Aprendiz

Como a alienação afeta o individuo? (MODELO DE REDAÇÃO UEMA)

  • 0

Tema: O dilema do século XXI- excesso de informação, pouco conhecimento e escassa sabedoria

Como a alienação afeta o indivíduo?

Atualmente, vivemos em meio a revolução técnico-cientifica, esta nos trouxe inúmeras inovações, sendo que a principal é a internet, através desta temos acesso a informações em tempo real, todavia, esta tecnologia não só nos traz benefícios, um dos principais problemas é a veracidade de informações. Segundo George Orwell um famoso escritor, “O homem é tão bom quanto seu desenvolvimento tecnológico o permite ser”, em paralelo a isso a internet, “a terra de ninguém”, por não ter regras permite que os homens façam o que queiram.

Na obra “Macunaíma”, quando o herói chega à cidade grande fica maravilhado e ao mesmo tempo assustado com todas aquelas inovações, logo tratou de ir aprendendo sobre todas aquelas novidades. Paralelamente, o mundo moderno parece ter sentido inverso ao de Macunaíma que questiona e indaga sobre as novidades, a inovação nos trouxe acomodação e relaxamento, cada vez mais o indivíduo torna-se alienado.

A pandemia de Sars-Cov-2, nos mostra o quanto o repasse de informações sem a mínima verificação é perigoso, essas informações falsas deram fim a vida de muitos, um exemplo foi a falsa informação que o medicamento conhecido como MMS seria um atenuante ao Covid, todavia na composição química o medicamentos tinha substancias semelhantes a da “água sanitária”. Como diz Bauman, “as redes sociais são uteis, mas são uma armadilha”, é preciso cada vez mais que o indivíduo estabeleça critérios antes de divulgar estas informações.

Logo, nós como indivíduos pensantes devemos refletir sobre as informações que nos são dadas, usando bases e fontes seguras ou até mesmo páginas que já publicam a informação revisada, como G1 ou Uol, ou jornais como “El Pais”, “Folha de São Paulo”. É necessário que tenhamos o espanto de Macunaíma, pois a partir isto nos induzirá curiosidade, por fim, como diria o pensador e filosofo Platão, “só sei que nada sei”, devemos permanecer humildes, criticar, avaliar e aprender.

Compartilhar

1 Correção

  1. Boa noite! Tudo bem? Segue abaixo minha correção para o seu texto, com considerações finais.

    INTRODUÇÃO: Todo texto dissertativo-argumentativo precisa iniciar de uma ou mais informações com sentido e, posteriormente, um motivo, que justifica a razão pela qual o texto é escrito. Sua redação começa com uma frase muito longa, sendo o mais recomendado resumir a primeira afirmação em, no máximo, duas linhas. Essa frase inicial irá nortear o caráter da sua redação, sem necessariamente transcrever o tema, ainda. Também sobre a primeira frase, temos várias informações muito relevantes que estão postas de uma forma apressada. É necessário iniciar e finalizar uma ideia para que uma nova venha a surgir. Todas elas irão compor seus desenvolvimentos.
    Você fala, ao final dessa primeira frase, que um dos problemas referentes ao tema é a veracidade das informações, mas não diz o real sentido para isso. A veracidade das informações precisa ser comprovada? Existe uma inconsistência sobre as informações publicadas na internet? Quais as consequências desse problema? A longo prazo, quais outros problemas vão surgir? Se esse é seu único gancho argumentativo, precisa iniciar a ideia e finalizar ela, justificando o motivo pela qual é válida e porquê você vai escrever sobre. A introdução faz um panorama geral sobre todo o texto, portanto, tudo o que está nela após a primeira frase, subentende-se que serão discutidos logo mais. Se isso não aparece no seu texto, existe uma inconsistência argumentativa e desvio do caráter dissertativo-argumentativo do texto. A afirmação pesada sobre a internet é justa, mas não casa bem com as ideias anteriores.
    A citação ao George Orwell é boa, combina com a temática, mas precisa estar presente em algum ponto futuro do seu texto! Senão ela fica sem propósito, mesmo sendo boa.

    DESENVOLVIMENTO I: Temos uma primeira citação válida, de conhecimento geral e de grande apreço na literatura, porém sem o nome do autor da obra. A princípio você descreve uma situação em que os indivíduos provenientes do campo terão um choque cultural e tecnológico ao entrarem em contato com o espaço urbano, mas não continua desenvolvendo essa ideia. A citação sobre a obra ficou indiferente. É perceptível aqui, a partir dessa citação, que você tentou referenciar a parte da introdução sobre as “inúmeras inovações”, porém sem especificar quais seriam as maiores inovações ou até mesmo os efeitos diretos. A alienação é posterior a uma série de eventos, que precedem a internet. (Cuidado ao referir-se para o leitor em primeira pessoa do plural).

    DESENVOLVIMENTO II: Novamente um erro de iniciação de parágrafo, a frase inicial é longa, portanto, dificulta a compreensão das informações. Resumir em até duas linhas a frase introdutória é essencial para que seu texto apresente coesão em nível regular. Atenção! Você começou o segundo desenvolvimento falando sobre a pandemia de covid-19, que não foi citada em nenhum momento anterior do texto, isso pode caracterizar tangenciamento do tema. Existe, a partir dessa primeira frase, um problema de progressão evidente, ao ponto em que você começa a discorrer sobre o medicamento. Se possível, cite um nome popularmente conhecido ou a denominação correta. Ao final do primeiro desenvolvimento, destaca-se uma citação do Zygmunt Bauman, sociólogo contemporâneo. A citação é, novamente, de prestígio, aceitação e familiaridade (especialmente para os corretores), mas colocada de forma inadequada. Para melhor encaixe:
    “De acordo com Zygmunt Bauman: “As redes sociais são úteis, mas são uma armadilha.”, portanto, é preciso que haja maior rigor na publicação e divulgação de notícias nas redes sociais, a fim de priorizar a veracidade das informações.”

    CONCLUSÃO: Novamente uma frase iniciada em primeira pessoa, cuidado! Aqui, na conclusão, você precisa apresentar uma proposta de intervenção que possua um agente, uma ação, a metodologia e a finalidade dessa proposta de intervenção, que deve ser uma forma de resolver o problema evidenciado no tema. “Quem vai fazer? O que será feito? Como será feito? Para quê?” Já resolve o problema de organização da proposta. Responda essas quatro perguntas, considerando seu tema, e terá uma boa proposta. Recomendo iniciar a conclusão com:

    “Faz-se necessário, portanto, (proposta)…”
    “Considerando os eventos anteriores, (proposta)…”
    “Destarte, é necessário que…(proposta”
    “Conclui-se que, (resumo do tema), faz-se necessário… (proposta)”

    CONSIDERAÇÕES FINAIS: O tema é muito bom e relevante, não só para o momento presente das sociedades que vivem a pandemia, mas também para um melhor desenvolvimento das estruturas sociais, auxiliado pelas tecnologias da informação. É necessário fazer maior vista grossa sobre a introdução, que vai adiantar todo o texto. Inicia a conclusão com uma frase referente ao tema e depois começa a articular os problemas e consequências daquele tema (que serão seus argumentos), finalizando com uma frase de opinião ou uma citação panorâmica.
    Sobre os desenvolvimentos, a estrutura não muda. A primeira frase vai trazer algo que sirva como introdução ao primeiro argumento e, logo em seguida, você vai começar a discorrer sobre o primeiro argumento (da introdução). Finaliza com uma frase menor, que vai ligar ao segundo desenvolvimento. No segundo desenvolvimento, você vai começar com um conectivo (ainda numa frase curta), e discorrer o segundo argumento (também da introdução). Termina com uma frase de finalização, dando a entender que o texto já vai ser concluído a seguir.
    Na conclusão, começa com uma frase que deixe claro o ENCERRAMENTO DO TEXTO. Logo após essa frase, lança a proposta, e conclui com uma frase sua. Pode ser qualquer coisa, citação, referência literária, musical, histórica. Você quem decide!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.