A prática do esporte tem unido culturas ao longo dos anos principalmente no futebol. Astros de todo o planeta com diferentes etnias em um único clube coexistem mas ainda assim a discriminação é algo existente entre os jogadores, comissão técnica e torcedores. Algo que deve ser mudado, pois isso nunca foi aceitável e nem irá ser.
Um dos casos mais famosos é o do jogador Mario Balotelli, o italiano e negro teve grande parte da sua carreira aterrorizada pelo racismo. O próprio fez várias campanhas com camisas e discursos mas nunca foi ouvido devidamente.
O futebol também se manifesta com casos de racismo acontecendo fora de campo. Após morte de George Floyd vários jogadores se sensibilizaram com o acontecido. Jogadores ajoelharam-se em campo, cederam minutos de silêncio e muito mais. Mas até em tempos de pandemia as redes sociais têm desempenhado um papel muito forte na disseminação de atos de ódio e racismo por meio de mensagem de torcedores preconceituosos.
A partir disso podemos ter uma ideia do quanto são necessárias ações para frear esse tipo de comportamento dos torcedores e dos profissionais envolvidos no esporte. Câmeras de segurança com reconhecimento facial, policiamento mais forte, tudo isso pode resolver o problema do racismo no futebol.
Voltando agora, texto baseado no modelo ENEM. Sem numeração de linhas.
Jessika Fernanda Pereira Nogueira
Olá! Tudo bem?
De acordo com sua redação, vou dar a minhas avaliações de acordo com o que faço quando vou escrever.
Sua introdução está boa, porém tente argumentar de acordo com a sua tese, ou seja, tenha sempre em mente a sua tese para que vc consiga provar ao leitor o que está defendendo.
Outra coisa importante é a interpretação de fatos, pois se vc apenas os citar, os argumentos ficarão vagos.
Bom, é isso!
Continue evoluindo!
Kaly Araújo
Total: 620 (no modelo ENEM).
C1: 120 pontos.
Falta vírgula em vários pontos do texto, como:
“A prática do esporte tem unido culturas ao longo dos anos principalmente no futebol”.
O certo seria:
“A prática do esporte tem unido culturas ao longo dos anos, principalmente no futebol”.
C2: 120.
Tem repertório, mas a estruturação do texto Dissertativo-Argumentativo está falha.
C3: 160.
Apesar de ter repertório, falta desenvolver mais ele.
C4: 180.
Use mais conectivos.
C5: 40.
Não está no modelo de intervenção ENEM, mas apresenta uma conclusão relacionada ao tema.
Feedback geral: se for uma redação que não tem como propósito o ENEM, daria uma nota 7,5, desenvolva melhor o tema. Agora, caso vise o ENEM, procure mais sobre o modelo estrutural de Redação, são erros fáceis de corrigir <3