O Existencialismo é a corrente filosófica que tem como base a preocupação do indivíduo com o desenrolar de sua vida a partir das consequências de suas ações. Partindo desse pensamento, percebe-se o quanto o aumento dos casos de ansiedade no Brasil pode estar relacionado a esse tipo de preocupação. Ademais, aspectos como o empobrecimento da população e o fortalecimento das desigualdades sociais também podem contribuir com essa problemática.
Em primeira instância, é verídico o fato de que o empobrecimento da população brasileira é um dos principais fatores para a intensificação dos casos de transtornos de ansiedade no Brasil. Isso porque, desde 2014, o país vem sofrendo queda no PIB, segundo o IBGE, o que acaba por afetar diretamente a vida dos brasileiros no quesito financeiro. Por consequência desse fato, tem-se a diminuição da renda salarial, o aumento no número de desemprego e, como resultado, o crescimento dos índices de indivíduos ansiosos com o futuro de suas vidas.
Em segundo lugar, uma vez afetada a economia, a realidade social da população também é impactada, podendo levar ao aguçamento das desigualdades sociais. Diante dessa circunstância, diversas pessoas, ao se verem cada vez mais distantes da possibilidade de ascensão social, acabam desenvolvendo transtornos psicológicos relacionados à angustia, insegurança, preocupação e medo. Tal situação se revela preocupante, visto que tem se acentuado ao ponto de fazer com que o Brasil seja considerado o país com maior número de casos de ansiedade do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde.
Portanto, depreende-se o quanto a problemática em questão é revelante, necessitando de medidas que visem sua solução. Cabe então, ao Ministério da Saúde, a elaboração de um projeto focado na assistência de pessoas afetadas pela ansiedade e na promoção de um alerta sobre a seriedade desse problema. Realizando tais ações por meio da implementação de centros especializados no tratamento e da realização de campanhas educativas, a fim de diminuir os casos de ansiedade no Brasil. Assim, o pensamento Existencialista não trará más consequências.
Esse texto vale mais que 800, você apresentou pontos deslizes na gramática e argumentou muito bem, meus parabéns. Em nota seria:
Competência 1: 120
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 200
Competência 5: 160
Total da nota: 840 pontos.
Ainda há tempo para melhorar muito mais no Enem, continue praticando para alcançar suas metas, boa sorte nos estudos.
MuriloRodrigues21
Parabénsss Nathalya, sua redação está ótima, com certeza, sem sombras de dúvida, sua nota seria mais de 850, está tudo organizado, tendo conectividade,continue assim, você deixou claro sua tese e sua conclusão está excelente, sua redação ta IMPECAVEL, e ainda começar falando de filosofia dando um exemplo comoo você começou, nossaaaaa perfeito demais…
Gostei bastante da sua redação.
Não encontrei nenhum erro e notei que está muito bem escrita.
Ao desenvolver seu texto você mostrou que fez uma elaboração da redação e soube desenrolar isso.
Logo na conclusão você deixou claro a sua tese e retomou ela nos desenvolvimentos.
A conclusão também ficou ótima.
PARABÉNS!!!!
Lara99
QUE REDAÇÃO MARAVILHOSAAAAAA!
Super bem estruturada, ótima argumentação, você tiraria 900+ sem dúvidas.
Utilizou super bem os dados nos seus parágrafos de desenvolvimento, só senti falta de algumas informações complementares na sua proposta de intervenção, como por exemplo, que assistência seria essa? Pra mim faltou um detalhamento quanto a isso.
As campanhas educativas não ajudariam a diminuir o número de casos, deixaria a população mais informada sobre a necessidade e possibilidade de tratamento e menos “preconceituosa” visto que a ansiedade muitas vezes é vista como frescura ou algo do tipo.
liviabernardes
Oi Nathalya, tudo bem? Tive uma opinião muito positiva sobre sua redação. A estrutura está bem clara e a tese com dois núcleos, sendo desenvolvidos no d1 e no d2 formaram uma unidade textual com bastante coerência. Os dados utilizados auxiliaram no processo de argumentação e formaram uma ordem lógica. Da mesma forma, acredito que o repertório conversou muito bem com a problemática acrescentada. Contudo, penso que poderia haver um desenvolvimento maior quando citado “esse tipo de preocupação”, talvez por meio de exemplificações e aproximação do momento em que a corrente filosófica surgiu com o momento atual, puxando pra um repertório histórico e filosófico. Deixo como dica uma organização maior na proposta de intervenção para que não corra risco de perder pontuação nessa competência. Organizar de forma clara os pilares pode auxiliar o corretor na hora e não deixá-lo confuso. Bons estudos!!
souzaamanda2006
Em minha opinião sua redaçao está ótima, sua introdução está bem dividida, você usou sua crítica de forma correta como. Eu ainda tou entrando nessa vida de estudante de enem isso é oque eu tenho a dizer se fosse pra dar uma nota eu daria 760.O modo que você fez na sua dissertação ficou impecável, ficou bem detalhada da mesma forma a introdução você trabalhou ela de uma ótima forma, seguindo as regras da redação que é introdução, desenvolvimento e conclusão tendo a conclusão voltando a introdução no casa seria a introdução reescrita com palavras diferente.
Joice_Silva_Santos
Em minha opinião sua redação está ótima, seguindo um “esqueleto de redação” ela está completa e bem dividida, sua introdução foi bem dividida em contexto – tema – tese e isso mostra ao corretor que você já tem noção de como iniciar um texto dissertativo-argumentativo, seu desenvolvimento também segue em formada, contendo tópico frasal – exemplificação – explicação – conectivo de conclusão de parágrafo, sua conclusão foi boa, mas poderia melhorar, ainda seguindo o esqueleto a conclusão deve ter na proposta interventiva: detalhamento – agente – ação – modo – efeito, não necessariamente todos em uma proposta interventiva, mas pelo dois fora o detalhamento, também é importante que você use alguns conectivos para delimitar quem é quem, exemplo: para uma ação comece com “é necessário” ou “é preciso” e assim por diante. O final da sua redação poderia ter sido melhor, mas isso não fez seu texto perder o sentido. Não sei corrigir com as competências do Enem, mas se fosse para dar uma nota, ela seria 750.