É notável que o sistema público de sáude evoluiu ao passar dos séculos devido as guerras e as revoluções indrustriais. Em contrapartida, o sistema de sáude brasileiro encontra-se em um estado de precariedade, devido há diversos motivos complexos como a necessidade de investimento de capital e a demora no atendimento hospitalar.
Em primeira análise, vale frisar a precariedade do sistema único de saúde (SUS), que, apesar de oferecer acessibilidade à uma grande parcela necessitada da população, é um sistema extremamete lento. Como pode-se observar nos hospitais, imensas filas de espera para uma consulta médica. Além disso, devido o sucateamento da saúde, torna-se nítido a facilidade em que ocorre o desvio de verba, devido a fragilidade dos orgãos fiscalizadores.
Em segunda análise, a necessidade de investimento em infraestrutura hospitalar de demosntra evidente, varios casos de sucateamento hospitalar ocorrem no Brasil. Como pode-se observar no Hospital Getúlio Vargas, em Pernambuco, uma estrutura precária e a falta de utensilhos médicos. Evidenciando o estado precário da sáude brasileira.
Portanto, torna-se necessário a intervênção do Estado, fazendo parcerias empresáriais para investir em infraestrutura e reformas hospitalares, providenciando melhores condições de trabalho para os médicos. Além disso, o investimento em novas tecnologias para prestar um atendimento mais rápido e eficiente, diminuindo as filas de espera.
Flavia Roberta
Boa tarde!
Você poderia ter usado na introdução uma tese, e as problemáticas, mas você enfatizou muito bem quanto falou que o SUS precisa de investimos. É bom você citar algum dado junto com a fonte, uma citação. Sua ortografia é ótima, seu conhecimento cultural da gramatica também, é bom colocar o problema e a solução. Parabéns.
O sistema público não evoluiu exatamente pelas guerras e tudo mais, poderia ter substituído por argumento, um exemplo seria: “devido ao avanço tecnológico, e o descobrimento de ferramentas mais eficientes, a medicina alavancou e manter a saúde pública se tornou mais fácil…” e foi uma boa dizer sobre a falta de investimento.
Na parte “pesar de oferecer acessibilidade à uma grande parcela necessitada da população” poderia acrescentar dados de pesquisas como: 75% dos brasileiros dependem exclusivamente do SUS, que irá dar mais credibilidade a informação que está passando.
E na intervenção só faltou dizer o que isso irá resultar, você colocou tudo o que é necessário para resolver o problema, porém deveria colocar, por exemplo, “assim o sistema de saúde irá melhorar, e os casos de pessoas morrendo por falta de atendimento irá diminuir, a Saúde Pública será mais valorizada e irá se estabilizar… Etc.
Você usou bem as palavras e mostra que tem um bom conhecimento da gramático, o que é bem importante, eu gostei.