No filme “Star Wars e a Vingança do Sith”, é mostrado que após uma série de mentiras do Imperador, o personagem principal acaba traindo as pessoas ao seu redor. O mesmo Imperador, com sede de poder, influencia o povo, o levando a acreditar que a República era falha, instaurando assim um império. Fora da ficção, a realidade não é diferente, visto que, as famosas fake news tem rondado as redes de comunicação, espalhando fatos e notícias de caráter duvidoso.
Infelizmente, tem se tornado cada vez mais comum esse tipo de coisa. As pessoas recebem mensagens, sem saber se são verdadeiras ou não, acabam repassando para conhecidos, criando uma corrente. Em tese, quando alguém expõe algo não verídico, certamente tem a intenção de, principalmente, manipular algo a seu favor e levar os outros a acreditar que aquilo realmente aconteceu. Um exemplo disso, foram as últimas eleições, onde informações falsas criaram cunho político e impactaram bastante na escolha do povo sobre cada um dos candidatos. Essas mesmas informações geraram inúmeros debates e disputas pelo comando das pesquisas.
Em revistas de fofoca e sites de entretenimento, é comum relatos sobre a vida de famosos serem expostas de forma tendenciosa, exagerando nos esclarecimentos e gerando desconforto na personalidade que está sendo exibida, acarretando em alguns casos em processos judiciais. Dentro da lei está o direito à liberdade de expressão, onde as pessoas podem se expressar sem medo de represálias e sem censura; é importante que essa liberdade seja respeitada, assim como o direito do outro. Sendo assim, apenas notícias verdadeiras devem ser levadas à tona.
É muito importante que as autoridades tomem providências acerca do assunto e que os usuários de redes sociais se politizem sobre os danos causados por uma notícia falsa. Sendo assim, para resolver o problema das fake news, cabe às autoridades ligadas à comunicações e ao poder legislativo, estreitar leis relacionadas às notícias vinculadas em jornais e revistas, tal como as mensagens difundidas em redes sociais, que punam os criadores de fake news. Somente assim, saberemos que as informações que lemos e espalhamos são realmente verdadeiras e devem ser levadas em conta.
(Gente, essa redação eu fiz para a minha prova de português, no entanto, o professor não deu uma nota ainda e eu queria saber se ele está bom. Vocês poderiam avaliar ele no estilo ENEM??)
AndreliseBatista
Olá, boa tarde!
Gostei de sua redação! gostei da forma como iniciou utilizando um elemento do seu repertório sócio-cultural, e isso é bem útil para aumentar sua nota. Notei diversos gerúndios no decorrer do seu texto (Ex: Instaurando, repassando, etc.) Palavras terminadas em ando, endo e indo dão um olhar informal para o seu texto recomendo que os substitua para torna-lo mais formal. Recomendo que utilize mais conjunções para deixar seus períodos melhor conectados também. No geral é isso ❤
BARBARA BRUNA DE ALMEIDA
Olá , tudo bem ? seu texto não é ruim no entanto há algumas coisas que são exigidas em uma redação dissertativa argumentativa
1- seu texto possui muitos gerúndios o que deixa a leitura dele menos fluida
2 – o termo ”o mesmo” não retoma frase
3 – sua introdução deveria ter as duas teses do desenvolvimento 1 e 2
4 – você focou muito no filme na sua introdução acho que é por isso que não tem as duas teses
5 – você utiliza poucos conectivos que são cobrados em uma das competências
6 – algumas partes do seu texto possuem informalidade o que é ruim pra esse tipo de texto
7 – o repertório que você utiliza no desenvolvimento 1 não é legitimado
8 – seu texto é bem expositivo , você pode deixa ele mais argumentativo usando termos dissertativos
9 – você utiliza no final sua conclusão a primeira pessoa do plural o texto deve ser na terceira pessoa
Não faço minhas correções de acordo com as competências, pois não acho que sou justa nesse quesito mas espero ter ajudado apontando alguns dos seus erros pra que possa ir melhorando sua redação e tomara que tenha tirado uma excelente nota , continue praticando e bons estudos ; )
VAVAGUIMA
Olá, gostei muito da sua redação, para mim teve um claro entendimento, senti falta de alguma citação de filósofo; procura ter algumas frases em mente mais neutras para poder ajudar nas tuas próximas redações. Outra coisa que poderia ser usada na tua redação é falar sobre consequências para quem comete injúria e difamação na internet.
Tudo de bom para ti.
Joaobarbosa20
Opa, tudo bem ? Gostei muito da sua redação ! No entanto, darei algumas dicas:
Introdução:
– Sugiro que tente ser mais breve quanto a contextualização.
– Gostei bastante da problematização
– Por fim, na introdução, você precisa deixar bem claro os dois argumentos que você vai escrever tanto no DESENVOLVIMENTO 1 quanto no DESENVOLVIMENTO 2.
Sugestão de reescrita: ( Talvez não tenha ficado excelente, mas acredito que te dará uma noção)
No filme “Star Wars e a Vingança do Sith” é demostrado que, após uma série de mentiras , o personagem principal manipula e influencia os indivíduos a seguirem os seus ideais. Fora da ficção, a realidade não é diferente, visto que, as famosas “fake News” têm rondado as redes de comunicação, espalhando fatos e notícias de caráter duvidoso. Diante disso, é imprescindível salientar não só a capacidade de manipulação das noticias falsas, mas também como essas podem afetar a liberdade de expressão na internet.
Desenvolvimento 1:
– É necessário que você utilize um conectivo que dê a ideia de inicio.
– Sua argumentação é boa, mas sugiro que seja direta
– Quando for utiliza exemplos como esse que você usou, é necessário algo que comprove o que está dizendo.
– Por fim, termine com uma reflexão critica
– Sugestão de reescrita a partir do seu paragráfo:
Em primeiro plano, é preciso considerar que tem se tornado cada vez mais comum à disseminação das “fake News” na contemporaneidade. Nesse sentido, segundo pesquisas realizadas pelo G1, em 2018, diversas informações falsas de cunho político impactaram a escolha de substancial parcela da população brasileira acerca de cada um dos candidatos nas eleições daquele ano, o que além de representar um grave problema de manipulação da capacidade critica dos cidadãos, teve participação direta na decisão dos representantes políticos atuais do país. Logo, enquanto não houver cautela contra notícias falsas no ambiente virtual, muitas pessoas serão influenciadas e manipuladas cotidianamente.