A Constituição de 1988 afirma que todos possuem o direito à informação. Conquanto, ao analisar o contexto hodierno do Brasil, vê-se que as notícias falsas – termo em inglês “fake news” – representam um obstáculo para a execução de forma efetiva desse direito assegurado pela legislação, pois os conteúdos das informações são mentirosos e perigosos. Desse modo, faz-se necessário a modificação desse cenário desfavorável, o qual possui como causas: a carência de debates acerca do tema nas escolas e a falta de discernimento dos usuários.
Deve-se pontuar, de início, que as poucas discussões no ambiente escolar sobre o assunto têm sido um impasse. Isso porque, sob a ótica do pediatra Lauro Monteiro Filho, a escola não é apenas um local para ensino formal, mas também de formação cidadã. Sendo assim, a esfera educativa é essencial para poder oferecer ensinamentos sobre as problemáticas da coletividade – como os perigos das fake news. Além disso, de acordo com a Universidade de São Paulo, 12 milhões de pessoas divulgam notícias inverídicas no país, corroborando a relevância das instituições de ensino para lidar com o tema supracitado.
Em soma, é imperativo destacar que o desconhecimento dos usuários em relação a como diferenciar as informações falsas das verdadeiras compactua com a continuação do empecilho. Por esse prisma, o filósofo Zygmunt Bauman afirma que as redes sociais são muito úteis, mas são uma armadilha, pois apresentam ferramentas danosas para sociedade, por exemplo, a difusão de notícias mentirosas. Nesse sentido, é essencial que os indivíduos conheçam como realizar uma “filtragem” das informações recebidas, haja vista os potenciais que podem causar danos às pessoas, tais como o movimento antivacina, as questões políticas e os atos de intolerância.
É imprescindível, portanto, que medidas estratégicas sejam criadas para transformar esse panorama não favorável e perigoso. Logo, para que o corpo social possa ter conhecimento do assunto e, por conseguinte, conseguir fazer o discernimento das informações, urge que as escolas, com apoio do Ministério da Educação, faça uma campanha com a participação das comunidades, discentes e funcionários da instituição. Ademais, será executada por meio de palestras e gincanas, mostrando os danos das fake news e como verificar informações corretas. Assim, o direito assegurado pela Constituição será efetivamente realizado na sociedade brasileira.
emyletx
Olá, vamos lá
1- Você não apresentou tão bem as causas e perigos. Amei o texto, mas senti muita superficialidade na elaboração dos problemas.
2- As menções estão maravilhosas, coincidentemente hoje fiz uma redação ao qual citei o mesmo texto de Bauman e em outro texto citei o movimento antivacina.
3- Sua escrita é maravilhosa, extremamente leve e prazerosa. Provavelmente está num nível avançado.
4- Poderia se aprofundar mais nas questões políticas e atos de intolerância.
5- O exemplo do Pediatra foi bom mas ficou meio solto, volto novamente à profundidade do argumento.
6- A proposta de intervenção responde tais perguntas:
Quem fará?
O que fará?
Como fará?
Para quem fará?
Por que fará?
e a sua está boa, porém senti falta da resposta da quarta pergunta. LEMBRANDO QUE SÃO OBRIGATÓRIAS, MAS NÃO NECESSARIAMENTE NESTA ORDEM.
7- Senti falta de uma amarração melhor na conclusão, mencionar algo da introdução ou desenvolvimento.
C1- 200
c2-200
c3-160
c4-200
C5- 180
NOTA: 940
BARBARA BRUNA DE ALMEIDA
Olá, tudo bem ?
Adorei sua redação, você escreve muito bem, parabéns
Vou apenas citar alguns tópicos aqui que vale a pena comentar sobre sua redação
1-o primeiro repertório que você usou na introdução é ótimo, mas você pode conectar ele mais ao tema, pois ficou apenas a frase ali em cima, você pode ligar a primeira frase com a segunda e tirar o ponto final
2- sobre o uso de palavras estrangeiras não se preocupe tanto com elas , a cartilha do enem informa que pode usar palavras estrangeiras sim (contanto que ela sejam de fácil entendimento aquelas que o povo usa ”fake news” , internet e etc) e mesmo que seja escrita errada (mesmo assim faça um esforço para não errar ksksksk ) o enem não cobra ponto nisso segundo a cartilha de 2019
3- a tese está bem explicita na introdução o que é excelente
4-você utiliza muita informação no primeiro desenvolvimento , use só um pois assim você pode ”desmembrar” ele melhor
5-a primeira frase do seu segundo desenvolvimento ficou como um ”degrau”, pois você não finalizou ela, releia ela de novo e veja se consegue me entender ; )
6-no desenvolvimento 1 você colocou uma informação no seu ultimo paragrafo que não foi citado na tese da introdução e que até de certa forma é um pouco irrelevante pois é meio óbvio para o tema
7-na primeira frase da sua conclusão tem um erro (eu acredito que seja na hora de digitar não sei, veja: ”É imprescindível, portanto, que medidas estratégicas sem criadas para transformar”
8-na sua conclusão não tenho certeza se há um detalhamento, pois eu vejo que há um meio e logo depois o que parece ser o detalhamento, se for o caso tente deixar um separado do outro pra que eles não se juntem e vire uma coisa só
9-retomou o repertório da introdução, excelente
10-cuidado com períodos longos que deixam seu texto mais cansativo, como por exemplo o da conclusão
11-use alguns termos dissertativos pra deixar seu texto mais argumentativo
12- por fim queria dizer que seu texto é muito bom, você escreve muito bem msm, só fique atento ao tamanho dele dependendo da folha que vai usar (se for no caso do enem) talvez ele não caiba, inclusive percebi que em alguns textos meus isso acontecia
Enfim espero ter ajudado, não vou colocar nota por que não acho que eu seja justa nessa questão, mas espero que citando esses pontos eu tenha ajudado você a perceber alguns erros e assim você possa melhorar seus próximos textos , continue praticando e bons estudos ; )
Nicoli
oii, vim te ajudar
A introdução está maravilhosa, nenhum erro
seu d1 “formação cidadã” gostei que usou esse termo; ”fake news” faltou aspas porque é estrangeirismo, então sempre coloque; outra coisa é que faltou argumentação, já que vc usou dois repertórios, na próxima use somente o dado, e as palavras do pediatra vc pode se apropriar sem citar o nome e fortalecer a sua argumentação, ex; Isso porque, a escola não é apenas um local para o ensino formal, mas também exerce o crucial papel de formadora de bons cidadãos; tbm não use a palavra supracitado em um texto de 30 linhas é o que indica o corretor do me salva
o seu d2 ficou ótimo, na próxima faça o mesmo no d1
a conclusão teve os 5 elementos e fechamento circuito
não sei dar nota, mas aqui está minha mensagem com dicas, boa sorte
***PARABÉNS***