Iniciante

O impacto dos influenciadores digitais na formação dos jovens

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A canção “Desconstrução”, do cantor Tiago Iorc, aborda a influência do mundo de aparências das redes sociais na vida de uma jovem que decidi mudar sua personalidade para se encaixar nos padrões virtuais. Nesse sentido, estão inseridos os influenciadores digitais, celebridades que são usadas como instrumento pelo mercado para moldar os comportamentos e atitudes dos usuários de forma subconsciente. Com efeito, percebe-se a instalação de um grave problema em virtude da manipulação de opinião e da nova configuração de consumo na sociedade hodierna.

Em primeiro plano, o grau de influência sobre o senso comum dos internautas se baseia em três pilares: alcance, ressonância e relevância, isto é, o tamanho da audiência, a repercussão e a capacidade de engajamento entre o influenciador e seu público. Em função disso, a presença desses profissonais pode representar um fator na construção identitária de crianças e adolescentes, uma vez que, conforme Charles Caleb Colton, “A imitação é a forma mais sincera de adulação”. Em outras palavras, crianças tendem a imitar seus pais por vê-los como suas principais referenciais, enquanto jovens, que usualmente gastam mais tempo “on-line”, imitam o que vêem na Internet. Fica claro, portanto, o poder manipulativo dessas celebridades.

Além de se apresentarem como aspecto formador de personalidade da criança, os influenciadores tem poder no que se refere ao comportamento de consumo de seu público. Devido a incapacidade da Geração Alfa de separar o mundo real do virtual, teoria apresentada em Cibercultura, livro de Pierre Lévy, os jovens, ao se espelharem nessas celebridades, passam a compreender produtos como signos. Nesse contexto, surge a busca, por meio do consumo, de aumentar o valor sígnico do indivíduo, mais precisamente, cria-se uma concepção onde “ter” e “ser” são sinônimos.

Verifica-se, portanto, a necessidade de discutir-se acerca do poder das redes sociais na vida dos jovens. Sendo assim, cabem aos pais conhecer o conteúdo acessado por seus filhos nas redes sociais, por meio do supervisionamento e do diálogo aberto sobre a Internet, a fim de participar ativamente de suas vidas e gerar a conscientização sobre os perigos do mundo cibernético. Desse modo, a Geração Alfa não terá o mesmo fim que a personagem de Tiago Iorc.

 

 

Se puderem pontuar com competências e explicarem o motivo da nota em cada uma, ficarei grata! ❤️

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4 Correções

  1. Olá,sou uma aluna como você e vou colocar em tópicos o que notei ao longo do seu texto.
    OBSERVAÇÕES GERAIS
    .Sua introdução está excelente,a única coisa que eu notei foi que no contexto que você escreveu,o certo seria” decide”.”Decidi” é para a primeira pessoa do singular,no caso você está falando de uma menina,no caso” ela”,então o certo é “decide”.
    .No segundo paragráfo o certo é “referências”.No mesmo parágrafo eu notei outro desvio,pois o certo é “veem”.
    .No terceiro parágrafo o termo” tem” concorda com “os influenciadores “,por isso o certo é “têm”,pois concorda com um termo que está no plural.
    .Um desvio no uso de vírgula.
    .A sua proposta de intervenção está boa,porém,sempre procure adicionar um órgão público como agente da ação também,só para tornar a medida mais forte e precisa.
    OBSERVAÇÕES PARTICULARES:
    C1-140 (Devido aos erros gramaticais,concordância e aplicação de vírgula).
    C2-200 (Achei os seus argumentos bons).
    C3-180 (O seu texto está organizado e estruturado,o desconto de ponto foi pela questão da vírgula que não o deixou mais “limpo” do que já está).
    C4-180 (Você escreve muito bem,tem um vocabulário bom,o desconto de pontos foi por algumas repetições de algumas palavras que poderiam ser substituídas por outras,um exemplo é a palavra “jovem” que poderia ser trocada por adolescentes/ juvenil,mais novos etc.Evite repetir palavras,no máximo repita 2x e se não tiver sinônimos procure sempre substituir por outro termo.
    C5-160 (A intervenção poderia ter sido mais detalhada e desenvolvida. Você respondeu às perguntas básicas , isso é ótimo, mas precisa escrever medidas para as duas teses que foram apresentadas ao longo do texto. Senti falta de uma solução que também seja favorável ao terceiro parágrafo(2 argumento).
    OBS: SEI QUE ESSA OBSERVAÇÃO ESTÁ MUITO GRANDE,MAS VI UM COMENTÁRIO EM OUTRA REDAÇÃO QUE VOCÊ DISSE QUE AINDA ESTÁ NO PRIMEIRO ANO .FIQUEI FELIZ EM SABER DISSO,POIS VOCÊ ESTÁ SE PREPARANDO DESDE AGORA,ISSO IRÁ TE BENEFICIAR MUITO,VOCÊ VAI VER O RESULTO GLORIOSO QUE TERÁ DAQUI A DOIS ANOS. VOCÊ ESCREVE MUITO BEM,CONTINUE ASSIM!😊❤

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  2. IPC:Ao apresentar o tema busque trazer para o Brasil para deixar claro ao corretor que sabe como tal assunto impacta a sociedade brasileira.
    Evire repetir conectivos (por meio no primeiro e na conclusão)
    evite repetir palavras (influencia
    Comp 1: 160
    comp 2: 200
    comp: 200
    comp 4: 160
    comp 5:200
    IPC: na conclusão procure substituir a “necessidade de discutir” por “urge, portanto, medidas necessárias para mitigar os problemas que tangem TEMA”

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