A metáfora “o Mito da Caverna”, preconizada pelo filósofo grego Platão, mostra pessoas encarceradas dentro de uma caverna, da qual o lado de fora só é visível por meio de sombras. Paralelamente, a depressão e a ansiedade no Brasil prende a sociedade numa visão pessimista e ilusória. A evolução da cultura produzida pelo avanço da era digital é um grande agravador que pode ser visto tanto pela passividade da população diante da problemática quanto pela pressão social contida na cultura.
Primeiramente, é importante destacar a passividade da população diante dos problema que a cerca. O aumento contínuo das informações produzidas pela era digital provoca a aceleração da mente coletiva que, por sua vez, atrapalha o enfrentamento de seus conflitos. Bem como pode ser observado na teoria da Inteligência Multifocal, do pesquisador Augusto Cury, o excesso de estímulos produz emoções angustiantes que dificulta a formação de ideias bem estruturadas e realistas. Assim, a população tende a sofrer pelos efeitos colaterais da contemporaneidade.
Outrossim é a pressão que a sociedade adotou da ideia de ser bem sucedido. Detalhadamente, a pressão da sociedade, sentida sobretudo em função dos jovens estudantes, é exercida pela variedade de crenças e obrigações a favor da ideia de um único modo ideal de vida. De mesmo modo, o Brasil lidera a América Latina nos índices de depressão e ansiedade mostrando que o país adotou com força essa cultura desgastante da qual a má gestão do avanço tecnológico apenas agrava.
Em síntese, medidas devem ser tomadas para estimular o enfrentamento dos problemas pela população bem como a mudança de sua perspectiva. O Ministério da Saúde (MS) deve propor campanhas à favor da saúde mental com o oferecimentos de consultas psicológicas no SUS. Em paralelo, também deve propor o acompanhamento psicológico de alunos e professores do ensino fundamental e médio; do qual, em ambos os casos, pode se utilizar estagiários da graduação para ocupar os cargos, através de um novo projeto de lei. Com isso, a sociedade enfim sairia da caverna de Platão.
Luna Barreto
Pontos históricos fazem com que a redação se torne completa e dá ao leitor a sensação de que quem escreveu estava confiante no momento da escrita. Os argumentos foram bons e são válidos mas talvez faltou um pouco de explicação e detalhamento no parágrafo da conclusão.
Sua redação teria 700-800 pontos sem dúvida!
Lua28
Redação bem estruturada.
Alguns erros gramaticais, como a ausência de vírgulas ou o emprego delas sem necessidade, como já foi citado em uma das correções anteriores. Nada que prejudicasse o entendimento do texto, mas seria penalizado.
Em geral, gostei da sua redação. Boa contextualização e argumentos bem colocados.
SuperTom
Demonstrar conhecimento da norma culta da língua escrita: sua gramática está muito boa.
Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: Você não fugiu do tema e apresentou fatos interessantes.
dizz_bruna
Oi,tudo bem?Vou colocar em tópicos o que notei na sua redação.
.”O Mito da Caverna” é o nome da metáfora,por isso precisa ser escrita com letra maiúscula (o artigo “o” está escrito com letra minúscula).
.Faltou o “s” da palavra “problema” no 2 parágrafo (deveria estar no plural,já que antes você usou a flexão “dos”).
.Não é necessário colocar vírgula após o nome da teoria do pesquisador no 2 parágrafo.
.Depois de “outrossim”deveria ter uma vírgula.
.Depois da palavra “ansiedade” no 3 parágrafo deveria ter uma vírgula.
.Falta um pouco mais de detalhamento na conclusão,principalmente para explicitar as consequências das ações tomadas.
.Você tem um bom vocabulário e a sua redação está bem estruturada.
Você está no caminho certo,continue praticando! 😊😊
jordluvjm
primeiramente amei a introdução com o mito da caverna achei muito uau de verdade.
eu achei sua redação muito boa, a introdução perfeita sério, nos desenvolvimentos muito bom também. na conclusão acredito que faltou um pouco mais de detalhamento.
acho que sua nota em modelo enem ficaria entre: 800~900.