enem pede, sua introdução está resumida demais, e o parágrafo de desenvolvimento, deve ter 4 períodos. O primeiro é o Tópico frasal, o segundo o Repertório Sociocultural, o terceiro deve apresentar a Contextualização do repertório, ou seja, argumentos que relacionam o repertório ou problema que se discute, por fim o último período você deve fazer um Desfecho crítico. Está muito resumido seu desenvolvimento e sem um desfecho crítico a altura, tente concerta-lo..
Você escreve bem, mas tem que procurar como escreve uma boa redação nas normas certa, no meu perfil tem o canal do youtube, tente ver la modelos de redações completas para te ajudar… Siga em frente, falta apenas você ter as técnicas para chegar a redação nota 100.
Sucesso e muita sorte!
Competência 1
Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 120
Competência 2
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 120
Competência 3
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 120
Competência 4
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 140
Competência 5
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 160
Nota Final
660
Sophia Costa
O advento da globalização trouxe em massa, (adverbio deslocado necessita de vírgula) a comunicação digital, visando em selecionar uns e excluir outros. A produção de informações enganosas se tornou algo relevante no intuito de desinformar o indivíduo. (Tenta desenvolver mais a introdução.)
Ademais, até que ponto o indivíduo sabe se a informação é verídica. Não(Letra maiuscula) é uma situação a ser compreendida, hoje, (vírgula) a produção de informações circula (erro de concordancia verbal aqui quem circula é a produção, logo, está no singular) muito rápido e abrange (não faz muito sentido) sua grande maioria, através de telejornais, redes sociais e grupos pessoais. (esse periodo não faz muito sentido) Muitas dessas informações não são consideradas verídicas (concordancia nominal), as chamadas fake news,(“elas têm o propósito..” esse “no” nao deixa o periodo coerente) no propósito de desinformar a população. Nesse sentido, conscientização e o comportamento social em fiscalizar e denunciar as disseminações enganosas.(Num geral ,esse paragrafo não está muito coeso, )
A participação da sociedade nas denuncias de informações enganosas (não se separa sujeito de predicado) é fundamental, com o apoio popular e social(essa oração é redundante eu tiraria), para reprimir e denunciar as informações com o seu objetivo de(retirar) machismo(machista), homofóbico e misógino.
Portanto, fica claro com as ideias mencionadas, (faltou algo pra ligar as duas orações como um “que”) é fundamental a importância da sociedade no combate e a fiscalização de denuncias e a sua força tarefa. É necessário que os órgãos das redes sociais de sua competência excluir esses perfis falsos no intuito de disseminar mensagens de ódio.
Oiii, então corrigi alguns erros semânticos que eu encontrei entre parenteses ali em cima. Num geral, senti falta de um maior desenvolvimento dos argumentos. Tenta usar mais elementos coesivos no teu texto também. Fora isso, na hora de escrever a conclusão tenta responder essas perguntas aqui: Quem? O que? Para quem? Através do que? Com o objetivo de?
Espero ter ajudado :)
ANGELMUSIC
BOA NOITE ! Bruno 189.
SEGUE ABAIXO A CORREÇÃO.
Competências:
Nota 1 – 160 – demonstra um bom domínio da norma padrão, apresentando pouquíssimos ou nenhum desvio gramatical leve e de convenções da escrita.
Nota 2 – 140 – desenvolve bem o tema proposto, explorando os principais aspectos.
Nota 3 – 100 – A argumentação é consistente e revela excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
Nota 4 – 120 – demonstra domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
Nota 5 – 120 – elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Os meios para colocar a proposta em prática também ficam implícitos.
> OBSERVANDO E LENDO O SEU TEXTO, LOGO PERCEBO QUE O MESMO NÃO ESTÁ DE ACORDO COM OS CRITÉRIOS COBRADOS NO ENEM, POIS A SUA REDAÇÃO APRESENTA : PARÁGRAFOS CURTOS, CONCLUSÃO INCOMPLETA (não contém a presença de todos os agentes), ARGUMENTOS DE CURTO TAMANHO….
> Procure estudar mais um pouco, a questão da estrutura de uma redação dissertativa-argumentativa.
>Estude mais conectivos, se possível decore os mais importantes eles te ajudam muito na montagem do texto.
> Na hora que for montar a sua introdução, se atente mais na sua tese ( o seu ponto de vista), procure também dar uma leve pincelada no tema que vais abordar na redação, não esquecendo de levar em primeiro lugar o seu ponto de vista sobre o problema abordado, isso leva o corretor avaliar melhor sua introdução.
Sucesso na próxima….
ESPERO TER AJUDADO ^_^